ARGUMENTAÇÃO
TEXTO ARGUMENTATIVO
•
A introdução deve ser breve
•
A introdução deve evitar frases vazias ou irrelevantes,
a “palha” (ex: Há muitas opiniões diferentes sobre os efeitos da televisão”) ou
ambíguas (“Por um lado concordo que a televisão é negativa para as crianças,
mas por outro lado discordo”)
•
Na introdução seja direto: “A televisão é um
meio poderoso de aprendizagem e entretenimento” ou “A televisão tem muito mais
vantagens do que desvantagens”
•
Concentre-se no seu melhor argumento ou nos dois
melhores argumentos (um argumento bem desenvolvido e exemplificado é melhor do
que três argumentos em esboço/mal sustentados)
•
Como regra: trate um ponto por parágrafo; mude
de parágrafo só quando concluiu o/um raciocínio fundamentado; ligue os
parágrafos entre si, através de articuladores frásicos ou de expressões de
ligação: Assim; Contrariamente; Com efeito; Apesar do que foi dito; No que
se refere a; Por todas estas razões;
•
Se tem tendência a perder-se, use marcadores
discursivos estruturadores da informação:
…por duas razões… em primeiro lugar/em segundo lugar; por um lado/por outro lado
…por duas razões… em primeiro lugar/em segundo lugar; por um lado/por outro lado
•
Garanta a coesão: temporal (tempos/ modos
verbais), interfrásica (pois, assim sendo, deste modo, logo, porém…) e
lexical (substituições lexicais – por sinónimos ou hiperónimos, por ex.,para
evitar repetições
(Para mais
info. consultar o PPT de apoio, no moodle)
Características essenciais do texto
argumentativo:
Ø O
texto é concebido de forma a convencer ou a persuadir.
Ø A
tese defendida deve ser claramente identificada pelo destinatário.
Ø O
texto deve usar um registo adequado à situação, ao destinatário e ao
tema.
Ø Os
argumentos utilizados devem ser diversificados quanto ao tipo: Universais
/ Proverbiais / Experiência pessoal/ Históricos / Exemplares / Científicos
(consulta texto de apoio, no manual)
Ø O
texto argumentativo deve começar por uma introdução, normalmente contida
num só parágrafo; segue-se o desenvolvimento, em parágrafos, com os
respetivos argumentos e contra-argumentos, seguidos de exemplos; finalmente,
uma conclusão, de parágrafo único, que retoma a afirmação inicial
provada ou contrariada.
Ø Os
vários parágrafos devem estar encadeados uns nos outros pelos articuladores
do discurso ou conectores lógicos (Ex: tempo passado-presente, causa-efeito-consequência,
hipótese-solução, etc.).
Ø Tem
de se escolher previamente, no plano, qual a lógica interna a seguir: é
essa escolha que determina os conectores a usar; quem escreve tem de ter
domínio sobre o texto e o seu encadeamento/ desenvolvimento.
Estrutura: TESE – PREMISSA – ARGUMENTOS -
CONCLUSÃO
- Indicação do tema ou objeto de argumentação.
- Formulação da tese defendida.
- Demonstração, por meios de argumentos, de que é
verdadeira.
- Conclusão (tenta-se convencer ou persuadir)
Ou
- Formulação da tese refutada.
- Consideração do ponto de vista adverso.
- Refutação por meio de contra-argumentos.
- Conclusão por ridicularização (ironia) ou por meio
da razão
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A organização do texto deve ser coesa e coerente. Na
articulação lógica entre partes do texto, entre parágrafos e frases usar:
Articuladores Argumentativos
explicitar significa isto que,
explicitando melhor, não se pretende com isto, quer isto dizer, a saber, isto
é, por outras palavras
para indicar ordem em primeiro lugar,
primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por, antes
de mais, por último, por fim
exemplificação por exemplo, como
se pode ver, assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com
para reiterar, reafirmar retomando a
questão, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender
para concordar, provar, exprimir certeza efetivamente, com efeito, seguramente
para refutar, manifestar oposição, restringir ideias no entanto, mas, todavia, contudo, porém, apesar de, pelo
contrário, ao contrário, por outro lado, com a ressalva de, em sentido
contrário, refutando
para expressar condição, hipótese se, a menos que, a não ser que, desde que, supondo que, se por
hipótese, admitindo que, exceto se, se por acaso
para estabelecer conexões de tempo então, após, depois, antes, agora, anteriormente, em seguida, seguidamente,
quando, até que, a princípio, por fim
para referenciar espaço aqui, ali, lá,
acolá, além, naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao
centro, no meio, mais adiante
para estabelecer conexões de causa porque, visto que, dado que, uma vez que, deriva de
para estabelecer conexões de consequência de tal modo que, de forma que, tanto que, e por isso, conduz a
para estabelecer conexões de fim para que, para, com o fim de, a fim de que, com o intuito de
para estabelecer relações aditivas e, ora, e também, e ainda
para estabelecer relações disjuntivas ou, ou então, seja...seja, quer...quer
para expressar semelhança, comparação do mesmo modo, tal como, pelo mesmo motivo, pela mesma razão,
igualmente, assim como
para concluir finalmente, enfim,
em conclusão, concluindo, para terminar, em suma, em síntese.
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