Total visualizações

01 junho 2009

Reportagem do 12º H no Museu




18 Maio 2009 – 10h00
Quando entrámos no Museu Municipal de Torres Vedras deparámo-nos com uma tal multidão de “pequenos estudantes”envolvidos em certas actividades muito interessantes que ficámos muito interessados em descobrir o que realmente eram. Mas estávamos a dirigir-nos primeiro à sala das duas coluna, para vermos e ouvirmos a “Leitura gestual de poesia”, “A Bela Infanta” – Poesia medieval Portuguesa, “Humor de duende” e três estrofes em percussão (adaptado dos Stromp). Esta pequena apresentação estava a ser desenvolvida por os alunos do 9º ano do curso de Acção Social, com a ajuda de várias professoras dessa turma e o conjunto das actividades foi sempre apoiado pelos alunos do Profissional Técnico de Secretariado (PTS) da escola Secundária c/ 3º ciclo de Henriques Nogueira – Torres Vedras, coordenada pala professora Sandra Gigante. Depois fomos a outra sala onde estava a decorrer uma palestra sobre a poesia, com alunos a partilharem vários trabalhos.
No claustro, onde estavam a ser realizadas várias actividades com crianças, ficámos o resto do tempo, pois essas actividades estavam a ser feitas cada uma na sua bancada. Ao todo havia seis bancadas, as quais estavam divididas de acordo com os suportes e os tipos de alfabeto. Na primeira bancada que vimos estavam dois portáteis com crianças a escrever no Microsoft Word e logo ao lado outra com duas máquinas de escrever das antigas para as crianças poderem ver qual era a diferença entre elas; noutra bancada estava o Prof. Dr. Carlos Guardado a ensinar as crianças a escrever árabe, e também havia uma outra bancada com uma professora a explicar aos alunos como se escrevia com canetas de aparo; logo de seguida tínhamos a bancada onde uma aluna do 10º PTS e uma técnica do Museu estavam a ensinar a escrever com penas que se mergulhava em tinta, e por fim, na última bancada que visitámos, estava uma senhora a preparar umas pequenas peças de barro - a imitar as antigas placas de argila que se usavam há milhares de anos - para que os mais pequenos pudessem escrever nelas hieroglífos egipcios e as levassem para recordação. Estava tudo muito bem organizado por alguns alunos e professores da escola Henriques Nogueira, coordenados pela nossa professora de Português e pela directora dos serviços educativos do Museu Leonel Trindade.

Trabalho elaborado por:-Diogo Carvalho Nº 4-Rafael Nascimento Nº 9-Telmo Félix Nº 11-Tiago Domingos Nº 12
01 Junho, 2009 11:52

2 comentários:

Anónimo disse...

Lembro que o trabalho consistiu em participar nas actividades, enquanto "aula no exterior", a fim de ver, ouvir e registar o máximo de informações e testemunhos, a fim de dar conta, por escrito, neste "blog".

A escrita serve - entre milhares de possibilidades - para registar factos, situações e ambientes que doutro modo se perderiam na nossa memória.

NS disse...

E ainda...lembrar que antes de realizar este trabalho foram lidas e comentadas reportagens de jornais e revistas, para perceber em que consistem e como se fazem.