Total visualizações

02 fevereiro 2015

Caminhada

Análise do poema “A criança que fui chora na estrada”

O tema do poema baseia-se na infância, a nostalgia do bem perdido que provoca angústia existencial no poeta. Nos versos 1 e 2 existe uma oposição temporal entre o pretérito perfeito e o presente: “A criança que fui (…)”/”(…)quando vim ser quem sou”. Nestes versos entende-se que a infância ainda não desapareceu por completo, apenas está submersa na pessoa que é agora, à espera de ser recuperada.
Nos versos 3 e 4 o poeta sente-se descontente por não ser mais do que é, deseja regressar ao tempo em que  foi feliz e voltar a ser criança que não pensa, só sente (tempo de inconsciência).
Na segunda quadra está presente uma interrogação retórica: “ Ah, como hei de encontrá-lo?” que reforça a ideia da vontade de encontrar a infância perdida, mas a resposta é dada logo a seguir, não é possível encontrá-la pois falhou o regresso. Está ainda presente um pleonasmo: ”errou a vinda=regressão errada” que reforça a ideia frustrada de voltar à infância perdida através da repetição do mesmo significado com diferentes significantes. Nesta quadra o poeta refere que se sente perdido, não sabe de onde veio nem onde está; está estagnado, já só existe dúvida, não podendo assim progredir nem sentir.
Nas duas últimas estrofes o poeta expressa o seu quer: caso seja possível, relembrar o que esqueceu, observando o passado, sem sair do presente. Assim verá ao longe quem foi, podendo encontrar na sua imagem presente uma parte da imagem do passado, onde poderá perceber quem é agora e reencontrar-se. Nestas estrofes existe uma metáfora - “longe” - que significa as memórias e as recordações e ainda uma repetição - ”pelo menos” - que intensifica a ideia de um mínimo que foi estabelecido como objetivo.
No poema, o sujeito poético sente que deixou de ser criança para se tornar adulto, e agora quer regressar ao passado para ir buscar a criança que abandonou, mas tal não é possível, pois ninguém o consegue fazer. Ao longo de todo o poema existe uma oposição temporal, sendo como um jogo/ uma interligação entre o pretérito perfeito, o presente e o futuro aproximando estes tempos, intensificando mais a ideia da indefiniçãoquanto ao tempo.

Catarina Francisco e Rafael Santos 12ºC

Sem comentários: