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17 setembro 2020

#eu-não-quero-ir-pra-casa-outra-vez!

Ora vamos lá [voltar a] falar de saúde! (porque não queremos ir para casa mais 6 meses!...)

 Agora fala a CIÊNCIA: alguns conceitos-chave

👉O que é «Covid 19» e quais os seus sintomas? 

👉Como se transmite? O que significa contacto direto e contacto indireto?

 👉O que significa «tempo de incubação» e o que pode acontecer nesse período?

 

👉O que significa «Etiqueta respiratória»?

 SABER MAIS - DIREÇÃO GERAL DE SAÚDE - PERGUNTAS FREQUENTES

 

 

 

 

 PLANO DE CONTINGÊNCIA DA ESCOLA (toda a informação - quem faz o quê? como? em que casos? quais as medidas em caso de surto?...) AQUI

Agora vamos testar a capacidade de Leitura e de Escrita:

TPC: Observa atentamente; regista os dados e, no caderno, faz uma síntese escrita (texto corrido) das informações do fluxograma.


15 comentários:

Afonso Ramos disse...

É identificado como suspeito de COVID19 um indivíduo que frenquenta o establecimento escolar, de idade inferior a 18 anos, que é logo encaminhado para uma área de isolamento (casa do mesmo ou local especializado no establecimento). O/A Enc. de Educação é responsável por contactar o SNS24 para saber quais os procedimentos. Nessa chamada o profissional de saúde tenta fazer uma "avaliação" do caso, e caso o suspeito conte com grande parte dos sintomas do virus ser-lhe-á prescrito o teste laboratorial. Quanto á deslocação, o mesmo poderá chamar o INEM para que estes sejam responsáveis de-o transportar até ao hospital ou então poderá deslocar-se em veiculo próprio. No hospital, o mesmo será encaminhado para os espaços dedicados ao virus( ADC-Comunidade no Serviço de Saúde). É realizado então o teste e caso o resultado seja negativo serão feitos os Procedimentos de acordo com o quadro clínico apresentado, caso o teste seja Positivo , é confirmado então que o suspeito passa a vítima de COVID. É entao feita uma investigação epidemiológica e o rastreio de contactos. O individuo portador da doença pode ser de alto ou de baixo risco. Caso o indivídou seja considerado um paciente de alto risco ( tem doenças que possam piorar a doença ou o estado de saúde geral do sujeito) é então obrigado a premanecer em Isolamento profilático (quarentena) com vigilância ativa e testes recorrentes para ser observado/estudado o desenvolver da doença. Por outro lado a vitima pode simplesmente ser um caso de baixo risco sendo apenas necessária a auto-monitorização.

Afonso Ramos

Lucas Duarte disse...

Na existência de um caso suspeito de covid-19 na escola, o aluno é encaminhado para a área de isolamento e são contactados tanto o encarregado de educação como a autoridade de saúde, o encarregado de educação deverá ligar para a SNS 24 e explicar a situação e ser-lhe-á dito se existe a possibilidade ou não de ter também covid-19 , se o profissional de saúde disser que existe uma suspeita de covid-19 deverá recorrer ao INEM para que o transporte até ao hospital para as zonas dedicadas ao covid-19 e posteriormente seguir as ordens dos profissionais de saúde no hospital.
A autoridade de saúde irá analisar o caso e prescrever um teste laboratorial para a SARS-CoV-2 , se o caso for negativo serão seguidos os procedimentos de acordo com o quadro clinico apresentado ,caso de confirme que o teste deu positivo irá ser realizada uma investigação epidemiológica , rastreio de contactos e será analisado o nível de exposição , se for de baixo risco será realizada uma auto-monitorizacão , e se for de alto risco recorre-se a um isolamento profilático , a uma vigilância ativa e a um teste laboratorial.

Lucas Duarte.

Ricardo G disse...

O que é a “etiqueta respiratória”?

Atualmente o mundo está sob uma enorme pandemia da doença COVID 19, causada pala infeção do SARS-Cov 2 também apelidado de novo Coronavírus. Os principais sintomas desta pandemia são febre, tosse seca, e dificuldade respiratória entre outros. Este vírus transmite-se por contacto direto e indireto (pelo contacto com superfícies onde o vírus esteja alojado). No contacto direto, o vírus propaga-se por gotículas constituintes das partículas expelidas durante a tosse, espirros ou mesmo fala, podendo ser inaladas ou inspiradas pela boca, nariz ou olhos, fazendo com que outros sujeitos fiquem infetados. Convém não esquecer que o vírus se mantem ativo no ar durante pelo menos 3 horas até prova em contrário, e também entre 4 a 72 horas em superfícies de materiais diferentes.
Uma das formas de prevenir o contágio é adotando medidas de “etiqueta respiratória” que é o conjunto de medidas simples a ser usadas de modo a minimizar o efeito da transmissão de doenças infectocontagiosas. Essas medidas consistem em tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir, tendo o cuidado de o fazer para o antebraço com o cotovelo fletido, lavar as mãos sempre que se assoe, espirre ou tussa uma vez que as mãos são um dos principais meios de transmissão do vírus, usar lenços de papel para se assoar e espirrar sempre que possível e, após a sua utilização, colocá-los no respetivo caixote do lixo e proceder à lavagem das mãos, evitando tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.
Desta forma, e adotando estes cuidados básicos da etiqueta respiratória podemos conseguir evitar uma cadeia de contágio e assim protegermo-nos e aos nossos familiares e amigos.


Ricardo Garrido 12ºB

Anónimo disse...

O que é a “Etiqueta Respiratória – Ciclo Preparatório (10 – 12 anos)

Este ano apareceu um vírus no nosso planeta, que está a contagiar muitas pessoas. Então para não sermos infetados e para não infetarmos os outros, principalmente a nossa família e amigos, existem muitas coisas a fazer e a evitar também, como por exemplo adotar os métodos aos quais chamamos de “etiqueta respiratória”:
- Tapar o nariz e a boca quando espirramos ou tossimos;
- Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo dobrado, formando uma espécie de escudo, e não para as mãos;
- Lavar as mãos sempre que nos assoamos, espirramos ou tossimos;
- Usar lenços de papel, que ainda não foram utilizados, para nos assoarmos;
- Quando acabamos de nos assoar, deitamos os lenços usados num caixote do lixo e lavamos logo as mãos;
- Não tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou quando acabámos de espirrar ou assoar.

Se fizermos todas estas coisas bem, a probabilidade de o vírus se espalhar será mais baixa.

Carolina N. - 12ºB

Anónimo disse...

Fluxo de atuação perante caso suspeito de Covid-19

Quando nos deparamos com um caso suspeito de Covid-19 numa criança ou num jovem adolescente com uma idade inferior a 18 anos, este deve ser devidamente encaminhado para a respetiva área de isolamento da sua escola. Posteriormente o seu encarregado de educação será contactado pelo responsável. De seguida será efetuada a comunicação com a SNS 24 (cento de contacto 24 horas da Segurança Nacional de Saúde), onde com o auxílio dos profissionais de saúde será feita uma avaliação aos sintomas do paciente e será confirmada ou não a suspeita de Covid-19. Caso esta seja confirmada e segundo as orientações da SNS 24 será contactado o INEM que é responsável pela prestação de cuidados de emergência médica e que se encarregará do transporte do doente num veículo próprio.
Depois, a informação é transmitida à autoridade de saúde que prescreverá um teste laboratorial para uma avaliação mais exata da SARS-CoV-2.
Se o resultado indicado pelo teste laboratorial for negativo serão efetuados os procedimentos de acordo com o quadro clínico apresentado pelo sujeito. Se o mesmo for positivo é realizada uma investigação epidemiológica o que inclui um rastreio dos contactos do indivíduo infetado, para determinar a probabilidade de transmissão do vírus do indivíduo para as pessoas com que este convive ou trabalha.
De acordo com o nível de exposição é sugerido a auto-monitorização nos casos de baixo risco ou o isolamento profilático, mais conhecido como quarentena, sempre ativamente vigiado e, subsequentemente, um teste laboratorial, nos casos de alto risco.






O que significa «tempo de incubação» e o que pode acontecer nesse período? (9ºano)

No que diz respeito ao SARS-CoV-2, mais conhecido por Covid-19, o tempo de incubação estipulado não é constante e pode variar de entre um dia até duas semanas. Este termo consiste no intervalo de tempo desde o qual alguém esteve exposto ao vírus até à manifestação dos primeiros sintomas.
Este período é também deveras importante devido ao facto de o vírus ser transmissível mesmo antes dos sintomas iniciais.


Bruno Azevedo 12ºB

Anónimo disse...

O que é a «etiqueta respiratória»? Ciclo preparatório (10-12 anos)
No início deste ano, em Portugal, apareceu um vírus que afetou a vida de kilhares de pessoas em todo o mundo e desde então estamos todos a fazer os máximos para nos proteger uns aos outros, a nossa família e amigos.
Para que os consigamos proteger existem coisas muito simples mas eficazes que cada um de nós pode fazer, tais como:
- Tapar o nariz e a boca quando espirramos para o nosso cotovelo fletido e não para as mãos. Mas se acontecer lavar de imediato as mãos.
- Usar apenas lenços que sejam utilizados uma vez só, e assim que utilizamos deitar logo no caixote do lixo e lavar as mãos de seguida.
- Evitar, no dia-a-dia tocarmos nos olhos e na boca, principalmente se estivermos com as mãos sujas ou se não passarmos o desinfetante nas mãos há muito tempo.

Carolina Sousa 12ºB

Anónimo disse...

Fluxograma
Sempre que haja um caso suspeito de Covid-19 de um menor de 18 anos, é encaminhado para a área de isolamento. Após essa transferência, o responsável contacta o/a Encarregado de Educação, que de seguida irá contactar a SNS24. Após ditar os sintomas avaliar-se-á se há ou não suspeita de ter Covid-19.
Com suspeita é transportado diretamente pelo INEM ou é recomendado, consoante a gravidade: autocuidado, dirigir-se para a ADC- comunidade (área dedicada ao Covid-19 em contexto de saúde primários) ou dirigir-se para ADC-SU (área dedicada ao Covid-19 em contexto de serviço de urgência hospitalar).
O responsável contacta também a autoridade de saúde, que irá prescrever um teste laboratorial para SARS-CoV-2. Se o resultado for negativo, o utente procederá de acordo com o quadro clínico apresentado, se positivo, é um caso confirmado e será feita uma investigação epidemiológica e rastreio de contactos. Se o nível de exposição for de alto risco estará sujeito a um isolamento profilático, vigilância ativa e a mais testes laboratorial. Sendo o nível de exposição baixo risco será pedido ao utente uma auto-motorização.

Carolina Sousa 12ºB

Unknown disse...

A falta de liberdade
No cartoon de Agim Sulaj existe: Uma rede que divide o cartoon em dois planos. O primeiro plano que está mais próximo sendo mais claro e contendo desenhos de pegadas. O segundo plano está na escuridão onde existe uma mão com um lápis que está a desenhar as pegadas que aparecem no outro plano através da rede. O cartoon pode representar a falta de liberdade que certas pessoas têm, podendo ser apresentado pela mão que está preso atrás da rede. As pegadas desenhadas podem interpretar a vontade de as pessoas serem livre, afastando-se da rede que prende a o braço que as desenha. Também podem representar o exterior que as pessoas mostram, com a mão a desenhá-las representando o seu verdadeiro “eu” preso e impedido de mostrar como é realmente pelas expectativas da sociedade, a rede. Em conclusão, existem vários pontos de vista que pode-se ter quando se está a fazer a apreciação critica deste cartoon.
Mário Estêvão 12ºB

Anónimo disse...

Esclarecimento sobre o Covid a idosos:

Muito boa tarde!
Hoje venho esclarecer algumas dúvidas que naturalmente tenham sobre o Covid. Essencialmente falar sobre o que é e como se transmite.

O que é? O vírus Covid 19 é um vírus que pode causa infecções respiratórias graves, como a pneumonia por exemplo. Uma vez contaminada, o vírus não manifesta sintomas durante vários dias, mas já se pode transmitir durante esse período, daí ser difícil de o detectar com antecedência.

Então mas afinal como se transmite?

O vírus pode transmitir-se de duas maneiras diferentes, através de contacto direto e através de contacto indireto.

Transmitir-se por contacto direto é o mesmo que transmitir-se diretamente de uma pessoa para outra, isto é, uma pessoa infetada ao tossir ou espirrar emite pequenas gotículas de saliva, que contêm o vírus. Se essas gotículas caírem na boca, olhos ou nariz e entrarem para dentro do corpo facilmente contaminam outra pessoa.

Já por contacto indireto, o que acontece é que essas mesmas gotículas pousam em superfícies como mesas e prateleiras e essas superfícies ficam contaminadas com o vírus. Se por acaso alguém passar por lá a mão e levar a mão à boca olhos ou nariz o vírus também entra dentro do corpo e contamina a pessoa.

Resumindo e concluindo, é necessário ter muito cuidado e acima de tudo não levar as mãos à cara. A melhor forma de não apanhar o vírus é ter este autocontrolo.

Guilherme Frois, 12°B

Anónimo disse...

Fluxo de atuação perante caso suspeito de Covid-19
Se o caso suspeito tiver menos de 18 anos será encaminhado para uma área de isolamento destinada para o mesmo, e o responsável por essa área irá contactar o Encarregado de Educação e a Autoridade de Saúde. O Encarregado de Educação terá de ligar para o SNS 24, e caso o menor for considerado suspeito irá ser contactado o INEM. A linha de saúde é que dará instruções se o menor fica em casa em autocuidado ou se desloca à ADC-Comunidade ou à ADC-SU (As deslocações serão feitas sempre em transporte próprio).
Após o contacto com a Autoridade de Saúde, esta irá prescrever um teste laboratorial para SARS-CoV-2. Caso o teste seja negativo, o sujeito deverá proceder de acordo com o quadro clínico apresentado. Caso seja positivo, irá ser feita uma investigação epidemiológica e um rastreio de contactos para avaliar o nível de exposição que os contactos tiveram com o vírus. Se for de baixo risco de exposição apenas o suspeito manter-se-á em auto-monitorização, se for de alto risco, os contactos serão submetidos a isolamento profilático, à realização de um teste e à vigilância ativa durante 14 dias.
Laura T. 12ºB

Noémia Santos disse...

Obrigada a todos pelos vossos interessantes contributos.

Anónimo disse...

Fluxo de atuação perante caso suspeito de Covid-19
Caso haja um caso suspeito de covid-19, o aluno é encaminhado para a área de isolamento e o seu encarregado de educação é informado, contactando o SNS 24 em sequência. Depois de receber as indicações do SNS24 o aluno dirige-se através do INEM ou através de veículo próprio até uma área dedicada à COVID-19. De seguida as autoridades de saúde prescrevem um exame laboratorial para o SARS-COV-2. Se o teste prescrito apresentar resultado positivo os procedimentos referidos a esse estado clínico são iniciados juntamente de uma investigação epidemiológica para rastrear e analisar os contactos do infetado. Se o contacto apresentar um baixo nível de possibilidade de estar infetado fica entregue ao autocuidado, se o nível de exposição for elevado o individuo terá de ficar em isolamento profilático sob vigilância ativa até que realize um teste laboratorial que apresente resultado negativo.

Pedro Duarte, 12ºB

Noémia Santos disse...

Obrigada, Pedro.

A todos os autores de textos:

Creio termos aqui material interessante para divulgar, até aos Enc. Educação.

Em breve, trataremos disso.

Anónimo disse...

Fluxo de atuação perante caso suspeito de Covid-19

Na suspeita de um caso de Covid-19 por um aluno com menos de 18 anos este será encaminhado para a área de isolamento enquanto um responsável contacta o encarregado de educação que por sua vez contactará o SNS 24 onde um profissional irá avaliar o caso. Se a suspeita for confirmada então será chamado um INEM que se encarrega de transportar o caso suspeito num veículo especializado, ou, se for considerado de menor gravidade, o aluno deslocar-se-á em veículo próprio e será encaminhado para a ADC – Comunidade ou ADC – SU (áreas dedicadas ao Covid-19, sendo ADC –SU direcionada para serviços de urgência hospitalares). Serão depois contactadas as autoridades de saúde que prescreverão um teste laboratorial para uma avaliação mais precisa da SARS-CoV-2. Se o resultado do teste der negativo o sujeito deverá seguir as indicações apresentadas pelo seu quadro clínico; se o resultado for positivo então será realizada uma investigação epidemiológica e o rastreio de contactos para se perceber com quem a pessoa interagiu e tentar acabar a cadeia de contágio.
Tendo em conta o nível de exposição, é sugerida a auto-monitorização nos casos de baixo risco, e nos casos de alto risco o isolamento profilático (quarentena) mantendo uma vigilância ativa e sendo realizado um teste laboratorial.


Período de incubação – 9º ano

O período de incubação tem-se pelo tempo decorrido entre a exposição de um indivíduo a um organismo patogénico e a manifestação dos primeiros sintomas. Durante este intervalo de tempo o hospedeiro não manifesta quaisquer sintomas, o que se pode revelar muito perigoso no caso do Covid-19, cujo período de incubação é entre 1 a 14 dias, uma vez que quando infetado pode transmitir a doença a outras pessoas. Este período e especialmente grave no caso do Corona-Vírus pois torna o rastreio mais complicado.


Pedro Pinto - 12ºB

Anónimo disse...

A nossa rede


No cartoon de Agim Sulaj observa-se uma mão na escuridão a segurar um lápis que desenha, através de uma rede, pegadas que fogem para a claridade.
Esta rede divide o plano em dois: um posterior, escuro, onde se encontra a mão e metade do lápis que segura; a outra metade encontra-se no plano anterior, claro, onde pegadas são desenhadas.
O contraste entre planos transmite uma ideia de tristeza (tons mais negros por detrás da rede) e esperança (tons mais claros). Como se a mão quisesse escapar da sua prisão, mas o único modo que tem ou conhece é desenhando pegadas, possivelmente imaginando onde tais se deslocam, daí existir uma espécie de “aura” clara perto da rede no lado sombrio. Este contraste representa o desejo que a mão tem de ser livre, as pegadas que desenha podem fugir da escuridão, mas quem as desenha estará sempre cativo e fechado, a rede é a representação de um sujeito que anseia por liberdade.
No geral penso que este cartoon seja uma autocrítica por parte do autor, por viver na sua própria prisão e não conseguir fugir pela rede que ergueu entre ele e o que o faz feliz, por isso imagina, para, por momentos, atravessar a sua rede.

Pedro Pinto - 12ºB