Total visualizações

17 novembro 2014

Cidadania

Deixo mais um exemplo.

Uma ideia para a ação

Os cidadãos têm consciência de que os valores partilhados que cimentam as nossas sociedades, como a liberdade, a equidade, a tolerância, a solidariedade e a oportunidade de assumirem plenamente as suas responsabilidades de cidadãos europeus, respondem à necessidade de melhorar a sua participação na construção europeia. Devem, pois, agir em conjunto e desenvolver as suas próprias ideias num contexto europeu que transcenda uma perspectiva nacional e respeite a sua diversidade. (…)
Mas se a cidadania pressupõe fazer opções e tomar decisões conscientes, agir individualmente e tomar parte em processos colectivos, então, as pessoas, têm de adquirir competências para essa participação. Competências que lhes permitam localizar, aceder, recuperar, avaliar, interpretar e agir com base na informação, tendo em vista identificar, controlar e antecipar problemas, bem como comunicar as necessidades decorrentes desses mesmos problemas. Neste contexto, o desenvolvimento de competências de literacia em informação e de literacia digital são fundamentais.

Assim, o programa "Europa para os cidadãos, 2007-2013, foi criado para que grupos de cidadãos, outras organizações da sociedade civil, grupos de reflexão e organizações e autoridades locais possam promover a cidadania europeia activa. As acções a realizar devem: tornar os cidadãos plenamente conscientes da sua cidadania europeia, dos seus benefícios, direitos e deveres; dar maior relevância aos valores da história e cultura comuns enquanto elementos fundamentais da sua pertença a uma sociedade fundada nos princípios da liberdade, da democracia, do respeito pelos direitos do Homem, da diversidade cultural, da tolerância e da solidariedade; reforçar a luta contra o racismo, a xenofobia e a intolerância, bem como a coesão e a consolidação da democracia. Temos de nos preparar, pois, para uma cidadania ativa e responsável.
273 palavras
(Adaptado)

Texto original em http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe?p_cot_id=2990, acedido em 17 de novembro de 2014.

Sem comentários: