Para perceberem que não podem estar sempre à espera do mesmo tipo de texto e de relações evidentes com os poemas já estudados, aqui fica um texto um pouco diferente.
Como sabem, nos exames, procura-se, em geral, poemas menos conhecidos para que os alunos mostrem a sua capacidade de leitura/análise.
FICHA FORMATIVA 2
Grupo I
Leia, atentamente, o texto a seguir transcrito.
Suavemente
grande avança
Cheia
de sol a onda do mar;
Pausadamente
se balança,
E
desce como a descansar.
Tão
lenta e longa que parece
De
uma criança de Titã
O
glauco1 seio que adormece,
Arfando
à brisa da manhã.
Parece
ser um ente apenas
Este
correr da onda do mar,
Como
uma cobra que em serenas
Dobras
se alongue a colear.
Unido
e vasto e interminável
No
são sossego azul do sol,
Arfa
com um mover -se estável
O
oceano ébrio de arrebol. 2
E
a minha sensação é nula,
Quer
de prazer, quer de pesar...
Ébria3
de alheia a mim ondula
Na
onda lúcida do mar.
Fernando Pessoa,
Cancioneiro
_
1 Glauco – verde-mar; 2 arrebol – luz do amanhecer;
3 Ébria – embriagada
Responda, de forma completa e contextualizada, às questões abaixo
apresentadas.
1. Descreva as impressões causadas pelo movimento do mar.
2. Justifique a constituição do título, servindo-se de elementos
textuais.
3. Caracterize o estado de espírito do sujeito poético.
4. Faça o levantamento de três recursos estilísticos e comente a sua
expressividade.
Créditos: “Português, 12º Ano”, em http://port12ano.blogspot.pt/2012,
consultado em 22.1.2013
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