O IPATIMUP lidera as investigações sobre o cancro do estômago, a nível mundial (1)
O Ipatimup (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto) tem como principal objetivo a investigação de doenças oncológicas de forma a melhorar a qualidade de vida dos doentes e diminuir a incidência destas na população, sendo assim necessário maximizar a eficiência dos tratamentos e desenvolver o diagnóstico precoce . Para além de se centrar na investigação da Oncologia e da Genética, o Ipatimup também efetua diagnósticos e realiza actividades de sensibilização e divulgação científica.
Nesta visita contactamos com vários investigadores que nos explicaram resumidamente a sua área de trabalho, tais como a cientista Vanessa Rodrigues, que estuda os mecanismos existentes nas células cancerígenas que as tornam resistentes a vários tratamentos e a cientista Raquel Silva, que para além de estudar os anfíbios em declínio também estuda os genes que afetam a longevidade. Apesar de trabalharem aparentemente em áreas diferentes, estas têm os mesmos objetivos e enfrentam os mesmos problemas: encontrar novas soluções e manter-se motivadas mesmo quando nada é certo, de maneira a transformarem o mundo onde vivemos num sítio melhor.
Esta proximidade tão directa com o mundo da ciência e com os que dele fazem parte levou a que muitos alunos refletissem profundamente no seu futuro profissional, visto a realidade não ter correspondido plenamenteas às perspectivas que tínhamos sobre a investigação. Esta divergência entre o esperado e o encontrado esclareceu as dúvidas a vários alunos, deixando grande parte motivada com a ideia de um futuro ligado à investigação científica e outra decidida em enveredar por outras áreas.
Beatriz Marçal
Beatriz Massena
Bernardo Silva
Gonçalo Pedro
João Dias
Margarida Morais
11ºC
(1) Fonte: JPM - Jornalismo Ponto Net, da Universidade do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário