Total visualizações

26 outubro 2019

Frei Luís de Sousa - sequência

I

- Leitura extensiva (Trabalho para férias):

FREI LUÌS DE SOUSA

- A estrutura externa

- As personagens

- A intriga


II

- Leitura metódica (12 Aulas):

Texto Dramático FREI LUÌS DE SOUSA

- Leitura / Análise da peça

- Exploração das reações de leitura

- Consolidação de conhecimentos linguísticos, de interpretação literária e de atribuição de sentidos 


Conteúdos


Romantismo

- Contexto europeu/nacional

- Marcas românticas

- Géneros literários

- Características da tragédia clássica

- Marcas da tragédia em FLS

- O drama romântico: elementos inovadores

- Construção da intriga e das personagens


Composição, linguagem/estilo de Garrett

. O "titulo modesto de drama"

. A opção pela prosa

. A "simplicidade de meios"

. Emotividade e contenção


Treino da expressão escrita e oral

. Leitura para informação e estudo

. Pesquisa em diferentes meios e suportes (livros, revistas, recursos digitais páginas/blogs)

. Interpretação de Leitura Literária

. Notas e Apontamentos

. Expressão de juízos de valor fundamentados em argumentos e exemplos.




Avaliação

Os elementos de avaliação a ter em conta nesta unidade, e de acordo com os pesos relativos indicados no início do ano, para todos e cada um dos alunos serão os seguintes:


Ø  Um Diário de Leitura (Escrita criativa/Primeira Interpretação Leitura do texto);

Ø  Todos os trabalhos de grupo indicados (Leitura de documentos; escuta activa; oralidade; tomada de notas); 

Ø  Registos individuais de informação resultantes da participação nos trabalhos de pesquisa de informação em diversos suportes (Escrita para informação e estudo: apontamentos, notas, sínteses);

Ø  Uma Leitura em voz alta de excerto da peça ou de um dos textos de enquadramento/ apoio;

Ø  Participação oral, em grande grupo, na análise e reflexão sobre a peça (mínimo de uma intervenção)

Ø  Realização partilhada da Ficha de Trabalho sobre a peça

Ø  Participação individual com dúvida/ pedido de clarificação, observação, esclarecimento, etc., na aula de revisões (mínimo de uma e máximo de três questões)

Ø  Realização de um exercício escrito presencial 

Ø  Realização de um balanço individual e auto-correcção de falhas e erros detectados

Ø  Assiduidade e comportamento no conjunto da aula e nos trabalhos de grupo

Ø  Atitudes de interesse, participação nas tarefas e empenho em aferir e melhorar os seus desempenhos, nomeadamente usando os recursos postos à disposição pela professora e pela escola.

Sem comentários: