Total visualizações

27 outubro 2020

O poeta é um fingidor

 Pensar, escrever

24 comentários:

Anónimo disse...

"O poeta é um fingidor" pode significar que o poeta finge sentir o que não sente para fazer a sua poesia. Mariana Ferreira

Unknown disse...

"O poeta é um fingidor"

Fernando Pessoa, ao longo da sua vida, escreveu muitos poemas. Porém, muitos deles estão assinados com heterónimos, ou seja, Pessoa omitiu a sua identidade verdadeira e inventou novos poetas inexistentes, no qual, ele mesmo lhes deu características, tanto físicas, como psicológicas. Daí o poeta ser "fingidor".

Teresa Lourenço 12°A

Anónimo disse...

Esta frase remete para o que o poeta consegue ser a parir do que sente e dos ideais que defende,embora às vezes escrevendo coisas para agradar aos leitures e nem sempre ao próprio poeta.

Rodrigo Paiva, 12°A

Unknown disse...

Fernando Pessoa pode ser considerado um fingidor devido aos muitos heterónimos que ele cria, os poetas podem ser considerados também fingidores devido a maneira como relatam por escrito os seus sentimentos de forma exagerado em forma de poesia.

Anónimo disse...

Os poemas do poeta têm um segundo sentido. Carolina Oliveira

Eva disse...

“O poeta é um fingidor”

Este verso não deve necessariamente significar que o poeta é um fingidor mas sim que este tem a capacidade de alterar as suas emoções de maneira a tornar-se único

Eva Sales, 12ºA

Unknown disse...

"Fernando pessoa pode ser(...) " Alexandre Santos

Unknown disse...

"O poeta é um fingidor"
O poeta quer nos dar a possibilidade de imaginar algo que não existe e faz o leitor acreditar em tudo aquilo que lê.
Rita Gonçalves/ 12°A

Anónimo disse...

O significado do verso “ O poeta é um fingidor”, de Fernando Pessoa, é o de alguém (o poeta) na sua escrita transmitir o que quer que seja transmitido, mesmo não sendo isso o que ele verdadeiramente sente.

Catarina Vieira

Eva disse...

“O poeta é um fingidor”

Este verso não deve necessariamente significar que o poeta é um mentiroso mas sim que este tem a capacidade de alterar as suas emoções e sentimentos de maneira a tornar-se único

Eva Sales, 12ºA

Anónimo disse...

"O poeta é um fingidor" pode ser interpretado como a forma com que Fernando Pessoa criou todos os seus heterónimos para se meter na perspectiva de outras pessoas com diferentes profissões ou formas de viver.
Francisco Gabriel

Otávio Domingues -- 12°A disse...

A partir do "O poeta é um fingidor", pode-se entender que Fernando Pessoa escreve sobre as coisas que estão para além do mundo real. Sendo caracterizado pela história real, mas com uma linguagem mítica sobre ela, realçando a sua "mensagem" universal.

Anónimo disse...

"O poeta é um fingidor"

Um escritor de poesia tem a necessidade de se colocar num lugar que não é o seu, que lhe é estranho, que pertence ao sem dono, para fazer transparecer uma mensagem.

B. Roque 12ºA

Anónimo disse...

Com o verso "O poeta é um fingidor", Fernando Pessoa poderá querer referir a capacidade que os poetas têm de escrever uma coisa, querendo dizer outra (ou pensando noutra), ou seja as palavras utilizadas pelo poeta, têm outro significado mais subjetivo e obscuro. Os poetas têm essa capacidade de escrever um poema que aparenta se inofensivo, mas que depois tem um carácter crítico/ mordaz, motivo pelo qual Fernando Pessoa caracteriza o poeta como "fingidor".
Catarina Martins

Anónimo disse...

Quando Fernando Pessoa diz que "o poeta é um fingidor", a meu ver pretende mostrar que um poeta, ao escrever um poema, pode encarar várias personagens, sentimentos e pensamentos que não correspondem aos do poeta.
Por exemplo, Fernando Pessoa com os seus heterónimos (Bernardo Soares, Ricardo Reis, etc.) interpreta certas questões da vida, de maneiras diferentes com cada heterónimo.

João Rego, 12°A

Anónimo disse...

A frase "O poeta é um fingidor", o poeta pode ser visto como um "fingidor" por ter criado várias personagens imaginárias e ocultando a sua identidade em seus livros.

B. Silva

Alexandre Umbelino, 12º A disse...

O poeta para transmitir a sua mensagem ao público precisa de fingir que sabe exatamente o que fazer para liderar a sociedade ou o mundo a um futuro melhor, tem que se fingir profeta pois só assim as suas preces são verdadeiramente ouvidas. O poeta tem que exagerar-se, a si e à sua retórica de modo a que algo destes permaneça. O poeta tem de se mostrar e acreditar ascendido pois só alguém deste estatuto pode cumprir a sua missão superior.

Diogo Sequeira disse...

O verso “O poeta é um fingidor” de Fernando Pessoa não significa que o poeta seja mentiroso. Talvez este se consiga transformar nos seus próprios sentimentos/emoções que estão dentre dele, que sente, conseguindo se expressar de uma forma única. A palavra “fingidor” pode ser interpretada como um fingimento, qua acaba por conseguir criar o seu próprio conteúdo, o próprio poema. Talvez explique os vários heterónimos de Fernando Pessoa, abordando vários sentimentos, transformando-se em cada um deles.
Diogo Sequeira, 12°A

Anónimo disse...

O poeta finge sentir emoções que não sente realmente. Henrique Baptista

Anónimo disse...

“O poeta é um fingidor” creio que se remete para a quantidade de heterónimos que Pessoa inventou, personalidades diferentes da sua própria, e que em nome delas escreveu ínfimos textos. Assim como a capacidade de documentar sentimentos de forma lírica e simbólica.
M. Oliveira

João Matias (12°A) disse...

Com o pouco contacto que rice com a obra deste poeta, julgo que o que Pessoa quer dizer com fingidor é exatamente o que a palavra implica, um fingidor é alguém que finge. A próxima pergunta a se fazer será: Mas finge o quê? Bem, finge o real em que se encontra e molda-o de um original ao seu desejo.
"O poeta é um fingidor" na medida em que tece e mergulha nas realidades que cria, neste caso especifico de Pessoa, isto é transmitido pelos seus ortónimos.

Anónimo disse...

"O poeta é um fingidor" descreve alguém que olha para o mundo à sua volta e é capaz de interpretar e visualizar o que o rodeia. Conseguindo escrever em poesia aquilo por que não passou mas que outros passaram (assume uma personagem). Concluindo, o poeta coloca-se no lugar do outro sem sair de si.

Ema Conceição nº10 12º A

Noémia Santos disse...

Caríssimos alunos
Muito obrigada pelos contributos, nesta antecipação de sentidos.

Na 5a feira voltaremos a eles, para perceber que alguns se aproximam muito das reflexões que iremos promover.



Em ACC, aproveitaremos para corrigir algunas falhas, sobretudo no uso de preposições

Noémia Santos disse...

algumas