Total visualizações

01 junho 2009

18 de Maio no Museu (reportagem)


No dia 18 de Maio realizou-se nas instalações do Convento da Graça a “Maratona da Leitura”, onde estiveram presentes 466 alunos e 40 professores, de várias escolas e instituições de Torres Vedras. Esta maratona foi realizada por professores e alunos da escola Henriques Nogueira com o apoio da equipa técnica do Museu, e teve como objectivo dar a conhecer aos visitantes: a história da evolução da escrita desde 4000 a.C. até ao século XXI; a poesia, o teatro, a poesia gestual e também uma pequena amostra dos batimentos do ritmo ao jeito dos“Stumps".



Nos claustros os visitantes conheciam a história da escrita. A escrita começa por volta de 4000 a.C. em que os SUMÉRIOS desenvolveram a escrita em forma de cunha e escreviam em placas de barro; quase na mesma época os EGÍPCIOS ANTIGOS também desenvolveram a escrita formada por desenhos e símbolos, que faziam nas paredes das suas pirâmides, durante séculos de difícil compreensão para os estudiosos. Na ANTIGA ROMA usava-se o ALFABETO ROMANO que derivou do alfabeto sumério e era constituído só por letras maiúsculas; para escrever utilizavam hastes de bambu ou penas de aves. No século XIII um monge inglês criou outro estilo de alfabeto um pouco complexo, mas alguns eruditos Italianos incomodados com este estilo complexo criaram outro estilo, o que nos dias de hoje nós denominamos o itálico. Ao longo do tempo a escrita foi sofrendo modificações em todos os povos conforme as suas necessidades e veio até aos dias de hoje.

Nesta MARATONA DA LEITURA havia vários ateliês onde nós podíamos escrever todos estes tipos de escrita e em diferentes suportes, desde a argila ao computador.








Trabalho realizado Por: Fábio Rodrigues Nº5. 12ºH
01 Junho, 2009 12:02

1 comentário:

Anónimo disse...

Deixo actualização de sítios que podem consultar para ver/ouvir/ler reportagens actuais:

Sítios com reportagens de temas de actualidade, concertos, juventude...

JORNALISMOPORTORADIO
http://jpr.icicom.up.pt/2009/06/e_ja_no_domingo_que.html

EX: Tema - Portugueses ou Europeus?



http://www.videos.iol.pt/consola.php?projecto=27&mul_id=13147845&tipo_conteudo=1&tipo=2&referer=1

EX: Tema - Campanha 100% Cool