Total visualizações

17 outubro 2023

Prova 639.23.F1. III. A influência da tecnologia nas relações humanas -II

 Dependência tecnológica - A Vida Plena

É quase impossível não concordar com a frase dita por David Sobral, pois cada vez mais estamos viciados nos nossos ecrãs, cada vez mais dependentes de estar por trás de um telemóvel ou um computador pois é isso que nos dá tranquilidade hoje em dia, não temos que encarar diretamente a realidade, as pessoas, o mundo que nos rodeia.
Mas isto é tão mau que, ao contrário do que parece, ficamos tão "conectadamente desconectados", sem saber o que se passa à nossa volta sem ser pelas redes sociais, que muitas vezes só nos transmitem mentiras, deixamos de dialogar pessoalmente, de conhecer as pessoas pelo que elas realmente são e sobretudo, deixamos de viver o mundo como ele é.
Estamos apenas refugiados atrás de um ecrã, onde não sabemos mais ser nós mesmos, e sim pessoas com máscaras onde fazem de tudo para agradar os outros e fazer parecer que tudo é perfeito.
É claro, nem tudo o que a Internet nos proporciona é negativo, é importante realçar que as redes sociais têm um papel importante na comunicação, permite-nos falar com pessoas que estão longe de nós, conhecer novas pessoas e culturas.
A Internet em si também desempenha um papel fundamental no nosso dia a dia, pois passámos a ter acesso a um número enorme de informações, tudo o que quisermos pesquisar está na Internet.
Estes benefícios que estão à nossa disposição só são realmente positivos se não nos tornarmos dependentes, se não fizermos deles a nossa vida, a nossa rotina e principalmente o nosso refúgio da realidade. Como foi dito acima, passamos cada vez mais dos nossos dias a olhar para os ecrãs e a ignorar que existe vida para além deles, que existem pessoas, que existe um diálogo pessoalmente e que não precisamos de usar máscaras para agradar toda a gente.
Concluindo, atualmente temos um mundo tão global, tão informado e tão cheio de vida que não devemos reduzi-lo a um pequeno ecrã, não devemos fazer dos ecrãs o nosso mundo, devemos, sim, fazer do mundo os nossos ecrãs.

Beatriz Antunes n°2

Nomofobia, el miedo irracional a no poder usar el móvil - Meristation

O mundo hoje em dia gira à volta da tecnologia. Esta tem vindo a desenvolver-se cada vez mais com o passar dos anos e tem trazido muitos benefícios para as vidas dos seres humanos. Embora a minha opinião não seja totalmente de acordo com David Sobral, consigo entender o seu ponto de vista.


A tecnologia trouxe inúmeros benefícios, sendo os quais, por exemplo, a facilidade da comunicação, pois atualmente é-nos possível comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo de forma rápida e eficaz. Também são um grande auxílio na pesquisa e no amplo acesso a informações, sendo isso um benefício para, maioritariamente, os estudantes, mas também para o mercado de trabalho. A partir do trabalho vem outro ponto a favor, pois facilita a procura de trabalho e a função do mesmo de forma mais simples, rápida e prática. Há trabalhos que graças à tecnologia são possíveis exercer à distância, o que para certas pessoas é o tipo de trabalho que procuram. 
Dá-nos também muitas mais oportunidades, não só a nível profissional, como também nos permite conhecer outros lugares, conhecer novas pessoas e expandir o nosso nível de conhecimento.

Por outro lado, compreendo o que David Sobral quis transmitir e posso concordar com ele em certas partes. O isolamento social é talvez o maior problema que a tecnologia nos trouxe, visto que várias pessoas focam-se demais nesses pequenos ecrãs e por vezes nem olham verdadeiramente para o mundo que as rodeia e, por exemplo, algo que recorrentemente acontece é, quando um grupo de amigos se juntam, por vezes o grupo está junto fisicamente, mas na verdade cada um está no seu próprio mundo no telemóvel, levando então ao isolamento social.


Concluindo, embora compreenda o ponto de vista de David Sobral, não posso concordar a 100% com o que afirma, pois mesmo que o isolamento social tenha sido um grande problema que a tecnologia trouxe, a verdade é que trouxe também muitos mais benefícios do que propriamente problemas e penso que cada pessoa tenha consciência de encontrar o seu próprio equilíbrio de saber distinguir a vida real da dos ecrãs, de modo a que a tecnologia possa continuar a ser um ambiente saudável e seguro.

C.D. 12°B

******************************

As tecnologias são o futuro da humanidade e a sua presença quotidiana nas vidas da população é abundante, trazendo consigo desafios e oportunidades na nossa vida.


A meu ver, o impacto que as tecnologias têm é predominantemente negativo, cuja a veracidade é suportada pelos seguintes argumentos. Em primeiro lugar, a comunicação por meio de tecnologias carece de expressões não verbais, o que diminui significativamente a qualidade das relações, devido à crescente dificuldade na compreensão genuína dos sentimentos e intenções do outro, como, a título de exemplo, um sorriso, um olhar preocupado ou um tom empático o que, sem esta informação, é difícil entender o estado emocional e responder de maneira apropriada à outra pessoa.


Em segundo lugar, o uso de tecnologias e a sua respetiva diminuição nas intenções sociais, levam a uma degradação na qualidade das mesmas, logo a um menor desejo de as encarar, como por exemplo, em vez de desfrutar da companhia de outras pessoas e criar memórias valiosas, as pessoas estão num estado de semi-ausência, mais conectados com os seus ecrãs do que com as pessoas ao seu redor.


Em suma, a minha opinião está de acordo com aquela de David Sobral, pois estamos conectados por algo que acaba por nos desconectar, na maior parte das circunstâncias.

Tiago Pedro n°23 12°A

 Ilustração de design gráfico do conceito de dependência de gadget de  tecnologia | Vetor Premium

Na sociedade atual, o ser humano vive embrenhado no mundo digital, focando-se em si mesmo e, por vezes, esquecendo-se de que há uma vida a ser vivida fora desta realidade ficcional que o isola das pessoas e o torna cada vez mais individualista.

Na verdade, graças devido a esta Era digital em que as pessoas estão cada vez mais dependentes das tecnologias, vivem por detrás de ecrãs que ocultam a sua verdadeira essência, não revelando de forma pura e genuína os seus sentimentos e emoções, ou seja, não mostram aquilo que são na verdade, ou por vergonha, ou simplesmente porque o mundo virtual assim o permite.

Por exemplo, um encontro virtual é completamente diferente de um encontro físico, onde as pessoas se olham, tocam e partilham cara a cara as suas experiências e sentimentos.

Porém, considero que a virtualidade também pode ter o seu lado positivo, na medida em que aproxima pessoas que se encontram distantes fisicamente e que, dificilmente, poderão contactar sem ser por este mundo virtual. Como exemplo, temos as famílias que, devido a situações adversas, vivem distantes e, só as tecnologias são a salvação para que possam comunicar e partilhar o que sentem.

Concluindo, as pessoas vivem cada vez mais distantes umas das outras, isoladas da realidade e focadas em si mesmas, devido ao mundo tecnológico, apesar de haver vantagens no que toca a aproximar pessoas que vivem distantes. Contudo, considero que o mundo em que vivemos seria bem melhor se o contacto físico e a vida social fossem fora do mundo virtual.

Tiago Silva 12º A 16 outubro, 2023 

 

Imagem 1: https://images.app.goo.gl/WPVu8w9L4WfxHAAg8

Imagem 2: https://images.app.goo.gl/1HFJqxbR3WLhLYvm7

Imagem 3: https://img.freepik.com/vetores-premium/ilustracao-de-design-grafico-do-conceito-de-dependencia-de-gadget-de-tecnologia_385073-1329.jpg?w=2000

11 comentários:

Anónimo disse...

Neste livro David Sobral tem uma perspectiva negativa das tecnologias e diz que estamos cada vez mais focados nos nossos pequenos ecrãs do que na nossa vida fazendo com que fiquemos mais isolados, estando mais conectadamente desconectados, ou seja mesmo tendo a capacidade de saber o que se passa a volta do mundo acabamos por mais nos isolarmos.
Ao analisar esta perspectiva tenho que concordar com o autor pois as pessoas de hoje em dia sente-se mais confortáveis a falar para uma câmara,  escrever mensagens ou falar ao telemóvel do que ver e falar com as pessoas fisicamente. Além destas mudanças,  que observamos mais depois dos 2 anos de confinamento, estes meios ajudara-nos a manter a nossa vida durante a pandemia, estes anos deram-nos modos de fazer a nossa rotina sem sair de casa, como alguns trabalhos serem feitos através do computador em casa ou como algumas da nossa ações essenciais podem ser feitas apatir de um click ( compras, pedir comida).
Assim depois de vermos o quanto a tecnologia avançou nos ultimozs anos podemos afirmar com o autor que "Num mundo que é cada vez mais global, mas por vezes tão conectadamente desconectado." A tecnologia puxa-nos para a frente mas ao mesmo tempo para trás.
L.N 12B

Anónimo disse...

O mundo hoje em dia gira à volta da tecnologia. Esta tem vindo a desenvolver-se cada vez mais com o passar dos anos e tem trazido muitos benefícios para as vidas dos seres humanos. Embora a minha opinião não seja totalmente de acordo com David Sobral, consigo entender o seu ponto de vista.
A tecnologia trouxe inúmeros benefícios, sendo os quais, por exemplo, a facilidade da comunicação, pois atualmente é nos possível comunicar com qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo de forma rápida e eficaz. Também são um grande auxílio na pesquisa e no amplo acesso a informações, sendo isso um benefício para, maioritariamente os estudantes, mas também para o mercado de trabalho. A partir do trabalho vem outro ponto a favor, pois facilita a procura de trabalho e a função do mesmo de forma mais simples, rápida e prática. Há trabalhos que graças à tecnologia são possíveis exercer à distância, o que para certas pessoas é o tipo de trabalho que procuram.
Dá-nós também muitas mais oportunidades, não só a nível profissional, como também a nível de muitas outras coisas. Permite-nos conhecer outros lugares, conhecer novas pessoas e expandir o nosso nível de conhecimento.
Por outro lado, compreendo o que David Sobral quis transmitir e posso concordar com ele em certas partes. O isolamento social é talvez o maior problema que a tecnologia nos trouxe, visto que várias pessoas focam-se demais nesses pequenos ecrãs e por vezes nem olham verdadeiramente para o mundo que as rodeia e, por exemplo, algo que recorrentemente acontece é, quando um grupo de amigos se juntam, por vezes o grupo está junto fisicamente, mas na verdade cada um está no seu próprio mundo no telemóvel, levando então ao isolamento social.
Concluindo, embora compreenda o ponto de vista de David Sobral, não posso concordar a 100% com o que afirma, pois mesmo que o isolamento social tenha sido um grande problema que a tecnologia trouxe, a verdade é que trouxe também muitos mais benefícios do que propriamente problemas e penso que cada pessoa tenha consciência de encontrar o seu próprio equilíbrio de saber distinguir a vida real dos ecrãs, de modo a que a tecnologia possa continuar a ser um ambiente saudável e seguro.

C.D. 12°B

Anónimo disse...

Na minha opinião , a tecnologia tem causado algumas mudanças sociais significativas , e por isso , a posição assumida por David Sobral , sobre o seu impacto nas relações humanas , merece ser considerada , mas também concordo que a tecnologia tem desempenhado um papel importante nas interações humanas .
Em primeiro lugar , a tecnologia tem aproximado as pessoas de várias partes do mundo , possibilitando assim conhecer pessoas com gostos parecidos aos nossos . Por exemplo , as redes sociais permitem que as pessoas consigam partilhar interesses em comum , formem comunidades virtuais e troquem experiências uns com os outros .
Esta capacidade consegue assim ultrapassar distâncias geográficas e permitir que as pessoas se juntem mais mesmo estando longe .
Por outro lado , a tecnologia tem causado um distanciamento emocional entre as pessoas , porque o uso excessivo dos dispositivos tecnológicos leva à diminuição do contacto cara-a -cara entre as pessoas . Por exemplo , é comum observar um grupo de amigos juntos , mas no entanto , cada um está no seu ecrã , causando assim uma deterioração das relações pessoas .
Em conclusão , eu acho que a tecnologia causou avanços significativos em certos pontos , mas nunca irá substituir uma interação com alguém cara-a-cara , onde conseguimos realmente perceber através das suas expressões o que essa pessoa está a sentir naquele exato momento .
Por isso acho que as tecnologias têm menos vantagens e que devemos tentar manter um equilíbrio saudável .


Guilherme Martins 12B

Anónimo disse...

David Sobral refere que, no mundo atual, a sociedade vive da dependência das tecnologias, criando, assim, falsas conexões humanas, que acabam por levar ao isolamento, pois num mundo global, parece que cada vez há mais desconexão.
Na verdade, as tecnologias vieram para revolucionar o mundo, tanto pelo lado positivo como negativo. A meu ver, não são as tecnologias que provocam a desconexão, são, sim os humanos que a concretizam, pois tenta-se vender um sonho, não mostrando a vulnerabilidade que é necessária para uma conexão. Por exemplo, pensando num influencer, cujo objectivo é revelar-se melhor do que os outros para os provocar a seguirem-no, cria um mundo ou ideia ficticia fingindo ser o que não é na realidade, levando ao engano e à ilusão.
Noutra perspetiva, o mundo tecnológico pode oferecer conforto, utilidade e conexão, ha medida em que pode aproximar pessoas, culturas, pensamentos e até criar comunidades. Como exemplo, familiares que vivem em lugares distantes, a tecnologia une-os, apesar de não ser o mesmo que um contato físico. Há também quem trabalhe a partir de casa, oque leva a estar mais conetado com a familia e passar tempo útil com a mesma. Para além destes exemplos, considero que existem comunidades online que suportam e ajudam pessoas que não podem estar com a familia, fazendo com que se sitam menos isolados e fechados em si mesmo.
Concluindo, as tecnologias, de facto, vieram para oferecer o lado bom e menos bom, porém só depende do Homem encolher o caminho que quer seguir e o modo como deve usufruir desta realidade tecnológica.

S.C. 12°B

Anónimo disse...

A meu ver a frase de David Sobral que é retirada do livro "Qual é o nosso lugar no Universo?" faz muito sentido pois mais do que nunca o mundo está se a isolar e a focar a sua visão e o seu interesse em pequenos ecrãs que controlamos com as mãos.
A tecnologia surgiu, acredito, com o intuito de nos porporcionar novas experiências, sabedoria que seria, sem ela, muito dificil de alcançar, mas infelizmente não foi só isso que ela veio a acrescentar à nossa vida. O acesso a esta facilitou muitos sites educativos e benefícios como por exemplo, acesso a livros de receitas, páginas sobre famosos, a dicionário, etc. por sua vez também facilitou o acesso a sites sem restrição de idade o que pode causar muito prejuízo não só monetário (site de apostas) como psicológico ( sites de adultos). Neste tópico, minha opinião é que a internet surgiu para nos facilitar mas invés disso ela pode nos prejudicar ainda mais pois todos os exemplos que eu dei para o que esta nos veio facilitar são possíveis de obter sem ela.
Outro ponto em que a internet nos prejudica é enquanto pessoas. Nas crianças o uso excessivo causa atraso no desenvolvimento cognitivo o que no futuro causa uma dificuldade na comunicação. Nas pessoas mais velhas a internet causa isolamento social, inseguranças, falta de confiança em estar/ conhecer alguém pessoalmente, a perda de vocabulário, a falta de comunicação e de convívio num grupo de pessoas pois hoje em dia cada pessoa"enfia" a cara no telemóvel e não conversão umas com as outras ou seja a perda de interesse em conviver, sem falar em todos os perigos que a internet apresenta.
Concluindo, a internet e a tecnologia foram algo que modificaram a nossa vida mas o objetivo desta era nos facilitar e revolucionar a nossa vida mas por sua vez esta trouxe nos muitos mais problemas que podem até levar à morte.

Milene Cordeiro 12°B

Anónimo disse...

Impacto das tecnologias nas relações humanas

David Sobral, no livro, Qual é o Nosso Lugar no Universo menciona que "Nunca tantos de nós dirigiam o olhar maioritariamente para baixo. Um olhar focado em pequenos ecrãs (...)". Essa tecnologia, que nos desconecta do mundo, veio associada a vantagens desde a comunicação à partilha de informação, mas ,nos últimos tempos, o uso indevido da mesma tem vindo a criar problemas para a saúde e para as relações humanas.
Segundo a revista luxWoman, num artigo sobre as redes sociais e ansiedade, "Portugal  é dos países da União Europeia em que mais jovens, cerca de 86%, admitem estar viciados nas redes sociais". O uso excessivo desses meios de comunicação influência não só a nossa maneira de ver o mundo mas também a nossa forma de interagir com quem está à nossa volta, este uso excessivo pode contribuir para o isolamento social e para o aumento da ansiedade ao se ser exposto a situações socias, em pessoa. Por exemplo, alguém que passa grande parte do tempo nas redes sociais, mesmo a comunicar com outras pessoas, ao ser exposto a uma situação em que tenha de falar com alguém ,em pessoa, irá ter mais dificuldade ou desconforto para lidar com isso do que alguém que já o está habituado a fazer.
Este mau uso das redes sociais poderá ainda influênciar a nossa maneira de pensar ou agir, pois estamos sujeitos a diferentes ideias que, por vezes, podem impedir que alguém pense por si, tomando as ideias de outros como suas. Por exemplo, a publicidade feita a determinado assunto ou produto, por influencers, por vezes, não é questionada pelo público, que acreditam nessas ideias e opiniões sem formar as suas.
Concluindo, na minha opinião o uso de tecnologias pode ter vantagens para a comunicação e informação, mas atualmente, especialmente para os jovens, vem acompanhada por mais desvantagens do que vantagens, causadas pelo mau uso dado a estas tecnologias.

Marta, 12°B

Anónimo disse...

Na era contemporânea, a tecnologia tem mudado muito a forma como as pessoas se relacionam, tal como diz David Sobral neste excerto.
Concordo com o que autor nos diz ,pois, na minha opinião, existem dois aspetos que marcam essa transformação.
O primeiro aspeto, é o facto de sermos cada vez mais depentes de dispositivos eletrónicos, o que acaba por nos isolar
de outras pessoas, principalmente nós jovens com as nossas familias, que muitas vezes falam connosco, e nós estamos noutra redidade e não ouvimos nada que nos é dito. Essa realidade tem um impacto muito negativo nas relações familiares.
Em segundo lugar, muitas vezes achamos que temos dezenas, centenas, milhares de amigos online, mas secalhar desses todos apenas conhecemos dois ou três, e quando os vemos pessoalmente, passamos por eles e não lhes dizemos nada, o que pode levar a um completo desligamento do mundo exterior, pois essas pessoas vão começar e sentir-se cade vez mais solitárias.
Em conclusão, a perspetiva de David Sobrol é correta. A sociedade contemporânea sofre uma contradição: está mais conectada digitalmente que nunca, mas ao mesmo tempo cada vez mais isolada. Temos de procurar um equilíbrio urgentemente senão qualquer dia nem de casa saímos.

Duarte Miranda 12 A N 8

Anónimo disse...

Impacto das tecnologias nas relações humanas

O século XXI é marcado pela pandemia covid-19, por guerras, alterações climáticas, mas especialmente pela evolução e uso exagerado das tecnologias, tal como diz o pequeno excerto, escrito por David Sobral.
As tecnologias têm grande impacto nas nossas vidas e relações sociais, pois ainda existem muitas pessoas que não veem a tecnologia como um problema mas sim como uma solução. Como por exemplo os pais com os seus filhos, pois quando estes estão a ser irritantes ou mesmo puras crianças é-lhes dado um telemóvel ou um tablet de modo a silencia-las e para que estas fiquem sossegadas, como induzem isto nas crianças desde pequenas estas preferem ficar em casa com as tecnologias do que, por exemplo ir ao parque brincar com outras crianças, acabando assim por ficar mais isoladas e com menos capacidades sociais.
Em 2019, o uso das tecnologias já era preocupante mas mesmo assim era mais reduzido do que atualmente, é lógico que o covid-19 teve influência pois durante este, o setor da tecnologia cresceu cerca de 60% sofrendo apenas ligeiras diminuições atualmente. Em 2022 foi feito um estudo pela "State of Moblile" que inclui o tempo diário passado ao telemóvel, 4 horas e 8 minutos, o que é bastante tempo, frisando também que o tempo apresentado em cima é apenas o tempo passado no telemóvel, não incluindo outros dispositivos. Logo, feitas as contas, acabamos por perder muito tempo de vida em tecnologias o que não é benéfico e pode levar a variados problemas de saúde, pois nada em excesso é benéfico.
Em suma, sou da opinião do escritor David Sobral, pois as tecnologias hoje em dia são inseridas muito cedo nas nossas vidas, de modo a que mesmo sem nos apercebermos ficarmos viciados. É verdade que as tecnologias têm benefícios mas os seus malefícios são superiores. As tecnologias já foram a nossa salvação, mas hoje são o que nos matarão.

Rita, 12ºB

Anónimo disse...

Não há como negar que, no decorrer dos últimos anos, as novas tecnologias têm vindo a desempenhar um papel muito importante nas nossas vidas, interferindo na forma como comunicamos, como trabalhamos e, até como nos divertimos.

A tecnologia trouxe-nos vários benefícios no que toca às interações humanas, como por exemplo, a facilidade de comunicação entre as pessoas. Durante o período pandémico várias aplicações como o Teams, o WhatsApp ou o Face Time proporcionaram-me, a continuidade do meu percurso escolar, a interação com amigos e familiares, e até mesmo o acompanhamento médico.

Mas nem tudo é positivo! Com os avanços da tecnologia cada vez mais as pessoas dependem dela e a usam, por vezes, de forma inapropriada. As interações entre as pessoas tendem a ser superficiais e pouco douradoras devido à falta de comunicação presencial que facilmente é substituída por um “pequeno ecrã”. Recentemente, eu os meus pais fomos jantar a um restaurante e na mesa ao lado encontrava-se uma família com crianças. Observei que cada um estava a “operar” com um dispositivo tecnológico, sem haver qualquer tipo de diálogo ou convívio... Estas situações deixam-me profundamente assustada e preocupada, pois os pais são a referência daquelas crianças, e estas vão acreditar que aquela realidade é normal, transmitindo-a às próximas gerações. Se isto não se reverter será um desastre para a humanidade!

Considero que, apesar de todos os aspetos positivos e negativos e concordando plenamente com David Sobral, devemos ser críticos e encontrar um equilíbrio saudável para que possamos usufruir de todos os benefícios que as tecnologias nos fornecem, sem vícios ou dependências e, ao mesmo tempo, construirmos um mundo mais enriquecido e avançado, mas, sem nunca esquecer que precisamos sempre de um “abraço”.

Mariana, 12ºB

Noémia Santos disse...


Obrigada pela partilha dos vossos textos. Assim ficamos com uma visão mais enriquecida sobre o tema.

Vou republicando alguns, na página principal.

Aqui ou em aula, vou apreciando e fazendo as correções estritamente necessárias.

Noémia Santos disse...

[16/10 13:17] Pedro Gomes (Aluno)

Deixo aqui o texto de opinião escrito na última aula:



David Sobral destaca a influência negativa que as tecnologias têm na maneira como interagimos e, neste texto, terei de concordar com ele. A crescente influência da tecnologia nas nossas vidas trouxe inúmeras melhorias e inovações, no entanto agora deparamos-nos com outro tipo de desafio, a maneira como comunicamos. Agora somos mais conectados do que nunca, mas paradoxalmente, muitos de nós sentem que a qualidade da comunicação está a diminuir.

Qualquer um se apercebe que a maneira como falamos cara-a-cara não é a mesma que a partir de um ecrã. Seja por texto, chamada ou até mesmo vendo a cara da outra pessoa por vídeo-chamada, temos tendência a ser muito diretos e eficientes no que dizemos porque, de certo modo, é bem mais conveniente. Quando não sentimos a presença de outra pessoa temos tendência a, mesmo que não seja muito, desumaniza-la (ou seja, não tratar como se fosse um ser humano), especialmente quando se está a discutir algo.

Outro aspecto importante para destacar é como isso nos afeta fora dos ecrãs. Apesar de podemos comunicar com qualquer parte do mundo, isso só exalta o isolamento físico que assola a nossa sociedade. Pergunte a um jovem se ele prefere falar com um colega por chamada ou por texto, e a maioria certamente responderá que texto, apesar de ser a maneira menos eficiente, e porque está decisão? Pois está-se a formar uma advertência à interação humana, estando "conectadamente desconectados".

Concluímos assim que, a importância da interação com outras pessoas, especialmente física, é algo que não se deve deixar menosprezar, pois apenas encontrando esse balanço continuamos a ser humanos e, juntamente, tratamos os outros dessa maneira também.

Pedro Gomes n°19 12°A