Total visualizações

24 novembro 2017

Fernando Pessoa e Álvaro de Campos (teste de Português 12º ano)

 Fernando Pessoa ou heterónimo(s) por si criados, o importante na análise 
e interpretação de poemas é ler, ler o que o poeta escreveu. E pensar.

Que noite serena!
Que lindo luar!
Que linda barquinha
Bailando no mar!

Suave, todo o passado — o que foi aqui de Lisboa — me surge...
O terceiro-andar das tias, o sossego de outrora,
Sossego de várias espécies,
A infância sem o futuro pensado,
O ruído aparentemente contínuo da máquina de costura delas,
E tudo bom e a horas,
De um bem e de um a-horas próprio, hoje morto.

Meu Deus, que fiz eu da vida?

Que noite serena, etc.

Quem é que cantava isso?
Isso estava lá.
Lembro-me mas esqueço.
E dói, dói, dói...

Por amor de Deus, parem com isso dentro da minha cabeça.
s.d.

Poesias de Álvaro de Campos. Fernando Pessoa. Lisboa: Ática, 1944 (imp. 1993).
 - 121.
 1. Refira os traços caracterizadores do passado, tal como é evocado pelo sujeito poético. 

2. O poema inicia-se com a citação de versos de uma cantiga, parcialmente retomada no verso 13. Explique a sua função no poema. Justifique.

3. Comente o efeito expressivo da repetição - "E dói, dói, dói...", no contexto do poema e da temática abordada. 
4. Caracterize os sentimentos do sujeito poético em relação ao presente. 

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, pode colocar a correção das páginas 33 e 36 do manual?

Anónimo disse...

Boa tarde professora, poderia colocar também uma possível correção às questões que a professora aqui colocou?
Obrigada

Anónimo disse...

Boa tarde professora;
Pode colocar, também, as correções das páginas 43 e 87, se faz favor?

Obrigada

Noémia Santos disse...

Desculpem
Mas tenho estado sem conexão impressora-PC.
Vou procurar responder, num post.

Amanhã dou minutos iniciais, para qualquer dúvida.

Noémia Santos disse...


Convém assinarem sempre; fico sem saber de que turma são...
Presumi que eram do B. Será?