Total visualizações

24 setembro 2020

Apreciação crítica

 Na sequência do trabalho de aula, regista o teu texto de apreciação crítica do "cartoon" da prova 639, F2, 2020.

 

32 comentários:

Inês Pereira disse...

Escravos dos telemóveis


No cartoon de autoria de Pedrag Srbljanin, observava-se um homem e uma mulher virados de costas fixados no ecrã do telemóvel, cada um deles está acompanhado de um cão que comunicam entre si.
A imagem transmite-nos uma grande ideia de dependência das tecnologias representada pela ação dos dois humanos. Deste modo o desenho apresenta um carácter humorístico ligado ao facto do ser humano ser um ser evoluído e inteligente e estar agarrado a um vício em vez de comunicar, enquanto que os animais estão próximos e não tendo dependências aproveitam a devida oportunidade para a interação.
O cartoon crítica diretamente a sociedade por estarem constantemente omnipresentes ocupando os tempos livres tendo ou não companhia com a tecnologias tornando-nos assim “ escravos “ dos telemóveis.
A sociedade tornou-se cada vez menos pacientes com a realidade e se ela não corresponder às expectativas, viramo-nos para o ecrã do telemóvel sendo que desta forma perdemos o controlo da tecnologia deixando que seja ela a controlar-nos a nós.
Os animais desenhados no cartoon tem também um significado representando assim a ação que os humanos presentes deveriam fazer dando lhes assim o exemplo ligado a comunicação à interação e a proximidade.
No essencial o cartoon crítica principalmente a sociedade de hoje em dia, tentando chamar a atenção às dependências que temos.

Inês Pereira 12ano

Noémia Santos disse...

Obrigada, Inês.
Creio que captas a mensagem fundamental. Todavia:
Deves destacar um pouco mais os "elementos significativos da composição"
Apurar a escrita na 2ªversão.

Correções:

Em «cada um deles está acompanhado de um cão que comunicam entre si.» tem de ser alterado (não percebei a tua pergunta, afinal...e como não nos pudemos chegar muito...). Fica:
«cada um deles está acompanhado de um cão e os animais comunicam entre si.»

Linha 4 - «ao facto do ser...» Aqui é «ao facto de o ser»; em "facto de" a preposição não contrai com o artigo.

Vocabulário - pensar em substituição por sinónimos em «ser humano ser um ser».

2º parágrafo tem problemas sintáticos - refazer:
a sociedade por estarem - - concordância de número
constantemente omnipresentes - o quê?


Corrigir a falta de concordância em «A sociedade tornou-se cada vez menos pacientes».

No final, deve estar «chamar a atenção para as dependências.» Chamar a atenção PARA.


Agora: refazer e melhorar esta primeira versão e republicar.

Unknown disse...

A ilusão do Homem

No cartoon da autoria de Predrag Srbljanin estão representados um homem e uma senhora de costas voltadas, ambos donos de cães. Estas pessoas utilizam os respetivos dispositivos móveis, sem se dirigirem um ao outro, enquanto que o animais de estimação, dóceis e afetuosos, se contactam, partilham gestos.
Na cabeça do Homem, este trata-se do grande detentor de inteligência, do mais independente de todo o planeta. Este cartoon evidencia precisamente o contrário: ao colocar os indivíduos voltados para fora, ou seja, evitando qualquer contacto direto e, ao mesmo tempo, manipulando os seus telemóveis, dispositivos que, ironicamente, propiciam a comunicação, Srbljanin critica a nossa sociedade, já que nos temos em melhor conta do que a realidade.
Por outro lado, o autor retrata a dependência humana perante os seus recursos tecnológicos, ridicularizando o facto de, agora, já não conversarmos tanto uns com os outros. Assim, sendo a criação das palavras dos grandes símbolos da inteligência humana e estando nós a perder a sua dicção, estamos a perder capacidades, colocando-as em aparelhos que tudo fazem por nós.
Neste registo, Srbljanin atribui aos animais um maior poder do que aos humanos, já que estes comunicam entre si, o que nos permite desmistificar a grande ilusão criada em redor daquele que se diz ser “o maior predador da Terra” e que, afinal, apenas se trata de um dos mais dependentes do planeta.

B. Roque, 12ºA

Anónimo disse...

Socialização em tempos modernos

O cartoon, da autoria de Predrag Srbljanin, contém duas pessoas – um homem e uma mulher – virados de costas um para o outro a olhar para os seus telemóveis enquanto os cães que levaram a passear estão viradas um para o outro, um com uma pata levantada, em gesto de comunicação.
Trata-se de uma crítica cheia de sarcasmo e humor. O ilustrador fez o contraste entre os indivíduos que, estando próximos um do outro, distanciam-se por estarem atentos aos seus telemóveis – simbolizado por estarem de costas um para o outro - , e os cães que, sendo supostamente menos inteligentes, estão virados um para o outro, a comunicar.
É a perfeita crítica à maneira como interagimos nos tempos modernos, expondo o vício e a dependência que muitos vieram a criar com as novas tecnologias. Vício esse que nos isola e distancia uns dos outros, apesar de às vezes estarmos tão próximos. A parte mais irónica, e que o ilustrador realça melhor, é que os cães estão a fazer aquilo que os donos não fazem, pondo os modos sociais da era moderna abaixo daqueles dos animais.
Para concluir, o cartoon de Predrag Srbljanin faz uma crítica, cheia de sátira, ao modo como socializamos hoje em dia, ao isolamento que pode ser provocado pelas redes sociais, mídia e entretenimento digital que nos priva do contacto físico e das conversas corriqueiras e brincadeiras que são naturais a todos nós.

Miguel Matias, 12°A

Anónimo disse...

Desconexão real, conexão digital

Predrag Srbijanin realizou um cartoon de caráter humorístico no qual se observa dois indivíduos, uma senhora e um senhor vidrados no seu telemóvel, estando de costas um para o outro. Com cada um dos indivíduos, está o seu animal de estimação, permanecendo estes dois cães voltados de frente um para o outro.
É evidente que a atenção que os indivíduos depositam nos seus dispositivos móveis, os está claramente a impedir de comunicar, que os distancia de qualquer interação social. Considero também que pelo facto da senhora aparentar ser mais nova que o senhor, simboliza a abrangência que este problema, o vício nas tecnologias e a forma como afeta as relações humanas, é transversal nas várias faixas etárias. Enquanto que, os cães se encontram de frente a interagir, tanto que um deles até levanta uma pata em direção ao outro, estando este com um ar carinhoso a mirar o outro.

Este contraste serve para alertar a nova realidade que está muito presente nos dias de hoje. As pessoas estão tão distraídas e afundadas nas tecnologias, que as relações, a comunicação, a ligação entre as pessoas estão a ser gradualmente debilitadas, e capacidade de se conseguirem efetivamente relacionar é consequentemente afetada.

Assim considero que este cartoon com um tom irónico mostra como o mundo está virado do avesso, e os seres mais evoluídos, sociais e intelectuais estão a regredir na sua capacidade social.

Maria O. 12ºA

Anónimo disse...

“Comunicar ou ignorar”

No cartoon de Pedrag Srbljanin estão representadas duas pessoas, uma mulher jovem e um homem, estando ambos a olhar para o telemóvel e de costas um para o outro. Os dois estão acompanhados por um cão, estando os animais a cumprimentarem-se e a comunicarem entre si, intensificando-se o doce gesto do cão da mulher que estende a pata ao cão vizinho.
Tanto o homem como a mulher, ao estarem agarrados ao telemóvel, nem reparam, ou simplesmente ignoram o facto de estarem perto um do outro e nem comunicarem. Isto demonstra que estão tão viciados na tecnologia e tão dependentes do que se passa no telemóvel que se distanciam, tratando-se assim de uma questão de falta de educação por não cumprimentarem o próximo. Este ato de ignorância chega a tornar-se ridículo uma vez que ambos estão a utilizar um aparelho para comunicar e não interagem um com o outro. Por outro lado, o facto de os cães se estarem a cumprimentar (gesto de dar a pata) simboliza a conexão e simpatia que até os animais têm entre si e os humanos não. A necessidade de estar ao telemóvel, ao invés de olhar para o mundo real, leva ao isolamento social demonstrado pelo comportamento dos indivíduos (virados de costas um para o outro).
Concluindo, através da ironia e do sarcasmo utilizados neste cartoon verifica-se que os animais sociais (humanos), que deveriam socializar, não o fazem, mas os que não têm essa possibilidade (cães) tentam comunicar à sua maneira, demonstrando assim mais empatia, preocupação e respeito um pelo outro que os próprios donos.

Ema Conceição nº 10 12º A

Anónimo disse...

"Pequeno ecrã, grande mundo"

No cartoon, da autoria de Predrag Srbljanin, é possível observar um homem e uma mulher de costas voltadas um para o outro a olharem fixamente para o telemóvel. Na mão de cada um há, também, uma trela que prende o respetivo cão. Os animais, ao contrário dos donos que se encontram em extremos opostos da imagem, unem-se, ao centro, a brincar.
Com a forte imagem dos dois indivíduos de costas, fixados no ecrã do telemóvel, totalmente abstraídos do que se passa ao seu redor, o autor do cartoon transmite a ideia de que a dependência e o vicio nas novas tecnologias está a afastar-nos do mundo real, físico e da conexão com os outros. O tom irónico do cartoon revela-se no facto do homem e da mulher que, apesar de se encontrarem muito próximos um do outro, estão tão imersos no seu mundo virtual, que se isolam, evitando qualquer contacto e assim, ficando sozinhos.
Contrastivamente à posição dos donos, os respectivos animais de estimação juntam-se meio do cartoon e interagem entre si. Já com esta imagem dos dois cães, o autor critica o ser humano, pois apesar de ser mais evoluído que estes pequenos animais, começa a esquecer-se das coisas mais importantes e necessárias, como a interação social, substituindo-as pela tecnologia.
Deste modo, Predrag Srbljanin deixa uma poderosa lição para todos aqueles que se estão a tornar "vítimas" da tecnologia: talvez seja tempo de começarmos a aprender com os nossos animais e deixarmos o pequeno ecrã para conhecermos o grande mundo e interagirmos com o próximo.

Catarina Martins, 12°A

Anónimo disse...

Dependência e Desconexão

O cartoon, da autoria de Predrag Srbljanin, apresenta uma mulher e um homem de costas viradas um para o outro, de olhos postos no ecrã do telemóvel. Ambas as personagens desenhadas trazem consigo, agarrados à trela, os seus cães que se sentam entre os dois e que ao contrário do que acontece com os seus donos, encontram-se a olhar um para o outro, com um dos cães a estender a pata na direção do outro.
Os telemóveis simbolizam a dependência e vício nas novas tecnologias que levam ao isolamento e ignorância do mundo que nos rodeia, permitindo-nos apenas conviver através das novidades das redes sociais e da internet. O facto de os indivíduos surgirem de costas voltadas um para o outro, indica a modificação dos hábitos dos utilizadores das novas tecnologias que preferem cada vez mais a comunicação através dos telemóveis do que o convívio frente-a-frente. Já os cães despertam a atenção nesta ilustração através da suas atitudes afetuosas (o estender da pata) e das suas vontades de comunicação que é contrária à dos seus donos.
Podemos então concluir através deste cartoon cheia de sarcasmo e humor que as novas tecnologias se sobrepõem cada vez mais ao convívio e ao relacionamento saudável entre as pessoas, e que os animais através da sua vontade de proximidade, comunicação e conexão se mostram como um exemplo para o que a sociedade devia modificar nos hábitos adotadas com a modernização da tecnologia.

Mariana Ferreira, 12ºA

Anónimo disse...

A ignorância das tecnologias
Neste cartoon está representado um homem e uma mulher de idades diferentes, sendo o homem o sujeito mais velho. Os sujeitos encontram-se de costas voltadas um para o outro e ambos seguram num telemóvel enquanto passeiam os seus cães que, ao contrário dos humanos, estão a tentar comunicar. A partir desta representação sarcástica mas no entanto simbólica, pois retrata várias situações que acontecem atualmente, podemos perceber que apesar do ser humano ser o animal mais evoluído não teve a capacidade nem iniciativa de comunicação que os cães, animais menos evoluídos, tiveram.
O facto de os humanos estarem a mexer no telemóvel permite-nos entender que a falta de comunicação surge daí. Estão num vício tão grande nas tecnologias que acabam por permanecer na ignorância de não falar e de se aproximar da pessoa que se encontra mesmo ao seu lado. Com isto, posso concluir que este cartoon apesar de ter um lado sarcástico, evidenciado pela ilustração dos cães a comunicar em vez dos humanos, tem também um lado sério que alerta para o uso das tecnologias, pois muitas vezes estamos tão focados nos nossos telemóveis que acabamos por nos distanciar de pessoas que se encontram tão próximas de nós.

Carolina Oliveira 12ºA

Noémia Santos disse...

Obrigada, Bruna.
Há no teu texto interessante material de reflexão. Mas margem de melhoria.

Correções:
"Na cabeça do Homem, este trata-se" - evitar o p. demonstrativo neste contexto frásico; nesta frase o «trata-se» não é adequado.
Optar pela ordem direta.
- O Homem vê-se como ...
- A imagem que na cabeça do Homem existe sobre si próprio é ...


Também repensaria o 3º parágrafo, sobretudo:
« Assim, sendo a criação das palavras dos grandes símbolos da inteligência humana e estando nós a perder a sua dicção...» etc.

NOTA: Dicção - maneira de articular ou pronunciar palavras; pronúncia.
Querias mesmo dizer «dicção»?
E terá muita lógica enquanto argumento? Ao telemóvel também estão a lidar com a linguagem...
Creio que o problema abordado é de comunicação, de dependência da tecnologia, como referes, e do seu impacto na ligação entre os indivíduos, na incomunicabilidade que pode gerar.

Noémia Santos disse...

Bem, Miguel.
Está sucinto e bem articulado. Reflexão relevante.

Corrigir:
«mídia» - não existe.
Usar o termo original latino «media» (sem acento e entre aspas) ou a sua versão portuguesa:
média (os média)
ou
meios de comunicação de massa.


Noémia Santos disse...

Obrigada, Maria.
Bem articulado e pertinente.
O trabalho com o conceito de interação social é relevante, bem apanhada no título.

Corrigir
Tirar a vírgula de «Enquanto que, os cães».

Anónimo disse...

Desconectados do Mundo

No cartoon da autoria de Predrag Srbljanim, observamos, um senhor e uma jovem de costas voltadas com os olhos postos cada um no seu telemóvel. Estas duas pessoas estão acompanhadas dos seus cães, que contrariamente aos donos encontram-se frente a frente.

Com esta imagem entendemos que o telemóvel, conhecido por unir pessoas de todas as partes do mundo, particularmente nesta situação tem o efeito contrário nos indivíduos. Fazendo com que ao usufruírem deste dispositivo se abstraiam, totalmente, do que está á sua volta. Já os seus animais de estimação interagem entre si, uma prova disso é o cão da jovem que até estende a pata para o seu companheiro como uma forma de cumprimento e afeto.

No fundo, de uma forma cómica e até sarcástica, o autor da obra, alerta para o uso excessivo, podendo este vir a tornar-se num vício, das novas tecnologias e o impacto que tem na convivência em sociedade que, de alguma forma está a distanciar cada vez mais a população por conta da evolução tecnológica. Até mesmo os cães considerados seres não tão evoluídos quanto os humanos, conseguem de uma forma natural conviver e relacionar-se melhor que os homens, que ficam dependentes de uma simples máquina, perdidos no seu próprio ecrã.

Catarina Vieira 12ºA

Noémia Santos disse...

Obrigada,Ema. E sim, senhora, equilíbrio entre partes estruturantes.
Apreciações pertinentes, ex."Este ato de ignorância chega a tornar-se ridículo uma vez que ambos estão a utilizar um aparelho para comunicar e não interagem um com o outro".
(Voltaremos a esta temática ao longo do ano.)

Noémia Santos disse...


Obrigada, Catarina. Pertinente e adequado.

Noémia Santos disse...

Bem, Mariana.
Fico satisfeita com o desempenho.


Corrigir o lapso em «da suas atitudes» (fugiu o «s»).

Noémia Santos disse...

Obrigada, Carolina.
Tem apreciações com pertinência.


Correções a fazer:
Em «representação sarcástica mas no entanto simbólica» há 2 problemas:

sintático: ou «mas» ou «no entanto»; querem dizer o mesmo.

coerência lógica/sentido: sarcástica não se opõe a simbólica; são categorias distintas que podem coexistir; em vez de «mas» seria um «e».

Ainda: «apesar do ser humano» substituir por «apesar de o ser humano»;
Em: o facto de .... apesar de, etc., o «d» não contrai com o artigo.

Alguma dúvida, diz-me.

Anónimo disse...

A realidade do século XXI

No cartoon de Predrag Srbljanin podemos observar um homem e uma mulher de costas voltadas sem qualquer tipo de convivência ,ambos com o seu olhar preso no telemóvel enquanto estão acompanhados pelos seus animais de estimação, dois cães que interagem e revelam algum tipo de afeto.
Ambos os indivíduos que estão de costas voltadas, não mostram interação alguma ,de tão prisioneiros que estão dos seus telemóveis, a mensagem que o autor do cartoon tenta divulgar é que por muito independente e inteligente seja o Homem passa grande parte do seu tempo dependente e viciado das tecnologias ,mesmo estando próximos preferem isolar-se ,rejeitar a socialização e o diálogo.
Ao contrário das ações dos donos ,os dois cães convivem frente a frente sendo até que um dos animais tem uma pata levantada como símbolo de proximidade, a principal critica é que até mesmo os animais conseguem ter um tipo de relação e interação que os humanos não têm.
Para concluir com a ironia e sarcasmo presentes nesta imagem pelo facto das pessoas optarem pelo contacto virtual em vez do contacto pessoal mas que no final devíamos ser como os nossos animais e começar a conviver em sociedade.

Rita Gonçalves/ 12ºA

João G. Matias (12ºA) disse...

Ao nosso lado

Neste cartoon de autoria de de Predrag Srbljanin observam-se duas pessoas agarradas ao que parecem ser os seus telemóveis. De costas um para o outro, a ausência de interação entre estes dois sujeitos é visível, enquanto que o contrário é verdade para os seus cães que tomam uma zona central na imagem enquanto comunicam entre si.
Isto é claramente um critica perfurante à ideia de seres humanos como "criaturas sociais" e às novas formas de comunicação. Vejamos, enquanto que dois cães, supostamente munidos de um intelecto e capacidade social inferior à dos homens interagem e demonstram afeto, representado pelo dar da pata de um desses cães, as duas pessoas encontram-se distanciadas, cada um, com a sua atenção completamente consumida pelo aparelho eletrónico que se encontra nas suas mãos.
É já claro que as novas tecnologias nos permitem comunicar de formas incríveis com pessoas e até culturas em zonas do globo completamente diferentes, que de outra forma não seriamos capaz de o fazer há apenas trinta anos atrás.
O impacto irónico que o cartoon nos deixa é instantâneo, talvez por se aproximar desconfortavelmente da realidade, e assim fica-nos uma pergunta: Quem está ao nosso lado neste mundo internet-o-social?

Alexandre Umbelino, 12º A disse...

Desumanos

Neste cartoon de autoria de Predrag Srbljanin podemos observar um homem e uma mulher ambos vestidos com roupas antiquadas fixados nos seus telemóveis enquanto passeiam os seus cães, que são os únicos que se demonstram disponíveis para algum tipo de interação sendo que um deles dá a pata a outro.
A simbologia desta imagem remete-nos para a ideia de que as tecnologias nos estão a afastar socialmente, representado pelos dois protagonistas estarem agarrados aos seus dispositivos, aparentemente ignorando a presença um do outro enquanto que os cães que não possuem tal tecnologia interagem entre si e fazem o melhor do seu encontro.
Outra crítica ao comportamento destas duas personagens é representada através da roupa que estes usam sendo que esta parece ser muito antiquada para o tempo em que vivem tendo em conta que estão a usar telemóveis, o que pode significar que apesar de estarmos numa época mais "evoluída" tecnologicamente estamos a andar para trás ao nível social devido à isolação e individualidade que esta digitalização do nosso mundo pode provocar em cada um de nós.
Em conclusão penso que este cartoon traga uma crítica importante e bem elaborada sobre a nossa sociedade e como começámos a valorizar mais a satisfação imediata que estes novos ecrãs nos podem dar do que a presença dos outros, o que nos leva a realmente questionar se estamos sob uma evolução ou um desastre social.

Anónimo disse...

Mundo irreal

O cartoon da autoria de Pedrag Srbljanin ilustra duas pessoas, um homem e uma mulher, de costas voltadas um para o outro. Cada um deles contém um telemóvel numa das mãos e na outra um cão à trela. Os cães estão frente a frente, a interagir, enquanto ambos os donos se encontram vidrados no ecrã do telemóvel.
Esta ilustração possui um carácter sarcástico e humorístico. As duas pessoas simbolizam a tamanha dependência das tecnologias e a falta de comunicação entre os indivíduos, uma vez que, tanto um como outro, não procuram interagir de alguma forma, mas sim dar importância ao seu vicio. Não olham para o que está á sua volta, acabando assim por se isolarem e, por viver num mundo que não existe, num mundo irreal. Por outro lado, temos os cães a ridicularizarem a atitude dos humanos, pois estes, apesar de serem um ser irracional, demonstram capacidade de comunicação e vontade de interação.
Com isto, não significa que as tecnologias sejam algo mau, porque não são. Tornam-se tóxicas sim, quando são utilizadas incorretamente, como neste caso.
Infelizmente a má utilização das tecnologias é muito frequente nos dias de hoje e, este cartoon está muito bem conseguido, pois critica a sociedade e denuncia os seus comportamentos menos corretos.

Beatriz Júlio, 12ºA

Anónimo disse...

A importância da interação
No cartoon, da autoria de Predrag Srbljanin observamos duas pessoas, uma senhora e um senhor. Ambos seguram um telemóvel e agarram a trela de um cão. Os dois cães representados estão sentados. O cão que a senhora está a segurar a trela, tem a pata esquerda levantada em direção ao outro cão.
Deste modo, o ilustrador dá a entender que estes humanos ao estarem agarrados ao telemóvel não interagem um com o outro, demonstrando uma falta de educação e respeito, sendo que estão próximos e não interveem. O telemóvel simboliza a presença das tecnologias perante os humanos, deixando estes de comunicar e socializar, tornando as pessoas mais reservadas, antipáticas e dependentes.
Por outro lado, os cães demonstram conexão e interação, identificado pelo gesto de saudação entre ambos.
A simbologia da trela revela ironia pois, os cães estão agarrados com a trela e interagem, já os humanos que estão agarrados ao telemóvel não o fazem.
No cartoon verifica-se sarcasmo, porque tendo os humanos capacidades para comunicar não o fazem, já os cães que não as têm comunicam uns com os outros.
Este cartoon manifesta que, atualmente, a dependência das tecnologias afeta a sociedade drasticamente, pois as pessoas estão a dar mais importância às redes sociais do que à interação.
Bruna Cuco, 12ºA

Anónimo disse...

No cartoon da autoria de Predrag Srbljanin estão representados um homem e uma mulher e os dois têm cães que comunicam entre si. Ambos estão de costas viradas um para o outro e seguram em telemóveis.
Deste modo, o ilustrador tenta transmitir a importância das comunicações entre as pessoas e o vício que os impede de conviver uns com os outros.
Hoje em dia, a maior preocupação em muitas pessoas é em ter as melhores fotos no instagram e poder "conversar" com os amigos nas redes sociais ou jogar computador com os amigos, mas desta forma apenas se afastam cada vez mais das suas realidades e ficam com dificuldades em se confrontar para se divertirem juntos ou terem apenas boas conversas ou em vez de se limitarem a escrever e sorrir para um telemóvel ou computador.
Contudo, as tecnologias não são algo mau, pois trouxeram muitas coisas boas para a humanidade. As tecnologias tornam-se toxicas quando as pessoas fazem delas um vício e a sua vida.
Em suma, devíamos olhar um pouco mais à nossa volta e tentar ser um pouco mais como os nossos animais de estimação, que convivem entre si, em vez de estar-mos sempre a olhar para um ecrã sendo que podemos estar mesmo ao lado de pessoas especiais e nem sabemos. É irónico estarmos uns ao lado uns dos outros e comunicar-mos apenas por um telemóvel.

Teresa Lourenço, 12ºA

Anónimo disse...

Os dias de hoje

O Cartoon, da autoria de Predrag Srbljanin, apresenta uma mulher e um homem de costas a passearem os cães que estes estão frente a frente.
A intenção do autor ao colocar o homem e a mulher agarrados ao telefone tem o propósito de demonstrar a ignorância e o desligamento da humanidade, pois como seres racionais, inteligentes e sociais, deveríamos estar a conviver uns com os outros e não a criar um distanciamento social, além de barreiras de isolamento aos mais próximos.
No entanto, os dois cães interagem um com o outro o que revela -se inesperado por ambos serem animais diferentes dos seres humanos e, neste caso, até o cão maior levanta a pata como sinal de afetuasidade, de querer atenção e estar a divertir -se com o outro animal em sua frente.
O objetivo do cartoon é mostrar o sarcasmo e ironia entre os animais e os seres humanos desenhados ao representar o vício das tecnologias, o distanciamento entre as pessoas, e a diferença com os animais que estão a conviver, mesmo sendo apresentados como uma classe inferior.
Com o propósito de crítica juntamente com humor, este cartoon demonstra a realidade dos dias de hoje, que, como seres superiores estamos a agir igual ou pior aos seres considerados inferiores.


Beatriz Silva, 12°A

Eva disse...

Neste cartoon, da autoria de Predrag Srbljanin, podemos observar dois indivíduos acompanhados pelos seus respetivos cães, de costas voltadas e com os olhos postos nos seus telemóveis.
Este é um cartoon de teor satírico/humorístico com o objetivo de simbolizar o que acontece muitas vezes nesta nova era da tecnologia.
A primeira coisa que reparamos ao olhar para a imagem é o facto dos cães estarem a interagir enquanto os senhores estão mais interessados nas interações virtuais.
Esta é uma realidade dos novos tempos em que vivemos, com a qual somos muitas vezes confrontados.
Todos nós já nos deparámos com situações parecidas, como por exemplo entrarmos num restaurante e as pessoas estarem todas de telemóvel na mão sem se dirigirem uma única palavra.
Há cada vez menos conexão entre os seres humanos pois estes estão completamente dependentes dos aparelhos electrónicos o que pode ser muito prejudicial para a sociedade.
Este cartoon serve de advertência no sentido em que a solidão é um sentimento muito presente nas pessoas e as novas tecnologias podem ser uma alavanca para despertar ainda mais essa sensação e, por isso, importa lembrar que não nos podemos isolar e refugiar no mundo tecnológico porque acima de tudo somos seres humanos e o ser humano foi criado para se relacionar entre si, para interagir e, principalmente, ser feliz.


Eva Sales, 12ºA

Anónimo disse...

Mundo Digital

No cartoon apresentado, da autoria de Predrad Srbljanin é possível observar duas pessoas de costas viradas uma para a outra, ambas a usar o telemóvel e dois cães a olhar um para o outro.
O autor colocou as duas pessoas de costas uma para a outra a utilizar o telemóvel para criticar o modo de como usam em excesso as tecnologias e a dependência que têm em estar constantemente conectadas à internet, sendo ridículo estarem lado a lado porém afastados por prestarem demasiada atenção ao aparelho.
Na ilustração há uma ideia de sarcasmo, pois os cães, ao contrário dos humanos, estão virados um para o outro, estando um com a pata levantada dando a ideia de querer comunicar com o outro. Estes animais, sendo teoricamente menos evoluídos e inteligentes que o ser humanos aparentemente sabem socializar melhor que os mesmos.
Sem dúvida essa é a realidade que vivemos e Predrad Srbljanin faz uma excelente crítica, colocando os cães a dar o exemplo aos seres humanos. Trocar ideias, pensamentos, pontos de vista, opiniões, experiências são aspetos que deveriam ser conversados em vez de estar sempre a olhar para o telemóvel.
Em suma, O cartoon pretende fazer uma crítica á maneira como interagimos uns com os outros na atualidade. As tecnologias são muito importantes para todos nós, mas quando utilizadas em excesso tornam-se extremamente prejudiciais.


Henrique Baptista; 12ºA

Diogo Sequeira disse...

Nova sociedade
O distanciamento social é um conceito que está muito presente no nosso dia-a-dia, na nossa nova realidade. No entanto, estamos a praticá-lo há muito mais tempo do que imaginamos. É exatamente isto que, Predrag Srbljanin tenta transpor para o seu cartoon.
Estão representados dois seres humanos de costas (um homem e uma mulher) digitando no telemóvel, e os respetivos animais de estimação que foram levados a passear.
O autor do Cartoon, tenta simbolizar através das pessoas, a nova dependência da atualidade, a tecnologia. Esta acaba por nos afastar, nos deixar isolados e sem interação.
Predrag Srbljanin contrasta este acontecimento com os animais. Estes tomam uma posição mais frente a frente, parecendo até que querem brincar. Tenta assim simbolizar a afetividade dos nossos melhores amigos. Talvez isto aconteça porque não podem ter um telemóvel, como nós.
A verdade é que nós, humanos, estamos a ficar cada vez mais distantes do mundo.
Concluindo, percebemos que se trata de um cartoon sarcástico/humorístico. Caracteriza a sociedade atual, a forma como vivemos e nos comportamos. Deixámos de socializar e passamos mais tempo interessados no mundo virtual.
Diogo Sequeira, 12°A

Anónimo disse...

Uma sociedade viciada

A partir de uma observação objetiva do cartoon, da autoria de Predrag Srbljanin é possível visionar um homem e uma mulher que passeiam os seus cães. O homem e a mulher estão de costas um para o outro agarrados aos seus telemóveis, enquanto que os seus cães parecem estar a comunicar entre si.
A meu ver, através de uma análise subjetiva do cartoon, o autor pretende mostrar que atualmente o ser humano, sendo um ser vivo social, está muito dependente dos telemóveis (tecnologias), o que leva à diminuição da interação física entre os mesmos. Por outro lado, os cães sendo um ser vivo com uma menor capacidade cognitiva e com uma menor necessidade de socializar que o Homem, no cartoon estes aparentam estar a comunicar diretamente um com o outro, ao contrário do homem e da mulher.
Em suma, creio que o cartoon possui um tom critico, porque atualmente a sociedade está muito dependente das tecnologias, principalmente do telemóvel, o que explica a diminuição de interações diretas entre as pessoas da atual sociedade.

João Rego, 12ºA

Anónimo disse...

Interação e ignorância

No cartoon de Predrag Srbljanin podemos observar dois indivíduos distantes de diferentes faixas etárias de costas um para o outro olhando cada um para o seu dispositivo electrónico.
Ambos os indivíduos estão acompanhados pelos seus respetivos animais que por sua vez estão a interagir e próximos um do outro.

Predrag usou este cartoon como crítica para dois grandes problemas que enfrentamos na sociedade de hoje em dia: a falta de comunicação e o vício.
Como podemos observar claramente na imagem, ambas as personagens estão fixadas nos seus telemóveis incapacitando assim a comunicação entre as duas. Os telemóveis foram inventados para a possível comunicação entre os seres humanos mas parecece que também estes dispositivos conseguem cortar as comunicações entre nós.

Podemos constatar uma ironia neste cartoon ao observar a interação entre os cães e a ignorância entre os dois indivíduos. Visto que, ao contrário dos cães, as pessoas são seres racionais logo deveriam ter mais facilidade em comunicar entre si.

Deste modo, Predrag Srbljanin teve como objetivo apelar aos observadores a falta de comunicação entre o ser humano e o efeito que os vícios têm no mesmo.

Miguel T., 12ºA

Otávio Domingues -- 12°A disse...

Evolução ou regressão?

No cartoon de autoria de Predrag Srbljanin, que apresenta-se em único plano, no qual observa-se a presença de dois cães que estão frente a frente, enquanto os vossos donos, estão de costas voltadas um para o outro, a o mesmo tempo em estão "conectados" a seus telemóveis.
Partindo desta imagem, percebe-se que os cães estão a interagir, a qual é simbolizada pela posição da pata do cão de maior porte, que demonstra o ideal de afeto. Enquanto isso, os donos dos cães apresentados no cartoon estão próximos um do outro, mas não estão a interagir; facto que não deveria ser comum em situações como a apresentada. Assim, percebe-se que eles estão dependentes de conexão com a tecnologia, no caso, é representada pelos telemóveis.
Para concluirmos, o cartoon de Predrag Srbljanin carrega consigo uma poderosa mensagem, a qual baseia-se na ideia de que: apesar de os seres humanos serem serem mais evoluídos que qualquer outro ser presente no planeta, acabam por perder a credibilidade em relação a esse ponto de vista. Assim, os cães apresentados, que interagem entre eles, são visualizados como seres evoluídos, no caso do cartoon. E esse facto só ocorre devido a o problema de os seres humanos estarem extremamente dependentes da tecnologia para interagir. Assim, conclui-se que o cartoon exibi os vícios e a ignorância presentes na sociedade atual.

Otávio Domingues - 12°A

Unknown disse...

No cartoon representado da autoria de Predrag Srbljanin, estão presentes uma mulher e um homem ambos donos de cães e ambos a olhar para o seu telemóvel, as duas pessoas estão de costas uma para a outra e afastadas enquanto os dois cães olham um para o outro como se comunicassem entre si.
O cartoon apresenta uma forte critica ao vício das tecnologias e mostra como essa dependência influencia a forma como interagimos com as pessoas ao nosso redor. Também presente neste cartoon esta a ideia de como os cães interagem entre si de uma forma mais simpática pois de certa forma estes se cumprimentam enquanto os seus donos se ignoram, com isto podemos perceber que talvez as tecnologias estão a tornar as pessoas mais frias e mais afastadas do mundo real.
Para concluir, este cartoon de tom humorístico e sarcástico passa a ideai de como as tecnologias estão a fazer o ser humano perder a sua essência e alerta-nos para os nossos vícios e em como eles podem vir a influenciar no nosso futuro a forma como interagimos uns com os outros e a maneira como vivemos a nossa vida mais ignorante e fria.

Alexandre Santos 12ºA

Anónimo disse...

Observamos neste cartoon vários elementos que penso serem relevantes referir para a elaboração da sua apreciação crítica.
Começando pelos dois elementos principais, vemos a representação de um homem e de uma mulher, estando a mulher com roupas brancas e o homem de preto. Observamos que cada uma destas pessoas segura uma trela presa a um cão e os dois cães parecem manter uma interação, ao contrário das pessoas, que seguram os seus dispositivos móveis, não mantendo qualquer interação social.
Este cartoon, na minha perceção, pretende demonstrar como as pessoas, com a evolução da tecnologia, interagem cada vez menos presencialmente, e, aqui, os animais poderão representar a interação que ainda se estabelece pelos humanos, mas de forma indireta.
O facto de a senhora estar de branco e o homem representado a preto, será uma referência à pureza que ainda faz parte da conceção tida pela sociedade acerca da mulher, a ingenuidade, a sensação de paz de que carece o ambiente em volta de um homem. Homem este que traz a ideia contrária, de carência de paz e calma.
Concluindo esta análise das cores, aqui poderá ser estabelecida uma ideia de discrepância entre dois opostos, o homem e a mulher, mas que no fundo, necessitam de estabelecer relações e que é algo inerente no ser humano.
A interação entre os cães traz uma boa complementaridade ao cartoon, deixando-nos refletir acerca de como nos falta a interação presencial. Os próprios animais passam a ideia de medo de estabelecer tal interação, representando a falta de usualidade com que estas são realizadas nos tempos de hoje.
No geral, penso que este cartoon é eficiente na mensagem que pretende passar, a necessidade de nos voltarmos a relacionar mais entre humanos para além das mídias sociais que nos rodeiam é evidente e bem transmitida.