Total visualizações

20 novembro 2017

Fernando Pessoa - "O que fui [...] o que só hoje sei que fui" - 8

O que fui? Fui as lembranças que tenho hoje de ouvir a minha mãe a contar histórias que normalmente já sabia de cor; contudo, ouvia sempre como uma canção de embalar até adormecer; de imaginar inúmeras aventuras, cenários, histórias com simples pedaços de plástico e metal com quatro rodas que me entretinham por horas naquele mundo só meu; dos Verões passados na casa dos meus avós, repletos daquelas coisas que por mais banais só os avós proporcionam, aquele conforto e carinho; as idas à praia com os meus pais, em que todos os grãos de areia se tornavam no maior parque de diversões; o simples cheiro a torradas pela manhã, evidenciando que a minha mãe tinha alcançado o feito de acordar ainda mais cedo que eu, fazia-me pairar até à cozinha de braços abertos antecipando aquele abraço tão doce... O jeito de como tudo era tão simples, e o mais simples me fazia tão feliz...

E são, como estas, as fotografias soltas de um grande álbum que se vêm revelando na minha memória recordando-me da infância que, na verdade, nunca conseguirei conhecer. Contudo conheço aquilo que marcou aqueles tempos em que não só a memória mas o coração me dizem que fui feliz. 
 André César, 12º A

1 comentário:

Noémia Santos disse...

César

Ainda não agradecera o teu contributo.
Para além do reconhecimento devido pela partilha das vossas memórias, quero agradecer-te um texto cheio de ritmo, de marcas sensoriais, com pequenas janelas luminosas para esse passado. Resulta muitíssimo bem, enquanto texto.
...Quero já ir comer torradas (fruto do poder evocativo das palavras!)

NS