A literatura não têm uma finalidade prática, mas sim, uma intenção estética com um sentido que nos permite ver o Mundo com outros olhos. De uma maneira generalizada, a literatura é a transfiguração do real, onde são retratadas os sentimentos e as formas de relação do ser humano.
A literatura é crucial para a aprendizagem do ser humano; é através dela que podemos enriquecer o nosso vocabulário, obter informações e conhecimento e melhorar a nossa capacidade de raciocínio. Tal como disse George Steiner (1), somos expostos a uma experiência diferente da nossa e isso transforma-nos, faz-nos crescer. Teremos mais capacidades de escolhas na sociedade, logo seremos mais livres e activos, de uma forma construtiva. Um exemplo da importância literária, são os “ranking” das notas escolares no nosso país, as escolas que investem mais na questão da leitura são as escolas onde existe sucesso escolar, nessas mesmas escolas formam-se alunos com melhor raciocínio, melhor preparados para o Mundo que terão à frente.
A literatura é milenar, mas não era acessível a todos; com o tempo isso foi-se alterando e, hoje em dia, novas tecnologias trouxeram novos meios e fontes de leitura, informação e comunicação, o que facilitou muito a vida das pessoas. Os novos suportes de literatura levaram as pessoas a um Mundo diferente de informação, outrora impossível; por exemplo, actualmente estão disponíveis milhares de obras literárias de fácil acesso.
Bruno Aires 12ºA
Rui Mendonça 12ºA
Sebastião Pinheiro 12ºA