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02 outubro 2013

Texto argumentativo


                    ARGUMENTAÇÃO 
TEXTO ARGUMENTATIVO

      A introdução deve ser breve

      A introdução deve evitar frases vazias ou irrelevantes, a “palha” (ex: Há muitas opiniões diferentes sobre os efeitos da televisão”) ou ambíguas (“Por um lado concordo que a televisão é negativa para as crianças, mas por outro lado discordo”)

      Na introdução seja direto: “A televisão é um meio poderoso de aprendizagem e entretenimento” ou “A televisão tem muito mais vantagens do que desvantagens”

      Concentre-se no seu melhor argumento ou nos dois melhores argumentos (um argumento bem desenvolvido e exemplificado é melhor do que três argumentos em esboço/mal sustentados)

      Como regra: trate um ponto por parágrafo; mude de parágrafo só quando concluiu o/um raciocínio fundamentado; ligue os parágrafos entre si, através de articuladores frásicos ou de expressões de ligação: Assim; Contrariamente; Com efeito; Apesar do que foi dito; No que se refere a; Por todas estas razões;

      Se tem tendência a perder-se, use marcadores discursivos estruturadores da informação:
   …por duas razões… em primeiro lugar/em segundo lugar; por um lado/por outro lado

      Garanta a coesão: temporal (tempos/ modos verbais), interfrásica (pois, assim sendo, deste modo, logo, porém…) e lexical (substituições lexicais – por sinónimos ou hiperónimos, por ex.,para evitar repetições


(Para mais info. consultar o PPT de apoio, no moodle)

Características essenciais do texto argumentativo:

 

Ø  O texto é concebido de forma a convencer ou a persuadir.

Ø  A tese defendida deve ser claramente identificada pelo destinatário.

Ø  O texto deve usar um registo adequado à situação, ao destinatário e ao tema.

Ø  Os argumentos utilizados devem ser diversificados quanto ao tipo: Universais / Proverbiais / Experiência pessoal/ Históricos / Exemplares / Científicos (consulta texto de apoio, no manual)

 

Ø O texto argumentativo deve começar por uma introdução, normalmente contida num só parágrafo; segue-se o desenvolvimento, em parágrafos, com os respetivos argumentos e contra-argumentos, seguidos de exemplos; finalmente, uma conclusão, de parágrafo único, que retoma a afirmação inicial provada ou contrariada.

Ø Os vários parágrafos devem estar encadeados uns nos outros pelos articuladores do discurso ou conectores lógicos (Ex: tempo passado-presente, causa-efeito-consequência, hipótese-solução, etc.).

Ø Tem de se escolher previamente, no plano, qual a lógica interna a seguir: é essa escolha que determina os conectores a usar; quem escreve tem de ter domínio sobre o texto e o seu encadeamento/ desenvolvimento.

 

Estrutura: TESE – PREMISSA – ARGUMENTOS - CONCLUSÃO

- Indicação do tema ou objeto de argumentação.

- Formulação da tese defendida.

- Demonstração, por meios de argumentos, de que é verdadeira.

- Conclusão (tenta-se convencer ou persuadir)

Ou

- Formulação da tese refutada.

- Consideração do ponto de vista adverso.

- Refutação por meio de contra-argumentos.

- Conclusão por ridicularização (ironia) ou por meio da razão


 

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A organização do texto deve ser coesa e coerente. Na articulação lógica entre partes do texto, entre parágrafos e frases usar:

Articuladores Argumentativos

explicitar significa isto que, explicitando melhor, não se pretende com isto, quer isto dizer, a saber, isto é, por outras palavras

para indicar ordem em primeiro lugar, primeiramente, em segundo lugar, seguidamente, em seguida, começando por, antes de mais, por último, por fim

exemplificação por exemplo, como se pode ver, assim, tome-se como exemplo, é o caso de, é o que acontece com

para reiterar, reafirmar retomando a questão, a meu ver, creio que, estou certo, em nosso entender

para concordar, provar, exprimir certeza efetivamente, com efeito, seguramente

para refutar, manifestar oposição, restringir ideias no entanto, mas, todavia, contudo, porém, apesar de, pelo contrário, ao contrário, por outro lado, com a ressalva de, em sentido contrário, refutando

para expressar condição, hipótese se, a menos que, a não ser que, desde que, supondo que, se por hipótese, admitindo que, exceto se, se por acaso

para estabelecer conexões de tempo então, após, depois, antes, agora, anteriormente, em seguida, seguidamente, quando, até que, a princípio, por fim

para referenciar espaço aqui, ali, lá, acolá, além, naquele lugar, o lugar onde, ao lado de, à esquerda, à direita, ao centro, no meio, mais adiante

para estabelecer conexões de causa porque, visto que, dado que, uma vez que, deriva de

para estabelecer conexões de consequência de tal modo que, de forma que, tanto que, e por isso, conduz a

para estabelecer conexões de fim para que, para, com o fim de, a fim de que, com o intuito de

para estabelecer relações aditivas e, ora, e também, e ainda

para estabelecer relações disjuntivas ou, ou então, seja...seja, quer...quer

para expressar semelhança, comparação do mesmo modo, tal como, pelo mesmo motivo, pela mesma razão, igualmente, assim como

para concluir finalmente, enfim, em conclusão, concluindo, para terminar, em suma, em síntese.

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