Douro visto dos Jardins do Palácio de Cristal numa tarde luminosa de abril
Imagens do Porto (N.S.) . 23 de abril 2014. Visita de Estudo 11ºC
I
IPATIMUP
Falemos de Ciência
"A ciência floresce mais nos países democráticos. Isto não é de estranhar pelo facto de a actividade científica ser intrinsecamente democrática. A ciência exige pensamento livre, debate de opiniões contrárias e diversas, uma atitude céptica e crítica, a verificação experimental das hipóteses e das teorias científicas que são os alicerces da nossa melhor compreensão sobre o universo em que existimos."
António Piedade, A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM PORTUGAL(ver artigo)
5 comentários:
Sra. Professora,
E assim se organiza e comunica e realiza uma visita de estudo!
Gratos e reconhecidos hão-de estar os seus alunos, bem como seus pais e encarregados de educação, pela forma como motiva e incentiva os alunos a OUSAREM MAIS FUTURO. Gratos serão também pela forma/entrega que disponibiliza, bem como os seus colegas professores, a conduzi-los e acompanhá-lo.
Bem haja!
O IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) dedica-se a várias linhas de investigação, destacando-se a sua importância no estudo de doenças oncológicas e genética, bem como a sua inter-relação.
Dentro destas linhas de investigação destacaram-se alguns termos e conceitos referidos pelos próprios cientistas, como a epigenética (consiste no estudo das mudanças hereditárias na expressão génica que não dependem de mudanças na sequência primária do DNA), pseudogene ( gene semelhante a um gene funcional que sofreu diversas mutações e que não contem intrões nem cadeias de DNA essenciais ao normal funcionamento de um gene) e telómero ( extremidades de um cromossoma que se pensa estar diretamente relacionada com a longevidade dos seres vivos) .
Ao visitarmos as instalações do instituto a ideia que tínhamos de laboratório não correspondeu ao que observámos. Normalmente imagina-se um laboratório espaçoso, com tudo organizado e esterilizado, com cientistas de bata muito branquinha com frascos de inúmeros líquidos misteriosos e coloridos nas mãos , contudo deparámo-nos com um cenário bastante diferente: laboratórios apertados, com material empilhado sobre as bancadas, cientistas descontraídos responsáveis por diferentes estudos em áreas distintas a decorrerem no mesmo espaço. É , no entanto, fácil de entender a razão pela qual os laboratórios estão assim dispostos ; um laboratório é um espaço de trabalho, não de lazer.
Durante a visita apercebemo-nos de que um cientista tem a necessidade de ser multifacetado e também de se atualizar consoante os desenvolvimentos científicos, pois a ciência é uma criatura viva que todos os dias evolui.
O contacto direto com cientistas e laboratórios abriu-nos novos horizontes quanto ao nosso futuro profissional, mas também nos expôs à realidade que é a investigação científica, a persistência que é necessária por parte do investigador para alcançar resultados .
Bernardo Espírito Santo
Eduardo de Sousa
Joana Reis
Sara Gomes
Tiago Casaleiro
Todos conhecemos séries de investigação criminal onde a ciência forense é muito fantasiada. Uma breve visita ao IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) ajudou-nos a perceber melhor como funcionam realmente estes processos, como um laboratório de investigação interage de tantas formas na sociedade, dando-nos também uma ideia de como é o trabalho de investigação.
Sendo primeiro um instituto focado no estudo do cancro e da genética, o IPATIMUP desenvolve uma série de trabalhos nessa área - desde o estudo de populações a procedimentos com relações legais (como testes de paternidade). Assim, para além de uma utilidade no desenvolvimento de novas formas de tratar o cancro, este instituto tem uma utilidade mais directa, realizando também testes para o auxiliar tratamento de utentes do IPO. Sendo assim, visitámos laboratórios dedicados a estas áreas e entrámos em contacto com equipamentos de topo de investigação científica. Alguns alunos ficaram admirados da forma como os laboratórios estavam dispostos, mas não ficou esclarecida a dúvida tal era devido à ocorrência de obras no edifício. Depois de sair do IPATIMUP os alunos puderam reflectir sobre o trabalho de laboratório relacionado com cancros e genética e se querem, ou não, que seja esse o seu futuro emprego.
Esta visita permitiu assim esclarecer muitas dúvidas em relação a trabalhos realizados em laboratórios, assim como em relação à carreira profissional e escolhas relacionadas com esta.
Francisco
Gabriel
Luis
Rafael Nunes
Obrigada ao anónimo que deixou palavras de incentivo pela preparação da Visita de Estudo. Bem-haja também por estar atento. Foi um enorme prazer, para mim e para os meus colegas, realizar esta visita. Quando os alunos são interessados e responsáveis motivam os professores a agir do mesmo modo.
NS
Obrigada às equipas do Bernardo e do Francisco pelos contributos. Vou tentar integrar os vários textos que chegarem num único, mais global. Depois mando-vos para verem se se reveem.
Enviar um comentário