Preparação
|
1.
Utilizar técnicas de pesquisa em
vários suportes
|
2.
Aplicar regras de tomada de notas
|
|
3.
Organizar a informação recolhida
|
|
4.
Programar o suporte escrito e a oralidade (planificação, execução, avaliação)
|
|
Análise
|
5.
Determinar a intencionalidade
comunicativa
|
6.
Apreender os sentidos do texto
|
|
7.
Reconhecer a dimensão estética e
simbólica da língua
|
|
8.
Avaliar ideias, comportamentos e
situações de modo crítico e autónomo
|
|
Linguagem
|
9.
Adequar o discurso à situação
comunicativa (gravação e apresentação/discussão)
|
Às vezes é preciso ver as coisas por outro ângulo, ousar pensar ao contrário...
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
1 - Seleção do tema
|
2 - Realização dos trabalhos, nas etapas:
- releitura e análise de texto (conteúdo e recursos expressivos) - discussão e síntese interpretativa - seleção dos excertos/frases a destacar no trabalho - conclusões a incluir - realização de áudio/podcast ou vídeo com o trabalho (3-5 minutos) |
- Publicação - envia ficheiro ou «link» para agregador de ficheiros ou publica diretamente no facebook - grupo: Linhas Cruzadas - comunidade de leitores (é um grupo fechado; pede ao delegado de grupo que te 'convide') |
- Reflexão, discussão e debate de ideias decorrentes do trabalho (perguntas,
dúvidas, pedidos de esclarecimento, refutação de argumentos/análises, outras
interpretações ou exemplos...), compreendendo:
. intervenções de colegas dos outros grupos e da professora . resposta/intervenção fundamentada do grupo responsável pelo trabalho |
-
Síntese – pelos alunos da turma e
pela professora (se necessário).
|
Sem comentários:
Enviar um comentário