Total visualizações

27 novembro 2017

F. Pessoa ortónimo (correção do questionário)

Resposta aos pedidos.
Pg. 43 - cenários de resposta

1. As dicotomias presentes no poema são passado/presente, sonho/vida real e jovem/adulto. Através destes elementos, o sujeito poético opõe o passado ao presente, uma vez que o sonho associado a esse tempo irrecuperável veio a dar lugar à estranheza diante da vida e do ser.

2.
No passado, ainda que a vida fosse «má», é  percecionada como «serena»; no presente, o sujeito classifica a vida como «alguém estranho»; é um tempo marcado por uma vivência sem serenidade, com elementos negativos: «a pena, ou a mágoa, ou o cansaço» (v.9). O sonho está ausente.

3. Os canteiros de jardim remetem para a beleza, para a harmonia e fragilidade, própria das flores; estes elementos são uma metáfora para os momentos felizes do passado. O verbo «pisar» adquire, assim, um valor negativo e violento, significando que o presente esmaga, interrompe, anula o passado.

4. A adjetivação (....) permite a caracterização da vida do sujeito poético no passado; a enumeração, com o recurso ao polissíndeto - «a pena, ou a mágoa, ou o cansaço» (v.9) reforça o estado de espírito negativo, sem uma única razão específica (daí a conjunção disjuntiva «ou»), vivido pelo «eu» no presente.

5. No verso 1 - duas orações subordinadas adverbiais temporais.
No verso 8 - oração subordinada adjetiva relativa restritiva.

6. Valor disjuntivo.

7. Conversão.

Sem comentários: