Total visualizações

28 setembro 2023

"Mensagem" de Fernando Pessoa - os símbolos


A Mensagem é algo mais, muito mais, que uma mera viagem temporal e espacial pela mitologia, pré-história e história de Portugal. É essencialmente uma viagem pelo mundo labiríntico dos mistérios e dos enigmas e dos símbolos e dos signos secretos, em demanda da verdade.” 
António Cirurgião

 SIMBOLOGIA de MENSAGEM| Para além dos elementos que deves consultar no Manual e no Caderno de Atividades, deixo algumas informações adicionais.   

 ◆ A Terra: a Terra aparece como uma projeção do céu e representa o seu princípio passivo, isto é, funciona como recetáculo da vontade de Deus.(...) Mas a Terra é também um espaço de recompensa; é o porto que espera os portugueses, após um longo período de viagem marítima. (...) a Terra seria, após a purificação humana e a instauração da fraternidade universal, uma imagem do paraíso mítico.(...)

 ◆ A Ilha: (...) Pelo seu difícil acesso, ela representa um centro espiritual e primordial. Com efeito, é necessário sabedoria e passar por algumas provações (é o caso dos navegadores portugueses) para a alcançar. Local paradisíaco, onde impera a paz, ela situa-se no domínio do sagrado, longe das massas profanas. Surge, de igual forma, como uma recompensa, como uma conquista, como um prémio merecido, após as tormentas. A ilha significa a promessa de felicidade na terra.

 ◆ A Nau: simboliza a viagem interior, as provações, o caminho a percorrer em direção ao heroísmo. Está ligada à iniciação, que pressupõe a morte, para se dar lugar a um novo ser. Com efeito, o indivíduo inicia uma nova fase da sua existência, na qual procura uma comunhão com o sagrado. Na obra Mensagem, as naus portuguesas conduziram à aquisição do conhecimento de novos mundos e de novas gentes (...) 

A Noite: "Noite" é o título do primeiro poema incluído no bloco "Os Tempos" (na terceira parte da obra). A noite é o símbolo da morte, da ausência de manifestações. (...) A noite implica a hipótese de renascimento, a reconquista de um espaço espiritual perdido, a hipótese de acção dos portugueses, depois de um período de inação.

 ◆ A Manhã: a simbologia deste elemento encontra-se no penúltimo poema da Mensagem, intitulado "Antemanhã". (...) Este período do dia significa a harmonia entre os seres humanos. É um tempo de luz, de vida, de promessa e de felicidade.

O Nevoeiro (O Encoberto): simbologia do Encoberto (D. Sebastião) liga-se à do nevoeiro (aliás, o título do último poema da obra Mensagem). A este associa-se a indefinição, a indiferenciação das formas e, simultaneamente, a hipótese de revelação de novas realidades. É esta promessa de uma nova existência que determina o valor simbólico do nevoeiro, associado à esperança e à regeneração.


Créditos da imagem:  http://obviousmag.org/archives/2007/05/mensagem.html

2 comentários:

Bruno Bento - Consultor Imobiliário disse...

Sintaxe - orações
Oração subordinada adjetiva relativa explicativa
-O António, que é o melhor aluno da turma, recebeu uma bolsa de mérito.
-Os alunos, que estavam distraídos, não perceberam a matéria.
-O João, que teve um acidente, estragou o carro.
-O cabelo da minha avó, que não se penteia sozinho, está despenteado.
-A Rita, a qual gosta de futebol, foi ver um jogo.

Elaborado por:
Beatriz Lucas n3 12B
Bruno Bento n4 12B

Noémia Santos disse...

Ainda não agradecera. Obrigada.

Voltaremos ao assunto e este contributo vai ser útil.