8H45 -ESCOLA - ENCONTRO
9H00 - ESCOLA - PARTIDA
MAFRA
10H00 OU 10H30
VISITA GUIADA:
- APRESENTAÇÃO GERAL DA OBRA
- VISITA AOS ESPAÇOS DO PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA
12H00 (+-) - ALMOÇO
15H00 - TEATRO
Leitura encenada de MEMORIAL DO CONVENTO, de José Saramago.
"Era uma vez um Rei que fez a promessa de levantar um convento em Mafra. Era uma vez a gente que construiu esse convento. Era uma vez um soldado maneta e uma mulher que tinha poderes. Era uma vez um padre que queria voar e morreu doido. Era uma vez."
Este romance articula o plano da História (espaço físico, social e cultural) com o plano da ficção e o plano do fantástico.
O título Memorial do Convento sugere memórias de um passado relacionado com a construção do convento de Mafra, com tudo o que de grandioso e de trágico representou como símbolo do país.
A verdade histórica do reinado de D. João V (no século XVIII) - o reinado, a construção do convento de Mafra, a Inquisição e os autos-de-fé - serve de base para a narração ficcional e a reinvenção histórica
PALÁCIO NACIONAL DE MAFRA
Deixo uma imagem da fabulosa Biblioteca fundada por D. João V, um monarca controverso.
Deixo uma imagem da fabulosa Biblioteca fundada por D. João V, um monarca controverso.
"Um dos mais importantes monumentos do Barroco em Portugal, o Palácio Nacional de Mafra é um símbolo do reinado absolutista de D. João V. Das suas 1200 divisões, realce para a Biblioteca, uma das mais importantes do século XVIII, com um acervo de cerca de 35 mil volumes, para o Convento, que constitui um património religioso ímpar no nosso país, para a Basílica, obra-prima da arquitectura setecentista, e para os famosos Carrilhões, conjunto único no mundo pelas suas dimensões e beleza do seu mecanismo."
Fonte: Turismo de Portugal
1 comentário:
ATENÇÃO:
Autorizações em punho!
(e os € das 2 meninas que estão em falta)
O Farnel está feito?
Enviar um comentário