Para a semana de preparação-extra para EXAME:
Ø Rever tudo. Ver as dúvidas no Grupo II - Gramática
Ø Ver se há alguma informação por perceber nos PPT's de revisão (Mensagem e
Os Lusíadas, Alberto Caeiro, Ricardo Reis, etc.) publicados aqui no deve-e-haver e no asas-da-fantasia (10º e 11º)
Ø Fazer exercícios sobre as matérias de 10º e 11º - materiais de apoio que deixei na reprografia, provas de exame ou os dos blogues.
|
NO DIA DO EXAME
|
ANTES
-
Dormir 7,30-8 horas
-
Tomar pequeno-almoço capaz (que dê para aguentar 3h ...)
-
Chegar à escola pelo menos 15 a 20 minutos antes de poder entrar para
sala, para rever onde é, ambientar, etc.
-
NÃO FALAR com colegas muito nervosos/ansiosos ou que estão a ler
apontamentos!!!! É veneno!
-
Entrar na sala logo que os vigilantes deixem, para não perder tempo
útil de prova
DURANTE
-
REGISTAR a versão - 1 ou 2.
-
LER primeiro todo o teste, na diagonal, só para
saber com o que contam.
-
RELER o texto do grupo a responder.
-
FAZER um grupo de cada vez - da primeira à última
questão.
-
NÃO SALTAR perguntas. A sequência tem uma lógica.
-
RELER A RESPOSTA que deram, antes de passar à seguinte; está
fresco e deteta-se melhor as falhas.
|
Grupo III
Fazer BRAINSTORMING, com
palavras/conceitos chave, para libertar as ideias.
EX, de acordo com diferentes temas:
Defesa da Natureza - ambiente, ecossistema, agentes poluentes, combustíveis fósseis v/s energias limpas e renováveis, combate à desflorestação,
responsabilidade social, reciclagem, reutilização, uso da bicicleta, criação de espaços verdes - incentivar o amor à natureza, campanhas de sensibilização, prevenção dos fogos florestais...
Liberdade de
imprensa - direito à informação, conhecimento, espírito crítico, consciência
social, cidadania ativa, denúncia das injustiças e da corrupção..
Liberdade
v/s segurança - videovigilância, chips, redes sociais, internet, GPS,
telemóveis...; sociedade vigiada, controle dos cidadãos v/s direito à
privacidade, garantia das liberdades individuais...
Impactos da tecnologia - 1- prejudiciais à vida individual e social, como incitamento à violência; utilização danosa das redes sociais, por ex. cyber bulling, dependência e viciação, isolamento da vida social em presença; sedentarismo. 2 - benéficos à vida individual e social - informação e conhecimento facilmente acessíveis; participação em iniciativas e projetos de intervenção social e comunitária - campanhas públicas; angariação de fundos para projetos humanitários, apoio a causas cívicas, sociais, políticas - defesa da natureza, apelo ao voto, associações de defesa dos animais..., cuidados de saúde a populações isoladas...
Importância
da cultura - define os humanos; literatura, arte, música...moldam as nossas
experiências; influencia desenvolvimento; eleva acima do quotidiano; favorece
criatividade, abertura de espírito; aproxima as pessoas; torna-nos + felizes,
+ complexos + despertos...
-
DEFINIR UMA LÓGICA para o texto ANTES de
começar a escrever: as hesitações são para a folha de rascunho!!!
-
FAZER O PLANO, por tópicos, na folha de
rascunho, para evitar perder-se
-
TOLERÂNCIA ZERO - para a palha!
NOS 30 MINUTOS extra
-
CONCLUIR OU ACRESCENTAR ALGUMA INFORMAÇÃO
-
RELER RESPOSTAS
-
CONTAR PALAVRAS
...pouco
mais
|
LEMBRAR
PROVA 639
|
Critérios gerais de
classificação 2018
|
No
presente ano letivo, na classificação das provas, apenas será considerada
correta a grafia que seguir o que se encontra previsto no Acordo
Ortográfico de 1990 (atualmente em vigor).
|
A
ausência de indicação inequívoca da versão da prova implica a classificação
com zero pontos das respostas aos itens de seleção.
|
As
respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são
classificadas com zero pontos.
|
A
classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios
gerais e dos critérios específicos de classificação apresentados para cada
item.
|
A
classificação das provas nas quais se apresente, pelo menos, uma resposta
restrita ou uma resposta extensa escrita integralmente em maiúsculas é
sujeita a uma desvalorização de cinco pontos.
|
Itens de
seleção (por ex., escolha múltipla)
Nos
itens de seleção, a cotação do item só é atribuída às respostas integralmente
corretas. Todas as outras respostas são classificadas com zero pontos.
|
NÃO ESCREVER NAS MARGENS! Não deixar nada a lápis (contagem de palavras, observações...) !
|
******
- DEPOIS DO EXAME ⇨vejam aqui a correção e observações.
- DAQUI A UM MÊS E POUCO... ⇩
4 comentários:
Boa tarde professora, surgiu-me uma dúvida no exame de epoca especial 2015 na gramática. Uma das questões fala sobre os deíticos «aí» e «lá», eu pensava que eram ambos deíticos espaciais, mas nas soluções qiz que o «aí« é temporal. Revi a gramática e lá, o «aí» está na parte dos deíticos espaciais. Fiquei na duvida de como ver se é ou não temporal.
Liliana. Vou ver a prova já respondo.
2015 – ÉPOCA ESPECIAL
"e, ao mesmo tempo, permitissem intuir um pouco do mundo que aí vem"
"No que diz respeito ao olhar, impôs-se aquele que está lá …."
«Aí» (linha 31) e «lá» (linha 33) são
• um deítico temporal e um deítico espacial, respetivamente.
Vejamos alguns casos em que o aí é usado como deítico temporal:
++++
Estão 30 graus! Aí temos o verão! (equivalente a «Eis o verão» ou «Chegou o verão»)
Tinha má impressão do aluno até ele ajudar a colega; aí pensei que tinha de valorizar a sua atitude. (equivalente a «então»/ nesse momento)
Eu sou pacífica, mas quando o vi a bater no miúdo, aí não hesitei: agarrei-o com toda a força! (equivalente a «nesse momento», «então»
Segue o teu rumo e nunca temas o que aí vem! (equivalente a «o futuro»)
Liliana, ficou claro?
Tem calma. Estudaste bastante. Tens razões para estar confiante. Precisas só de muita atenção, concentração total.
Bons sonhos e até amanhã.
NS
Enviar um comentário