Livros de José Saramago (edições em várias línguas)
Imagens N.Santos, na Exposição no Palácio da Ajuda
Imagens N.Santos, na Exposição no Palácio da Ajuda
Atenção: a pontuação diz respeito apenas à análise de conteúdo. A expressão escrita é cotada à parte.
A
1. ...................................................................... 15 pontos
.......................................................................... 3 pontos
Níveis de desempenho
Descritores Pontuação
nível 4
Descreve, com pertinência, o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de
ser iniciado no «segredo», fundamentando a descrição em três citações.
9pontos
Descritores Pontuação
nível 4
Descreve, com pertinência, o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de
ser iniciado no «segredo», fundamentando a descrição em três citações.
9pontos
3
Descreve, com pertinência, o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de
ser iniciado no «segredo», fundamentando a descrição em duas citações.
OU
Descreve, com ligeiras ou esporádicas imprecisões, o comportamento de Scarlatti
imediatamente antes de ser iniciado no «segredo», fundamentando a descrição
em três citações.
7 pontos
2
Descreve, com pertinência, o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de
ser iniciado no «segredo», fundamentando a descrição em uma citação.
OU
Descreve, com ligeiras ou esporádicas imprecisões, o comportamento de Scarlatti
imediatamente antes de ser iniciado no «segredo», fundamentando a descrição
em duas citações.
5pontos
1
Descreve, com pertinência, o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de
ser iniciado no «segredo», sem apresentar citações.
OU
Descreve, com ligeiras e esporádicas imprecisões, o comportamento de Scarlatti
imediatamente antes de ser iniciado no «segredo», fundamentando a descrição
em uma citação.
OU
Descreve, com acentuadas imprecisões, o comportamento de Scarlatti
imediatamente antes de ser iniciado no «segredo», fundamentando a descrição
em, pelo menos, duas citações.
3 pontos
Cenário de resposta
A resposta deve descrever o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de ser iniciado no
«segredo» e incluir as citações que se apresentam.
• No momento em que vai ser iniciado no «segredo», Scarlatti mostra-se:
– indiferente – «Não parecia curioso» (linha 1);
– calmo – «olhava tranquilo» (linha 2), «Sem precipitação, tão tranquilamente como antes estivera
olhando as andorinhas» (linhas 10 e 11);
– cúmplice – «disse, sorrindo, e o músico respondeu, em tom igual» (linha 5).
A resposta deve descrever o comportamento de Scarlatti imediatamente antes de ser iniciado no
«segredo» e incluir as citações que se apresentam.
• No momento em que vai ser iniciado no «segredo», Scarlatti mostra-se:
– indiferente – «Não parecia curioso» (linha 1);
– calmo – «olhava tranquilo» (linha 2), «Sem precipitação, tão tranquilamente como antes estivera
olhando as andorinhas» (linhas 10 e 11);
– cúmplice – «disse, sorrindo, e o músico respondeu, em tom igual» (linha 5).
2. .............................................. 15 pontos
Descritores Pontuação
4 Interpreta, com pertinência e rigor, a resposta do músico. 9 pontos
3 Interpreta, com pertinência, a resposta do músico. 7
2 Interpreta, com ligeiras ou esporádicas imprecisões, a resposta do músico. 5
1 Interpreta, com acentuadas imprecisões, a resposta do músico. 3
Cenário de resposta
A resposta do examinando deve conter uma das interpretações a seguir propostas, ou outra considerada
adequada.
Scarlatti dá a entender que nem sempre o «segredo» chega a ser desvendado, uma vez que:
– pode ter de se procurar a chave do «segredo» numa esfera mais profunda do que a que é apreendida pelos sentidos, situada para além do domínio do racional;
– pode esse «segredo» corresponder a alguma coisa de obscuro que não é traduzível por palavras;
– pode esse «segredo» ser insondável, isto é, não ter solução.
A resposta do examinando deve conter uma das interpretações a seguir propostas, ou outra considerada
adequada.
Scarlatti dá a entender que nem sempre o «segredo» chega a ser desvendado, uma vez que:
– pode ter de se procurar a chave do «segredo» numa esfera mais profunda do que a que é apreendida pelos sentidos, situada para além do domínio do racional;
– pode esse «segredo» corresponder a alguma coisa de obscuro que não é traduzível por palavras;
– pode esse «segredo» ser insondável, isto é, não ter solução.
3. ............................................................ 20 pontos
Descritores Pontuação
4
Explica, com pertinência, como cada uma das duas personagens encara a
passarola, documentando a resposta com uma citação textual adequada a cada
um dos pontos de vista.
12 pontos
3
Explica, com ligeiras ou esporádicas imprecisões, como cada uma das duas
personagens encara a passarola, documentando a resposta com uma citação
textual adequada a cada um dos pontos de vista.
OU
Explica, com pertinência, como cada uma das duas personagens encara a
passarola, documentando a resposta apenas com uma citação textual adequada
a um dos pontos de vista.
9 pontos
2
Explica, com pertinência, como cada uma das duas personagens encara a
passarola e não documenta a resposta com citações textuais adequadas.
OU
Explica, com ligeiras e esporádicas imprecisões, como cada uma das duas
personagens encara a passarola, documentando a resposta apenas com, pelo
menos, uma citação textual adequada a um dos pontos de vista.
OU
Explica, com pertinência, como uma das personagens encara a passarola,
documentando a resposta apenas com uma citação textual adequada.
6 pontos
1
Explica, com imprecisão, como cada uma das personagens encara a passarola,
e não documenta a resposta com citações textuais adequadas.
OU
Explica, com acentuadas imprecisões, como cada uma das personagens encara
a passarola, documentando a resposta com uma ou duas citações textuais
adequadas.
3 pontos
4
Explica, com pertinência, como cada uma das duas personagens encara a
passarola, documentando a resposta com uma citação textual adequada a cada
um dos pontos de vista.
12 pontos
3
Explica, com ligeiras ou esporádicas imprecisões, como cada uma das duas
personagens encara a passarola, documentando a resposta com uma citação
textual adequada a cada um dos pontos de vista.
OU
Explica, com pertinência, como cada uma das duas personagens encara a
passarola, documentando a resposta apenas com uma citação textual adequada
a um dos pontos de vista.
9 pontos
2
Explica, com pertinência, como cada uma das duas personagens encara a
passarola e não documenta a resposta com citações textuais adequadas.
OU
Explica, com ligeiras e esporádicas imprecisões, como cada uma das duas
personagens encara a passarola, documentando a resposta apenas com, pelo
menos, uma citação textual adequada a um dos pontos de vista.
OU
Explica, com pertinência, como uma das personagens encara a passarola,
documentando a resposta apenas com uma citação textual adequada.
6 pontos
1
Explica, com imprecisão, como cada uma das personagens encara a passarola,
e não documenta a resposta com citações textuais adequadas.
OU
Explica, com acentuadas imprecisões, como cada uma das personagens encara
a passarola, documentando a resposta com uma ou duas citações textuais
adequadas.
3 pontos
Cenário de resposta
A resposta deve contemplar os aspectos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes.
– Domenico Scarlatti, músico conceituado, trata a passarola como um instrumento musical, fazendo-a vibrar ao colocar sobre uma das asas as suas mãos, e revela uma atitude racional, fazendo o voo da máquina depender de uma força que a conseguisse elevar e constatando, com algum cepticismo, que as asas da máquina, estando fixas, não podiam bater («pousou as mãos numa das asas como se ela fosse um teclado, e, singularmente, toda a ave vibrou apesar do seu grande peso» – linhas 19 e 20;
«se houver forças que façam levantar isto, então ao homem nada é impossível» – linhas 21 e 22).
– Baltasar Sete-Sóis, o obreiro «enfarruscado da forja» (linha 17), encara a passarola como produto de um trabalho esforçado e acredita na possibilidade de concretizar o sonho («em todo ele só brilhava o gancho, do muito e constante trabalho» – linhas 17 e 18; «basta ter forma de ave para voar» –
linha 23).
A resposta deve contemplar os aspectos que a seguir se enunciam, ou outros considerados relevantes.
– Domenico Scarlatti, músico conceituado, trata a passarola como um instrumento musical, fazendo-a vibrar ao colocar sobre uma das asas as suas mãos, e revela uma atitude racional, fazendo o voo da máquina depender de uma força que a conseguisse elevar e constatando, com algum cepticismo, que as asas da máquina, estando fixas, não podiam bater («pousou as mãos numa das asas como se ela fosse um teclado, e, singularmente, toda a ave vibrou apesar do seu grande peso» – linhas 19 e 20;
«se houver forças que façam levantar isto, então ao homem nada é impossível» – linhas 21 e 22).
– Baltasar Sete-Sóis, o obreiro «enfarruscado da forja» (linha 17), encara a passarola como produto de um trabalho esforçado e acredita na possibilidade de concretizar o sonho («em todo ele só brilhava o gancho, do muito e constante trabalho» – linhas 17 e 18; «basta ter forma de ave para voar» –
linha 23).
4. ........................................................................ 20 pontos
Cenário de resposta
A resposta deve conter dois dos seguintes excertos do texto, ou outros considerados relevantes, seguidos da explicitação da intenção que pode estar subjacente a esses comentários.
Explicitação da intenção que pode estar subjacente aos comentários
• «perdoemos-lhe a óbvia comparação clássica»
(linhas 32 e 33)
– Constatação irónica da comparação estereotipada de
Scarlatti.
OU
– Valorização dos humanos (Baltasar e Blimunda)
nessa aproximação aos deuses.
OU
– Manifestação de simpatia por Baltasar e Blimunda.
• «sabe ele lá como é o corpo de Blimunda debaixo das roupas grosseiras que veste» (linhas 33 e 34)
– Crítica a Scarlatti, que se pronuncia sobre um assunto que desconhece.
OU
– Elogio à beleza de Blimunda.
• «Baltasar não é apenas o tição negro que parece,
além de não ser coxo como foi Vulcano, maneta sim,
mas isso também Deus é.» (linhas 34 e 35)
– Valorização da condição de Baltasar em relação a
Vulcano, por não ser coxo e ter o amor incondicional
da sua amada Blimunda.
• «Sem falar que a Vénus cantariam todos os galos do
mundo se tivesse os olhos que Blimunda tem»
(linhas 35 e 36)
– Magnificação dos dotes de Blimunda, possuidora de
um dom especial.
• «sobre Vulcano também Baltasar ganha, porque se o
deus perdeu a deusa, este homem não perderá a
mulher.» (linhas 37 a 39)
– Afirmação da fidelidade e do amor entre Baltasar e
Blimunda.
2 comentários:
Então, não há dúvidas????
Chamo a atenção para o seguinte:
"A resposta deve conter dois dos seguintes excertos do texto, ou outros considerados relevantes, seguidos da explicitação da intenção que pode estar subjacente a esses comentários."
Mesmo quando são pedidos excertos, têm sempre de ser seguidos (ou antecedidos) de explicitação ou explicação ou clarificação do significado para o contexto da resposta.
Certo?
Maria
Viste os cenários de resposta?
"Cenário de resposta
A resposta do examinando deve conter uma das interpretações a seguir propostas, ou outra considerada
adequada.
Scarlatti dá a entender que nem sempre o «segredo» chega a ser desvendado, uma vez que:
– pode ter de se procurar a chave do «segredo» numa esfera mais profunda do que a que é apreendida pelos sentidos, situada para além do domínio do racional;
– pode esse «segredo» corresponder a alguma coisa de obscuro que não é traduzível por palavras........."
Creio que o aceitável, neste caso ou semelhantes, em que a interpretação é deixada ao aluno, é que a resposta seja lógica e avance um significado adequado ao que lá está.
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