Total visualizações

10 novembro 2020

Fernando Pessoa e «eu» - memórias de infância - A breve história de um carrinho de brincar

 A breve história de um carrinho de brincar

Lembro-me ... em pequeno, todos temos as nossas grandes paixões e sonhos. A minha? Carros. É uma paixão e uma admiração que tenho por eles desde pequeno e que ainda hoje perdura.
 

Tenho uma memória que me sabe muito bem lembrar de vez em quando, a memória de como começou a minha coleção de carros de hoje quase uma centena de miniaturas. Houve uma noite em que estávamos a jantar em família, lembro-me de alguém que tinha um carro novo e que a conversa dos carros veio ao de cima. No decorrer da conversa, ele falou-me em grandes eventos de carros: corridas, exposições, festivais, eventos desse género.

Bem... Devo ter andado quase um mês a chateá-lo para o convencer a irmos a um evento desses, na inocência de uma criança de simplesmente descobrir um mundo novo. Ele finalmente cedeu! Fomos a uma exposição de carros que costuma haver todos os anos em Lisboa. 

Lembro-me de chegar lá e ficar quase dois minutos só a olhar para o salão. Era enorme! E era como o "paraíso dos carros", um sítio onde o que eu na altura chamava de "carros rápidos" se encontravam todos juntos.

Lembro-me também de sentir aquela satisfação que nos dá quando um pequeno sonho se torna realidade. Como uma criança e um grande admirador de carros, o que me interessou mais foram as miniaturas dos carros que se podia comprar. Lembro-me de olhar para um carro da Ford muito colorido e de muito insistir mais uma vez com o meu pai para mo comprar. Ele lá cedeu, mas não conseguiu deixar de sorrir com o sorriso que eu expressei na altura, tenho uma perfeita memória desta situação.

Esta miniatura que levei para casa, para além de me trazer de volta à minha infância, marcou o início da minha coleção de miniaturas de carros, que hoje está quase numa centena... 

Sabe bem lembrar os tempos de criança.

Guilherme F, 12°B

Sem comentários: