Total visualizações

28 janeiro 2012

Sonho. Não sei quem sou neste momento

Para os alunos que foram à aula de esclarecimento de dúvidas e preparação para o teste, aqui ficam os registos do quadro e as pistas resultantes da análise em aula.

Assim:

No poema conjugam-se algumas das temáticas, das linhas de força da poesia do FP ortónimo, de que se destacam:

- a estranheza e o desconhecimento do sujeito em relação a si, ao próprio ser em cada momento; a procura incessante do «eu»

- a tensão/o binómio saber (pensar)/sentir

- a existência (ou a conscência dela) como engano/logro; repara nas palavras que remetem para engano: erro (nome), erro (verbo), parece, lapso, ilusões, fantasmas

- a negação do ser como limitado, contido fixo - "não tenho ser nem lei"; repara nos adv. de negação, de exclusão, etc: não, ninguém, nada, nem...

Relembra a este propósito o poema analisado em aula e registado no caderno:

Sou um evadido.
Logo que nasci
Fecharam-me em mim,
Ah, mas eu fugi.

Se a gente se cansa
Do mesmo lugar,
Do mesmo ser
Por que não se cansar?

Minha alma procura-me
Mas eu ando a monte,
Oxalá que ela
Nunca me encontre.

Ser um é cadeia,
Ser eu é não ser.
Viverei fugindo
Mas vivo a valer.


- O sonho associado ao dormir (Durmo/Dorme) - enquanto espaço de evasão, de insciência (= ausênciad e ciência, de conhecimento; ignorância); relembra:

Sonhar é esquecer e esquecer não pesa.

- a solidão/afirmação de liberdade (e/ou de abandono?) - "coração de ninguém"

Bom trabalho!

1 comentário:

Noémia Santos disse...

Patrícia, Bruno,Filipe, Luís Gonçalo, Rui,Sebastião (acho que esqueci alguém...Emanuel?)

Tenho estado por aqui, como vos prometi. Não chegaram dúvidas.

Agora é hora de descansarmos.

Espero que tenham treinado.

Boa sorte!