- Leitura extensiva (Trabalho para férias):
FREI LUÌS DE SOUSA
- A estrutura externa
- As personagens
- A intriga
II
- Leitura metódica (12 Aulas):
Texto Dramático FREI LUÌS DE SOUSA
- Leitura / Análise da peça
- Exploração das reações de leitura
- Consolidação de conhecimentos linguísticos, de
interpretação literária e de atribuição de sentidos
Conteúdos
Romantismo
- Contexto europeu/nacional
- Marcas românticas
- Géneros literários
- Características da tragédia clássica
- Marcas da tragédia em FLS
- O drama romântico: elementos inovadores
- Construção da intriga e das personagens
Composição, linguagem/estilo de Garrett
. O "titulo modesto de drama"
. A opção pela prosa
. A "simplicidade de meios"
. Emotividade e contenção
Treino da expressão escrita e oral
. Leitura para informação e estudo
. Pesquisa em diferentes meios e suportes (livros,
revistas, recursos digitais páginas/blogs)
. Interpretação de Leitura Literária
. Notas e Apontamentos
. Expressão de juízos de valor fundamentados em
argumentos e exemplos.
Avaliação
Os elementos de
avaliação a ter em conta nesta unidade, e de acordo com os pesos relativos
indicados no início do ano, para todos e cada um dos alunos serão os seguintes:
Ø
Um
Diário de Leitura (Escrita criativa/Primeira Interpretação Leitura do texto);
Ø
Todos
os trabalhos de grupo indicados (Leitura de documentos; escuta activa;
oralidade; tomada de notas);
Ø
Registos
individuais de informação resultantes da participação nos trabalhos de pesquisa
de informação em diversos suportes (Escrita para informação e estudo:
apontamentos, notas, sínteses);
Ø
Uma
Leitura em voz alta de excerto da peça ou de um dos textos de enquadramento/
apoio;
Ø
Participação
oral, em grande grupo, na análise e reflexão sobre a peça (mínimo de uma
intervenção)
Ø
Realização
partilhada da Ficha de Trabalho sobre a peça
Ø
Participação
individual com dúvida/ pedido de clarificação, observação, esclarecimento,
etc., na aula de revisões (mínimo de uma e máximo de três questões)
Ø
Realização
de um exercício escrito presencial
Ø
Realização
de um balanço individual e auto-correcção de falhas e erros detectados
Ø
Assiduidade
e comportamento no conjunto da aula e nos trabalhos de grupo
Ø
Atitudes
de interesse, participação nas tarefas e empenho em aferir e melhorar os seus
desempenhos, nomeadamente usando os recursos postos à disposição pela
professora e pela escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário