Republica-se a LISTA...para não deixar no esquecimento!
Utopia - do grego - ou (não) + tópos (lugar): a utopia corresponde a um «não lugar», um lugar (ilha,sociedade,país...) imaginário e ideal, em que tudo está superior e perfeitamente organizado.
Utopia - Sonho, plano irrealizável, imaginação.
"utopia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/utopia [consultado em 26-10-2020].
"utopia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/utopia [consultado em 26-10-2020].
(latim tardio utopia, palavra forjada por Thomas More para nomear uma ilha ideal em A Utopia, do grego ou-, não + grego tópos, ou, lugar)
1. Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma superior e perfeita.
2. Sistema ou plano que parece irrealizável. = FANTASIA, QUIMERA, SONHO
"utopia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/utopia [consultado em 26-10-2020].
"A distopia, também conhecida como antiutopia, é um conceito filosófico adotado por vários autores que [...] retratam uma sociedade construída no sentido oposto ao da utopia, que por sua vez prevê um sistema perfeito, um estado ideal, onde vigora a máxima felicidade e a total concórdia entre seus cidadãos.
As comunidades regidas pela distopia normalmente apresentam governos totalitários, ditatoriais, os quais exercem um poder tirânico e um domínio ilimitado sobre o grupo social. Nestes estados impera a corrupção e as regras instituídas em nome do bem-estar coletivo revelam-se elásticas. As conquistas tecnológicas são utilizadas também como instrumentos de monitoramento dos indivíduos, da Nação ou de grupos empresariais. Veja-se, por exemplo, o que ocorre no livro de George Orwell, ‘1984’. [...]
Publicações como esta reproduzem narrativas que valem como advertências ou ironias, explicitando os modernos pactos sociais e as limitações geralmente transpostas no mais alto grau. [...] as distopias estão profundamente enraizadas a nossa forma de viver. [...]
A tecnologia na sua versão mais opressiva está presente em Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, com um sistema social desprovido de núcleos familiares. A Bioengenharia criou seres fisicamente mais aprimorados. [...] No ponto de vista de Ray Bradbury, expresso genialmente em Fahrenheit 451, [...] futuramente os governos totalitários vão reprimir as pessoas principalmente através da destruição dos livro. [...]
A maior parte das vezes as histórias são narradas por um protagonista ciente da realidade, porém mergulhado na ignorância geral. Os autores incrementam os enredos com elementos como o abuso da repressão material e mental, a utilização [...] de robôs, e a exclusividade do saber, meios usados para oprimir diretamente a sociedade."
Créditos: https://www.infoescola.com/literatura/distopia-na-literatura/
LISTA DE LIVROS
Como combinado, fica uma lista de romances que criam mundos distópicos, passados ou futuros. Sabemos que por muito longinquamente que se passem - no tempo ou no espaço - são sempre reflexões sobre os males, as preocupações e os medos do presente.
Sem comentários:
Enviar um comentário