Total visualizações

16 fevereiro 2012

Matérias úteis em "posts" mais antigos

Deixo uma referência a edições mais antigas do blogue que podem ter interesse para as revisões: Planificação do texto argumentativo - 17/8/11. Temas para desenvolvimento:12,13 e 23/8/2011;17/12/2010; 11/06/2010 ; 9/06/2010; 5/6/2010; 25/10/2010. Textos de alunos sobre temas (com informação sobre questões atuais, resumida) - Ver comentários do dia 20 Fev. 2007 .
Ao contrário da gramática, não atualizo a data destes "posts" para não interferir visualmente com as revisões e info. sobre F. Pessoa.


ATENÇÃO: há muita informação e materiais de GRAMÁTICA aqui no blogue, ainda mais rápido que o moodle. Não há desculpas!
Alguns alunos pedem-me que publique ou envie outras fichas e sínteses de anos anteriores. Vou procurar.
Mas: não se atafulhem em fichas; cada um deve treinar as áreas em que tem mais dificuldade. Para além das indicações dadas por mim sobre as debilidades de cada um, a forma como responderam aos exercícios das 4 provas de exame, ou aos nossos testes ou aos exercícios online dão boas indicações sobre as vossas possíveis dificuldades ou áreas menos seguras.

 
Nota: Fotografia de Filipa Roque, finalista do Concurso de Fotografia ANDO A LER, edição de 2010

2 comentários:

Anónimo disse...

“Os Lusíadas” têm vários traços em comum com a “Mensagem”, ambos exaltam feitos heroicos e elevam o povo português pela sua coragem e bravura do passado, na obra de Camões Portugal é um Imperio material e definido, conquistado no passado. Para Fernando Pessoa Portugal é um império inacabado que vive na sombra do passado, num tempo enevoado e encoberto; este autor refere a conquista de um Quinto Imperio, um Imperio imaterial, “depois da conquista dos mares vem a conquista das almas”.
A ideia principal que ambas as obras têm em comum é que Portugal esta apagado e longe do tempo de glória que um dia teve.

Noémia Santos disse...

Ok, Gonçalo (certo?)

Sugiro:

Uma pontuação que marque uma pausa mais significativa - ponto final ou /;/ em:
...pela sua coragem e bravura do passado. Na obra de Camões...

Como a seguir pões ponto, antes de referires F. Pessoa, mantém a lógica.

Atenção aos acentos.

Vou publicar, corrigido.

NS