VISITA DE ESTUDO
Hora e
Local de Partida – às 8h e 30 min. (concentração às 8h15), junto à
entrada principal da Escola HN| Hora e
Local de Chegada – às 24h00, junto à entrada principal da Escola HN
Integração Curricular da
Atividade
|
Disciplina(s)
envolvida(s)
|
Objetivos
Gerais
|
Objetivos/Conteúdos específicos
|
Atividades
|
Português
Matemática
Biologia
Química
Psicologia B
Educação
Física
|
q Valorização da Língua Portuguesa, encarando-a como
competência transversal
q Contactar com autores e criadores do património
cultural universal
q Ampliar e/ou aplicar conhecimentos adquiridos em
aula nas diferentes disciplinas
q Desenvolver o espírito científico, o apreço pelo
conhecimento e pela cultura, incentivando a curiosidade, a criatividade e o
rigor
q Estimular a curiosidade intelectual, o espírito
crítico e de questionamento face à informação e às situações
q Aprofundar uma visão articulada dos vários saberes
q Valorizar a interação crítica e criativa com o mundo
atual, suportadas flexibilidade e abertura à mudança
q Desenvolver práticas de relacionamento interpessoal
favoráveis ao exercício da autonomia, da cidadania e do sentido de responsabilidade
|
Todas
as disciplinas
-
Observação e atenção
focada
-
Escuta ativa
-
Comunicação direta
-
Tomada de notas
-
Articulação lógica
entre as informações, explicações e análises fornecidas pelos vários saberes.
-
Organização da
informação e reinvestimento dos conhecimentos adquiridos.
Português
-
O 1º Modernismo –
Fernando Pessoa e heterónimos.
-
José Saramago, O Ano da Morte de Ricardo Reis.
-
Associar as obras e as
biografias dos autores estudados aos espaços sociais e culturais de
referência em que foram criados.
-
Detetar continuidades e
ruturas entre o passado e a sociedade atual, nas suas formas de organização,
nos seus valores e objetivos.
-
Questionar a noção de
«modernidade», debatendo o ambiente urbano – Lisboa - e a sua sustentabilidade.
-
Adquirir/consolidar
vocabulário geral e específico.
|
Visita guiada a: PILAR / - Centro Interpretativo da Ponte 25 de abril –
história, materiais, estruturas, função;
experiência de realidade virtual:
-enquadramento científico-pedagógico a cargo dos vários professores
- Interação verbal
- Tomada de notas
Centro Histórico – visita guiada interdisciplinar – Roteiro O Ano da Morte de Ricardo Reis -
passeio pedestre: Cais do Sodré, R. do Alecrim, Monumentos a Eça de Queirós,
Camões e F. Pessoa, Baixa-Chiado
Visita Guiada aos
Museus
da
Farmácia
ou
do
Chiado;
Museu
da Resistência e Liberdade
Sala Garrett
|
Biologia
-
Explorar a visita ao
Museu da Farmácia do ponto de vista da Biologia
-
Saúde v/s doença
-
Cuidar da vida - da
Mitologia à Ciência
-
As doenças nos romances
O Ano da Morte de Ricardo Reis, Amor de Perdição e Os Maias (Interdisciplinaridade com
Português).
|
|||
Matemática
-
Observação experiencial da aplicação do conhecimento Matemático a vários
domínios: cálculo numérico, matemática aplicada à engenharia, programação/
realidade virtual, bioinformática, estatística.
|
|||
Química
-
Observação
experiencial da aplicação da Química e da Física como suportes da tecnologia,
da engenharia, das estruturas e produtos do quotidiano.
|
|||
-
A genética, o cérebro e
a cultura
- Convicção, tolerância e diálogo - a construção da
cidadania
- Valores e cultura - a diversidade e o diálogo de
culturas numa Lisboa multicultural
- A experiência e o juízo estético
- A criação artística e a obra de arte.
|
|||
Educação
Física
- Condição
física no quotidiano: autonomia; saúde, qualidade de vida e bem-estar.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário