Total visualizações

01 junho 2018

Curriculum Vitae


 E pronto, chegámos quase à linha da meta...
Como ponto de passagem entre esta fase e a vossa nova vida de gente grande, o programa prevê que conheçam as regras básicas de elaboração de um Curriculum Vitae. Atualmente têm disponível informação atualizada e de boa qualidade, de que é exemplo essencial a do Europass:


  
Ainda assim, ficam algumas informações que veremos em aula.
Regras básicas para a redação do Curriculum Vitae (CV)
Sugestões para um bom CV
Curriculum Vitae
O Curriculum Vitae (CV) é uma forma de apresentação e um dos instrumentos mais eficazes na procura de emprego em quase todos os domínios de atividade.
O CV reflete a imagem do candidato, permitindo suscitar o interesse do empregador em querer conhecê-lo, concedendo-lhe a oportunidade de uma entrevista. Um bom currículo ajudará a dar uma boa impressão a seu respeito.  Deve ser bem redigido e ter uma apresentação cuidada.
Regras básicas para a redação do seu CV:
- Apresente as suas habilitações e competências adquiridas de forma direta e objetiva, valorizando os seus pontos fortes;
- O CV é uma comunicação profissional e deve ser redigido de maneira formal, clara e lógica. Evite usar o tom coloquial, próprio da expressão oral;
- Use palavras simples e frases curtas. Transmita uma ideia por parágrafo, evitando que o mesmo ultrapasse as 5 linhas;
- Evite erros ortográficos, tendo sempre em atenção o uso correto dos sinais de acentuação das palavras;
- Use corretamente a pontuação gráfica de forma a tornar a leitura mais fácil e fluida;
 
- Evite erros de construção frásica e/ou gramaticais;
- Se utiliza siglas, deve escrever logo de seguida o seu significado. Ex. GESP – Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais;
- Se indica números deve usar algarismos, em vez de escrever por extenso. Esta opção torna a leitura mais fácil.
- Tenha sobriedade na escolha do e-mail. A denominação pode, por si só, sugerir uma conotação ou opinião acerca do candidato.
- Deve cingir-se a factos, evitando juízos de valor, comentários e subjetividade;
- Elimine informações/palavras irrelevantes e evite o abuso de adjetivos;
- Evite referências a gostos pessoais como filiações clubísticas e/ou partidárias;
- Redija o CV na forma impessoal, utilizando sobretudo verbos operatórios, uma vez que estes indicam ação ou movimento. Ex: Dirigir, desenvolver, produzir, realizar, avaliar, coordenar, etc.
- Evite os carateres sublinhados, MAIÚSCULAS ou a negrito, pois dificultam a leitura do documento. Deve redigir o CV usando corretamente letras Maiúsculas e minúsculas. Desta forma o aspeto gráfico é mais atraente e harmonioso;
- Verifique se a informação introduzida está repetida e/ou colocada no item correto disponibilizado para o efeito. Estes erros são considerados graves, uma vez que transmitem uma imagem de desorganização;
- Se efetuou “copy paste” de informação para um campo de texto disponibilizado, verifique se o sistema não cortou palavras ou informação;
- Releia atentamente o seu CV depois de preenchido e proceda a eventuais correções;
- Dê o seu CV a ler, a uma terceira pessoa, para se certificar de que o seu conteúdo é claro e de fácil compreensão.

Fonte: Universidade de Aveiro, https://www.ua.pt/gesp/PageText.aspx?id=3822


  Outras informações/sugestões
Regras de ouro
O seu CV é um cartão de visita que pode fazer a diferença entre um convite para uma entrevista ou a cartinha a dizer que não foi selecionado.


Portanto, está na hora de transformar o seu CV numa arma eficaz:

Informações relevantes
  • Refira todas as informações que salientem as suas mais-valias e aumentem as possibilidades de obter uma entrevista.
  • O facto de organizar todos os anos um festival de sardinhas não interessa quando se candidata para a função de Web Designer. Se, pelo contrário, quer trabalhar numa agência de organização de eventos, a informação torna-se importante.
Molde o seu CV ao emprego para o qual se candidata
  • Tamanho reduzido
  • Tente reduzir o seu CV a duas folhas.
  • Bem organizado
  • Divida o seu CV em secções claras (por ex. dados pessoais, formação, experiência profissional, observações etc.) Coloque bastantes espaços em branco para o tornar mais legível.
  • Exemplos concretos
  • Espírito de equipa, capacidade de perseverança e facilidade de contato são características bonitas, mas sem exemplos concretos ficam vazias de significado. Indique concretamente como, no passado, demonstrou o seu espírito de equipa ou onde já aplicou a sua capacidade de perseverança.
  • Tipo de CV
  • Um CV cronológico fornece uma listagem da sua formação e experiência de acordo com uma sequência lógica no tempo. Um CV funcional junta qualidades e características por área relevante.
  • Sinceridade
  • Uma pequena mentira a seu favor parece inocente mas pode ter consequências negativas. Ao mentir no seu CV arrisca-se a ser apanhado mais cedo ou mais tarde.
  • Voz ativa
  • Use verbos dinâmicos e ativos como organizar, presidir, ensinar, etc.
  • Aparência gráfica
  • Cada CV que envia deve ser uma impressão original.

O curriculum vitae é o primeiro passo no processo de conquistar o trabalho para o qual se candidata. Pelo menos é ele que nos abre a porta a uma possível entrevista.
Dos funcionais aos cronológicos, um CV pode ser apresentado das mais variadas formas, no entanto, existem palavras que são terminantemente proibidas de usar.
Quando respondemos a um anúncio, o CV é o primeiro e único documento que chega à pessoa que nos irá entrevistar. Assim, a necessidade de causar boa impressão e de nos realçarmos começa logo aí. Ele é a primeira apresentação aos recursos humanos da empresa que o vai recrutar e o primeiro objetivo não passa ainda por conseguir o lugar em questão, mas sim uma entrevista.
Assim, para que ao ler o seu CV, a pessoa ou departamento que vai efetuar as entrevistas fique logo interessado em contacta-lo, o seu CV deve estar cheio de palavras-chave. As palavras-chaves são fundamentais porque tornam um curriculum mais funcional para além de focarem a atenção para a informação que surge a seguir.
No sentido inverso, existem aquelas palavras ou expressões que não se devem utilizar. Podem castrar logo à partida as hipóteses de resposta à sua carta.
Tente evitar:
Ø Erros ortográficos. Se tem dúvidas mais vale consultar um dicionário;
Ø Erros de construção frásica. São falhas que se devem evitar a todo o custo. Uma carta de apresentação mal escrita é quase a mesma coisa que morte súbita;
Ø Verbos conjugados no passado. O objetivo é ser ativo e mostrar iniciativa. Verbos como fui…, realizei…, elaborei…, não funcionam. Quando estiver a especificar a função que desempenhou use verbos no presente.
Ø Se quer mesmo conseguir aquele emprego de sonho, dedique algum tempo na elaboração do seu CV, para que as falhas não existam. Vai ver que valerá a pena.


Sem comentários: