Satisfazendo o vosso pedido, aqui ficam exercícios suplementares sobre a lírica de Camões. Ver depois propostas de correção, nos «posts» abaixo.
Como vimos na aula de preparação de hoje, para além dos sonetos de cunho autobiográfico, em que o sujeito poético se centra na autorreflexão, no balanço à vida e nos grandes temas clássicos da mudança, da passagem do tempo e de uma visão pessoal sobre o mundo, convém rever poemas como os selecionados abaixo:
- um renascentista sobre a Mulher/o Amor
- um de influência tradicional.
Mantive 3 questões, para treino, embora no I - B só seja usual, como vimos, 2 questões de análise de texto.
- um renascentista sobre a Mulher/o Amor
- um de influência tradicional.
Mantive 3 questões, para treino, embora no I - B só seja usual, como vimos, 2 questões de análise de texto.
B1
Leia, atentamente, a seguinte composição poética.
5
10
|
Leda serenidade deleitosa1,
que representa em terra um paraíso;
entre rubis e perlas doce riso,
debaixo d' ouro e neve, cor-de-rosa;
presença moderada e graciosa,
onde ensinando estão despejo2 e siso3
que se pode por arte4 e por aviso5,
como por natureza, ser fermosa;
fala de quem a morte e a vida pende,
rara, suave; enfim, Senhora, vossa;
repouso nela alegre e comedido6;
estas as armas são com que me rende
e me cativa Amor; mas não que possa
despojar-me7 da glória de rendido.
|
Luís de Camões, Rimas.
Texto estabelecido e prefaciado por Álvaro Júlio da Costa Pimpão. 2005.
Coimbra: Edições Almedina.
Texto estabelecido e prefaciado por Álvaro Júlio da Costa Pimpão. 2005.
Coimbra: Edições Almedina.
Glossário:
1. deleitosa: agradável; 2. despejo: desenvoltura; 3. siso:
bom senso; 4. arte: habilidade; 5. aviso: discrição;
6. comedido: moderado, ponderado; 7. despojar-me: privar-me da posse.
6. comedido: moderado, ponderado; 7. despojar-me: privar-me da posse.
Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.
1. Caracterize a figura feminina
descrita pelo sujeito poético, fundamentando
a sua resposta com expressões textuais.
2. Identifique, na primeira
quadra, dois recursos expressivos e avalie
o seu contributo para a caracterização da mulher amada.
3. Tendo em conta o
último terceto, explicite o
motivo pelo qual o sujeito poético diz à “Senhora” sentir-se “nela alegre e
comedido” (v. 11).
B. 2
Leia, atentamente, a seguinte composição poética.
5
10
15
20
|
a este moto alheio:
Verdes são os campos
de côr do limão:
assi são os olhos
do meu coração.
Voltas
Campo, que te estendes
com verdura bela;
ovelhas, que nela
vosso pasto tendes;
d' ervas vos mantendes
que traz o Verão,
e eu das lembranças
do meu coração.
Gados, que paceis1,
co contentamento
vosso mantimento
não no entendeis:
isso que comeis
não são ervas, não:
são graças dos olhos
do meu coração.
|
Luís de Camões, Rimas.
Texto estabelecido e
prefaciado por Álvaro Júlio da Costa Pimpão. 2005
Coimbra: Edições Almedina.
Coimbra: Edições Almedina.
Glossário:
1. paceis: apascentar; pastar.
Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.
1. Identifique os elementos da natureza
interpelados pelo sujeito poético, fundamentado
a sua resposta com as marcas linguísticas.
2. Relacione a interpelação aos
interlocutores com o assunto da cantiga. Fundamente a resposta.
3. Avalie o efeito de sentido da
substituição da comparação que surge no mote do poema pela metáfora final.
Fonte: Ed. AREAL (adaptado.)
2 comentários:
Bom dia
Será que a professora poderia colocar aqui a correcção? Obrigada
Constança
Obrigada pelo cuidado. A correção é a prevista nos cenários de resposta, publicados no mesmo dia, logo no «post» abaixo.
Chegaste a ver? Tens dúvidas?
Quanto ao grupo III - tens treinado? Se tiveres calma e fizeres um bom plano, é meio caminho andado.
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