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06 junho 2018

Exame - 639 - Lírica de Camões

Satisfazendo o vosso pedido, aqui ficam exercícios suplementares sobre a lírica de Camões. Ver depois propostas de correção, nos «posts» abaixo.




Como vimos na aula de preparação de hoje, para além dos sonetos de cunho autobiográfico, em que o sujeito poético se centra na autorreflexão, no balanço à vida e nos grandes temas clássicos da mudança, da passagem do tempo e de uma visão pessoal sobre o mundo, convém rever poemas como os selecionados abaixo:
- um  renascentista sobre a Mulher/o Amor
- um de influência tradicional. 

Mantive 3 questões, para treino, embora no I - B só seja usual, como vimos, 2 questões de análise de texto.



B1 
Leia, atentamente, a seguinte composição poética.






5





10
Leda serenidade deleitosa1,
que representa em terra um paraíso;
entre rubis e perlas doce riso,
debaixo d' ouro e neve, cor-de-rosa;

presença moderada e graciosa,
onde ensinando estão despejo2 e siso3
que se pode por arte4 e por aviso5,
como por natureza, ser fermosa;

fala de quem a morte e a vida pende,
rara, suave; enfim, Senhora, vossa;
repouso nela alegre e comedido6;

estas as armas são com que me rende
e me cativa Amor; mas não que possa
despojar-me7 da glória de rendido.

Luís de Camões, Rimas.
Texto estabelecido e prefaciado por Álvaro Júlio da Costa Pimpão. 2005.
Coimbra: Edições Almedina.


Glossário:

1. deleitosa: agradável; 2. despejo: desenvoltura; 3. siso: bom senso; 4. arte: habilidade; 5. aviso: discrição;
6. comedido: moderado, ponderado; 7. despojar-me: privar-me da posse.


Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.
1. Caracterize a figura feminina descrita pelo sujeito poético, fundamentando a sua resposta com expressões textuais.

2. Identifique, na primeira quadra, dois recursos expressivos e avalie o seu contributo para a caracterização da mulher amada.

3. Tendo em conta o último terceto, explicite o motivo pelo qual o sujeito poético diz à “Senhora” sentir-se “nela alegre e comedido” (v. 11).

B. 2
Leia, atentamente, a seguinte composição poética.









5




10





15




20
a este moto alheio:

Verdes são os campos
de côr do limão:
assi são os olhos
do meu coração.

Voltas
Campo, que te estendes
com verdura bela;
ovelhas, que nela
vosso pasto tendes;
d' ervas vos mantendes
que traz o Verão,
e eu das lembranças
do meu coração.

Gados, que paceis1,
co contentamento
vosso mantimento
não no entendeis:
isso que comeis
não são ervas, não:
são graças dos olhos
do meu coração.

Luís de Camões, Rimas.

Texto estabelecido e prefaciado por Álvaro Júlio da Costa Pimpão. 2005
Coimbra: Edições Almedina.


Glossário:

1. paceis: apascentar; pastar.

Apresente, de forma bem estruturada, as suas respostas aos itens que se seguem.
1. Identifique os elementos da natureza interpelados pelo sujeito poético, fundamentado a sua resposta com as marcas linguísticas.

2. Relacione a interpelação aos interlocutores com o assunto da cantiga. Fundamente a resposta.

3. Avalie o efeito de sentido da substituição da comparação que surge no mote do poema pela metáfora final.

Fonte: Ed. AREAL (adaptado.)

2 comentários:

Constança Branco disse...

Bom dia
Será que a professora poderia colocar aqui a correcção? Obrigada

Noémia Santos disse...

Constança

Obrigada pelo cuidado. A correção é a prevista nos cenários de resposta, publicados no mesmo dia, logo no «post» abaixo.
Chegaste a ver? Tens dúvidas?


Quanto ao grupo III - tens treinado? Se tiveres calma e fizeres um bom plano, é meio caminho andado.