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05 junho 2015

Exame? E então?

Como temos vindo a frisar ao longo das semanas de revisões, o mais importante é estar preparado, exercitar, reler e, no caso do grupo III, refletir, planificar, escrever.


Como prometido, publicamos hoje alguns dos exemplos,  enviados pelos colegas do 12º E, referentes à planificação de um texto de opinião e/ou reflexão, para o Grupo III de Exame.

Plano I
Tema: Mudança da idade do voto para os 16 anos
Tese: Oposição à mudança da idade do voto para os 16 anos

1.° argumento: Falta de maturidade e de determinação dos jovens, ainda muito preocupados consigo mesmos, muito autocentrados.
 

Exemplo: A dificuldade em escolher o seu próprio futuro, não sabendo que curso (do 12º ano) escolher ou, por vezes, escolhendo erradamente.

2.° argumento: Falta de sentido de responsabilidade política, falta de informação e compreensão de matérias políticas.
 


Exemplo: Se aos 18 anos, com mais idade, outro desenvolvimento e compreensão, cerca de 70% dos jovens continuam a desinteressar-se pela política, quanto mais jovens poderem votar, maior será a % de desinteresse.Conclusão: Os 16 anos é uma idade muito precoce e imatura para, sozinhos, os jovens compreenderem questões políticas e, logo poderem tomar decisões conscientes. Nesse sentido, uma solução seria a criação de um programa que acompanhe, esclareça e incentive os jovens sobre as questões políticas.

Grupo: Beatriz, Margarida, Iovana, João e Felícia, do 12.° ano.
21 maio, 2015 17:13
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PLANO II
Tema: A Mudança de idade de voto para os 16 anos
Tese: Oposição à mudança de idade de voto para os 16 anos
 

1º argumento: A falta de maturidade de um adolescente de 16 anos não lhe dá credibilidade na tomada de uma decisão de tamanha importância.
 

1º exemplo: a escolaridade obrigatória veio retardar a responsabilidade dos jovens e, consequentemente, a sua capacidade de tomar decisões relevantes.
 

2º argumento: o desinteresse juvenil proveniente da falta de incentivo à participação na vida democrática enquanto cidadão.

2º exemplo: pouca participação ativa na vida escolar.


Conclusão: um jovem de 16 anos não está congnitivamente apto à tomada de uma decisão cívica nesta matéria e, portanto, há a necessidade de desenvolver estímulos, na escola e na sociedade, para que aos 18 anos um jovem esteja preparado para exercer o direito ao voto.


Grupo: Marta e Patrícia, 12ºE
21 maio, 2015 19:15
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Plano III
Tema: A mudança da idade de voto.
Tese: Estar a favor da mudança da idade de voto para os 16 anos.


1º Argumento: incentivo à integração política de forma a atingirem uma consciência politica mais cedo.


1º Exemplo: Se os jovens começarem a ser integrados na vida política do país aos 16, a sua noção de política fará com que aos 18 o jovem já tenha uma opinião formada sobre aspetos importantes na hora de votar.


2º Argumento: O dever de votar fará com que os jovens tenham mais maturidade devido ao exercício de um dever cívico

.
2º Exemplo: nós agimos em conformidade com o dever e é isso que nos permite viver em sociedade, cumprindo os nossos deveres e exigindo os nossos direitos. Para isso temos que estar integrados na sociedade. Com o direito ao voto não é diferente, se houver a obrigação, haverá o cumprimento, bem como o exercício dos direitos.


Conclusão: O casamento, o trabalho, e a punição relativamente ao código penal são instituições que podem ser exercidas aos 16 anos. Se não há nada que as diferencie do direito ao voto, tal como estas, o direito ao voto pode ser exercido aos 16.


Amanda Scardini, António Rocha, Daniel Afonso e Daniel Crispim. 12ºE
23 maio, 2015 21:43


 Psssssssssssssssst!
Assim, não! Não é preciso comer e dormir de livros à frente! Organiza-te!!!!!!!!!!!

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