Total visualizações

09 novembro 2014

Pensar o mundo

Aqui ficam os contributos de pessoas do 12º E e 12º C, na concretização de temas de reflexão.
São textos com muito interesse, tanto mais quanto apresentam pontos de vista que fogem um pouco ao habitual.
 
 
O papel do jovem na transformação da sociedade
 
As novas tecnologias podem dar os jovens ferramentas importantes na mudança social. O impacto das novas tecnologias na Sociedade é uma realidade que não pode ser negada. Uma das grandes vantagens da tecnologia é fornecer-nos informação não só em maior quantidade e qualidade mas com maior rapidez. E os jovens portugueses aparecem na linha da frente dos que melhor dominam as tecnologias de informação e comunicação (TIC). Assim, temos uma espécie de rede universal aonde todos estão ligados e têm acesso a vários tipos de informação, o que ajuda em casos de trabalhos de investigação partilhados por pessoas ligadas a instituições e empresas, investigadores ou estudantes que se encontram espalhados por vários pontos do mundo, os quais graças ao domínio das novas tecnologias podem partilhar informação entre si com maior rapidez. E isso também permite, por exemplo, na área da saúde achar um doador compatível com uma pessoa que necessita de um transplante com maior facilidade.
 
Outra razão importante do contributo dos jovens na mudança da Sociedade e na maior participação social derivada do domínio das redes sociais. Através das redes sociais são feitas intervenções sociais de várias maneiras.  Por exemplo, os abaixos assinados, petições, campanhas de angariação de fundos para causas humanitarias, de prevenção e de sensibilização; mais recentemente até campanhas eleitorais são feitas com recurso às redes sociais.   Em síntese, as novas tecnologias não tem de contribuir para a alienação dos jovens; pelo contrário, se forem aproveitadas adequadamente, podem ajudar a desenvolver competências sociais.
 
 
 Daniel Afonso 12ºE nº 10
 
 

6 comentários:

Noémia Santos disse...

Daniel

Introduzi pequenas correções ou acrescentos. Relê, por favor. Vê se concordas.

Obrigada
NS

Anónimo disse...

Cabe aos jovens o dever de participar ativamente na transformação da sociedade. As novas tecnologias vieram facilitar essa mesma participação. Se os jovens de hoje têm todas as ferramentas disponibilizadas para intervir pertinentemente na mudança social há que tirar proveito das mesmas.
Tomo a liberdade de pegar nos argumentos apresentados pelo colega - visto que estou de acordo- para reforçar a ideia de que quer para cruzar informações importantes com a intervenção de empresas,investigadores ou estudantes, quer para promover campanhas de angariação de fundos de caridade, o domínio e o acesso às novas tecnologias por parte dos jovens lhes dá o dever de colaborar, ajudando e desenvolvendo competências socias.
Marta Matos 12ºE,nº19

Noémia Santos disse...

Marta

Obrigada pela tua participação. São contributos muito interessantes.

Boas escritas!

Anónimo disse...

Actualmente, as novas tecnologias,gostando-se ou não, não são indiferentes a ninguém.
Visto que, em todas as áreas, quer na cidade quer no campo, a sociedade é confrontada com estes equipamentos, como por exemplo, telemóveis, televisão, Internet etc.
No meu ponto de vista, as tecnologias facilitam bastante a vida social da sociedade como por exemplo, em casos políticos, em casos medicinais e como em casos sociais.
Deste modo, as tecnologias não têm de ser vistas como um ponto de vista negativo, como refere o meu colega, se forem utilizadas adequadamente.

Helena Anselmo Nº 14

Anónimo disse...

No século em que vivemos, a tecnologia tem um papel primordial em qual área tanto no sector primário, secundário e terciário.
Esta mesma tecnologia tem um papel primordial em qualquer empresa ou emprego de outra área mas também na vida social ajudando a falar com qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.
A tecnologia não tem de ser vista com “maus olhos” se for utilizada de modo correcto e sem excessos.

António Rocha 12ºE Nº7

Unknown disse...

As novas tecnologias tem sido vistas de um modo positivo nos dias que decorre, pois são nos imensamente úteis para vários trabalhos de pesquisa, tanto nos séculos passados como hoje em dia, sem frisar no seu papel importante em relação a sociedade de informacão. Em suma assistimos a um desenvolvimento tecnológico, independente e autónomo.

Iovana Fernandes nº15 12ºE