Total visualizações

26 janeiro 2015

Esclarecimento de dúvidas

Dúvidas colocadas

1-A causa da morte de Maria foi a vergonha ou foi a doença ?


Filha do casamento entre D. Manuel de Sousa Coutinho e D. Madalena de Vilhena, é uma criança sensível, curiosa, risonha, de espírito agudo, extremamente intuitiva, com grande idealismo e um alto sentimento patriótico.  

Até à catástrofe, que é desencadeada pelo regresso de D. João de Portugal, os seus pressentimentos contribuem para acumular indícios e adensar o clima trágico.  


No final, quando  irrompe pela cerimónia em que os pais tomam o hábito religioso, Maria diz que morre "de vergonha". É uma forma de adensar o drama, com a vergonha a recair na mais inocente das personagens. Todavia, desde o início da peça que Garrett nos prepara para a sua doença e os indícios de progressiva debilidade vão sendo adensados, sobretudo com a viagem a Lisboa e suas consequências. Assim, percebe-se que morre pelo agravamento do seu  estado, extingue-se na aflição da dor que lhe causa toda a situação.
É como se Maria trouxesse em si a morte anunciada, desde o início. Ela  é fruto daquele amor «impossível» e não sobrevive ao seu fim.



2- O clímax da obra situa-se em que parte concreta... ?


 A maioria dos estudos referem que em FLS - como nas tragédias mais perfeitas - o climax e o reconhecimeno coincidem, praticamente. Assim:
O Climax (do gr. Klímax; quer dizer escada, gradação): é o ponto máximo, o auge do sofrimento.
 A cena fulcral da peça está no final do segundo acto, corresponde ao momento do conhecimento de que D. João de Portugal está vivo, o que vem precipitar o desenlace fatal: D. Madalena foge, horrorizada, ao saber D. João vivo, pois tanto lhe basta para perceber a desgraça - o fim da família/do amor.

O Reconhecimento (Anagnórise):
Corresponde à cena XV - a identificação do Romeiro como D. João de Portugal. É Frei Jorge quem faz a identificação:
“Frei Jorge - Romeiro, romeiro, quem és tu? [note-se a repetição, indício da desconfiança quase certeza]
Romeiro (apontando com o bordão para o retrato de D. João de Portugal) -  Ninguém!”

Imagem: a atriz Maria Sampaio, como Madalena, na cena XIV, do 2º ato)

Sem comentários: