Total visualizações

14 janeiro 2015

Cartas de ..."Felizmente há Luar!"

Começamos hoje a publicação das cartas escritas por personagens de Felizmente há Luar!
Leiam, ajuizem.

Encenação da peça FHL

Eu, Vicente, não me conformo, com a vida que levo, na miséria e vivendo de esmolas enquanto aqueles, os "grandes" como D.Miguel e Gomes Freire vivem de luxos e nem se importam com os pequenos, pudera estão no alto do poder e tudo o que ficou para trás é vago e nubeloso , ou seja, não interessa, não lhe faz diferença. A única coisa que me resta é a minha astúcia e a minha ironia pois sei que com isso ainda posso chegar longe.
 Sempre tive esperança que não seria um inútil para toda a vida. Os polícias cá do sítio, os controladores sabiam que eu sabia de mais e que era útil para alguma coisa, até que finalmente me procuraram; é óbvio que prestei todo o meu serviço a quem me oferecia uma vida melhor do que a minha, trocar uma vida de pobre e miserável que aturava as queixas e os desejos dos outros miseráveis mendigos das ruas, pelo pão todos os dias e um reconhecimento.
 Se não os  podes vencer, junta-te a eles, e foi o que eu fiz, pois foi desse modo que pude ascender socialmente. E o que fiz eu? Fui um chibo, um espião: contava tudo o que sabia a D.Miguel - e o que não sabia também! O meu objetivo era ter a sua confiança, não me interessava quem iria prejudicar, não olho a meios para atingir os meus fins, e neste caso alimentei a ira popular contra o Gomes Freire, pobre Gomes Freire...
 Valeu a pena tudo o que fiz. Estou neste mundo e ainda vivo por mim e voltaria a fazer tudo de novo, pois a recompensa foi a chefia de um posto de polícia e um adeus à vida miserável que tinha.





Vicente



 
 Iovana Fernandes nº15 12ºE

2 comentários:

Noémia Santos disse...

Iovana

Obrigada pelo teu contributo. Entras bem na personagem e traduzes a mistura de oportunismo, esperteza e auto-ironia.
Talvez fosse possível teres dado relevo à forma como convences das tuas razões aqueles pobres diabos dos populares. Talvez numa próxima carta.
De resto, cumpre os objetivos propostos.
Fiz peuqenas correções, assinaladas a vermelho.

Boas leituras!
ns

Noémia Santos disse...

Obviamente...«pequenas» e não aquela chinesice.