Total visualizações

05 junho 2009

Apreciação crítica


Crítica sobre a peça Memorial do Convento

(com base nos itens do guião)


Nome da companhia de teatro e do encenador – Casa dos Afectos, João Nunes Esteves.

Estrutura da peça
- Em quadros, de acordo com as passagens escolhidas.

Elementos cénicos mais relevantes
- Puzzle, retroprojector a inserir imagem da passarola de padre Bartolomeu Lourenço, e a imagem do Convento de Mafra, o andaime e um lençol branco a designar uma cama.

Outros elementos e adereços – garrafas, cadeira, quadro, pano da cama, pano vermelho e as imagens de fundo.

Personagens mais destacadas e cenas/episódios seleccionados
– Baltazar, Blimunda, Padre Bartolomeu e o Rei D. João. Baltazar, Blimunda e o Padre Bartolomeu, na cena em que a passarola vai voar com eles lá dentro. E a cena do rei a montar o puzzle do convento de Mafra.

Cena mais marcante; razão da escolha
– Cena em que Blimunda vê o interior das pessoas e a explicação dela a Baltazar, quando lhe prova e lhe dá a certeza que nunca o olhará por dentro, porque ela o ama e era incapaz de o fazer.

Fidelidade e/ou afastamento entre a peça e o romance
– A opinião é que se afastaram um pouco do Romance ao adaptarem para a peça porque falaram pouco da construção do convento. Mas compreendemos a dificuldade deles em adaptar o Memorial a peça de teatro, pela extensão do romance e porque tem muitas cens difíceis de reconstituir em teatro.

Opinião sobre a peça
– A peça é feita a partir de um romance que, baseado em factos históricos, traduz a forma de viver e os costumes de uma época. Achamos que estava bem representada. Só o cenário é que podia estar mais "decorado", mas deu para perceber muito melhor a História e é uma mais valia para os alunos que ainda não leram o livro.

Interesses/Relevância para o estudo do romance
– Achamos que ao vermos a peça de teatro, mesmo reduzida e com muitos cenas do livro que não foram lá postas ou não têm o mesmo destaque, vai-nos incentivar a ler o livro e percebê-lo melhor. Também podemos afirmar que José Saramago foi um grande escritor, como vemos nesta adaptação teatral.

Trabalho realizado por:
Turma - 12º H
Micael Alfaiate nº8
Marco Esteves nº7
José Abreu nº6
David Silva nº3

03 Junho, 2009 09:07

1 comentário:

NS disse...

Sobre esta representação a que assistimos, no Teatro-cine, sugiro a leitura do texto do Dário, do 12º A, publicado no início de Maio.

O Dáriofez, após a realização da ficha, como se tinha pedido, um texto de apreciação global, de acordo com os exemplos de textos críticos que tínhamos lido.