Total visualizações

07 abril 2021

Olhar à volta - apontamentos do quotidiano

«Nesta altura do ano, no início da primavera, o som dos pássaros e dos cães a ladrar abafam o silêncio»                      Alexandre Dias

 Um escritor tem de saber olhar, gostar de ouvir, ser curioso e atento.

Hoje preparámo-nos  para a leitura de contos de Mário de Carvalho e para tornar mais frutífera a sua visita à escola.

Eis o nosso primeiro desafio.

(... a aula decorreu na plataforma em uso na escola)

[09:45] Maria Noemia Santos

1º Desafio: Olhar o que está à nossa volta - captar um episódio, uma história, uma descrição dum espaço diferente, uma mania nossa ou dos demais...

A História também se faz das pequenas histórias

[09:50] Maria Noemia Santos

À minha volta ... aquilo de que senti mais falta na minha rua foi do barulho... do som do riso, dos gritos, das correrias dos miúdos da escola primária: à apanhada, às escondidas, aos pulos, aqui mesmo, quase defronte do meu nariz. É bom acordar com a sua alegria.

[09:51] Pedro Duarte

Todos os anos na altura da festa são erguidos dois arcos no largo. Os arcos são diferentes todos os anos e toda a comunidade participa na sua construção. - Ramalhal

[09:51] Carlos Dantas

Perto da minha casa, existem várias estufas e é muito giro observar a simplicidade dos trabalhadores, desde as suas casas (forma como decoram e arranjam) e até à sua maneira de agir

[09:52] Lucas Duarte

Pela Janela consigo ver a casa dos meus avós e recordo-me dos dias de verão passados a brincar com os meus avós , e com os meus primos enquanto os meus avós tomavam conta de nós. 

[09:52] Afonso Ramos

Pessoas da minha rua (Extremamente observadoras e controladoras)- Lembro-me de no Verão sair de casa à noite para ir beber café com os meus amigos a Santa Cruz e quando voltava a casa, fosse de madrugada ou não, o vizinho acordava só com o barulho do carro a parar na rua e ia à janela ver o que se passava.

[09:52] Lucas Jorge

A minha volta sinto um pouco falta de ouvir as pessoas na rua, os carros a passar na estrada e as pessoas a jogar futebol perto da minha casa. Consigo ver o campo da minha janela e lembra-me também de quando eu la costumava ir

[09:54] Afonso Claudino
Todos os fins-de-semana havia pelo menos duas pessoas a fazer churrasco, quase como tradição, sentia falta do cheiro a churrasco que tanto gosto.
[09:54] Ricardo Garrido

Ao meu redor escolhi a poltrona por ser o sofá predileto do meu gato que batia à porta e ficava sentado espera de autorização para entrar e quando a tinha, ficava deleitado por horas nesta poltrona a dormir.

[09:54] Rodrigo Reis

À minha volta vejo e oiço todos os meus cães a ladrar, algo que não estava tão habituado desde que voltámos ao confinamento.

[09:54] Alexandre Dias
Nesta altura do ano, no início da primavera, o som dos pássaros e dos cães a ladrar abafam o silêncio, que pelas ruas da minha terra predomina.
[09:54] Francisco Quaresma

Recordo-me de quando vinha de férias a Portugal, sentia sempre uma vontade muito grande de acompanhar o meu avô ao campo, para as tarefas do quotidiano. E é uma das melhores lembranças das férias passadas em Portugal.

[09:54] Ricardo Duarte
Onde moro tem uma sede de motards e de maneira quase sagrada todos os domingos por volta das 10 passam pela minha casa, a não ser que as condições atmosféricas muito adversas não o permitam.
[09:54] Carolina Sousa

No sítio onde vivo não há muito barulho, nem de crianças nem de carros por isso do que mais se fala são das pessoas da aldeia e das mudanças. Há uns tempos, começámos a reparar que algumas árvores tinham sido mandadas abaixo, achámos estranho pois ficavam muito bem à beira da estrada, depois de muitos comentários e especulações começou a ser construída uma casa.

[09:55] Carolina Nascimento

Ao meu redor a música das estufas toca 24 horas por dia; as vizinhas tomam o pequeno-almoço à varanda todos os dias e os cães ladram por cada mota que passa.

[09:55] Tiago Gaspar
Lembro-me quando era miúdo e tinha chegado a casa, estava um gato enrolado numa camisola, os meus pais adotaram o gato e chamamos o gato de Camisolas
[09:56] Raquel Domingos

Aqui perto costumava haver uma feira todas as semanas que fazia com a terra se enchesse de gente e carros, agora ultimamente não tem havido e anda tudo muito calmo e calado.

[09:56] Bruno Azevedo

Uma das coisas mais fascinantes à minha volta é o silêncio que nunca é absoluto (com o som do vento que movimenta as folhagens das árvores, os 3 tipos de cânticos por parte dos pássaros). Mas ainda assim com tantas barulhos é muito silencioso e tranquilizante. O som e a paisagem são o meu refúgio.

[09:57] Pedro Pinto

Sinto falta de uma rotina diferente e não monótona, de estar com os meus amigos e colegas todos os dias, de irmos almoçar fora e estarmos juntos.

[10:01] Henrique Cruz

Recordo-me que, todos os anos, próximo do Verão, era costume fazer uma festa (na Freiria), aqui próximo, e quem era das proximidades reunia-se, apenas por diversão e convívio. Lá conheci várias pessoas e algumas das que mais me aproximei.


[10:03] David Cordeiro

Antes costumava haver uma escola primária, mas como o número de alunos começou a diminuir, tiveram de fechá-la. Lembro-me que esta escola conferia uma certa alegria e movimentação à terra.

[10:36] Rafael Raposo

Sinto falta dos gritos e gargalhadas das crianças a brincar lá fora, e de ver carros da escola de condução a darem voltas à urbanização.

[10:37] Maria Noemia Santos
Reunião terminada
[10:39] Mario Estevao
Recordo-me de que há alguns anos atrás houve uma tempestade que causou uma cheia na minha terra. Inundou a área mais inferior, incluindo algumas vinhas  e campos próximos. 
[10:41] Laura Tomas
Tenho saudades do silêncio e dos sons da natureza que antes ouvia constantemente. Devido às obras, parece que vivo na cidade, mas já não me importo muito pois o barulho perturbador ouve-se menos vezes ao dia.
 
[10:52] Guilherme Fróis
Recordo-me de uma vez ao sair em criança de ver uma família de gatos dentro de uma betoneira abandonada. Eram três, dos quais dois, quando me aproximei, conseguiram fugir. No entanto, o amarelo ficou com o pé preso. Ajudei-o e tratei dele, e ele ficou comigo até hoje.



Sem comentários: