Total visualizações

04 fevereiro 2008

Vasco da Gama responde ao Velho do Restelo

E se... A história não tem "ses". Mas a ficção admite que possamos prolongar reflexões e levantar hipóteses.
Assim, ficou o desafio: E se Vasco da Gama resolvesse responder ao Velho do Restelo: Que razões daria para a partida?
O 12º H respondeu.
É certo que nos custa deixar as nossas familias, que tanto amamos, desamparadas; mas esta viagem há-de dar-nos muito prestígio e fará com que o orgulho sentido pelas nossas familias supere a dor da nossa ausência.

Ó respeitável velho, é de vosso conhecimento que o Norte de África não tem nada de novo e o espírito de descoberta é que nos "puxa" nesta aventura. O Norte de África está aqui tão perto, podemos conquistá-lo em qualquer altura, não requer de tanto esforço.

Tenho conhecimento dos dispendiosos custos desta expansão mas sei também que estão justificados, todos sabemos que a Índia é um território muito rico em especiarias, tecidos e tudo o que não temos cá. Eu e toda a minha tripulação iremos em busca deste objectivo e vamos consegui-lo. E depois de verem o prestígio que Portugal terá sentirão orgulho em mim, em todos os meus homens e em Portugal.

Somos um país pequeno, mas temos a capacidade para alcançar este objectivo. O caminho maritimo para a Índia é para nós uma garantia de riqueza e de conhecimento.

Daniela Duarte e Sara Correia 12ºH
31 Janeiro, 2008 21:23

Ó Velho que estais bramindo, não vedes que a nossa pátria se fez de conquista e sacrifício... O sangue que nos corre nas veias é sangue de conquistador!

Não nos julgueis como estando sedentos de Fama e Glória, se a única Fama que procuramos é aquela que nos é devida e como Glória desejamos somente o pão na mesa de nossas casas!
Tendes razão, há já muito que nos debatemos com os Infiéis e estando eles tão perto por que não defrontarmo-nos uma vez mais?

Velho, sábias palavras nos dizeis, mas encontrais o futuro de nossa pátria na morte pelo inimigo ou na morte por um aliado? Lá longe encontraremos a bonança de nossa tempestade e por ela navegaremos até ao fim...

Credes que não tememos a justiça divina?
Credes que não sabemos dos perigos que nos esperam?
Por muito tempo olhámos as nossas famílias e vimos a nossa razão de ficar.
Por muito tempo olhámos o mar e vimos a nossa razão de partir!
Fama, Glória, Riqueza vemo-las no rosto de nossas mães e mulheres e por elas partimos, por elas lutamos, por elas morreremos se preciso for!
Por ora, nossa missão é morrer partindo, para noutro dia ficar vivendo!
Catarina e Lisa 12ºH
04 Fevereiro, 2008 10:41

4 comentários:

Noémia Santos disse...

Daniela e Cia.

Fiz algumas pequenas emendas directamente no vosso texto, antes de publicar. São sobretudo de pontuação (Cf. início) e de colocação do pronome (caso do "nos").

Se houver dúvidas, perguntem.
ns

Anónimo disse...

(Análise Canto X, das estrofes 145 à 148)

Camões mostra o seu descontentamento a D.Sebastião devido à pátria não reconhecer os seus feitos imortalizados através da arte, estando envolvida no materialismo.
Perante a consciência de que a pátria do presente já não possui um ideal de heroicidade e de virtude, o poeta acredita que este pode ser retomado pela acção do rei D.Sebastião e pelo exemplo dos antepassados, cantados pelo poeta, como se pode verificar nas estrofes 146 e 147 quando afirma que o rei é "Senhor só de vassalos excelentes". O propósito é encorajar o rei a continuar a acção épica porque, a exemplo do passado, terá matéria humana que fará dele um vencedor e não um vencido: "Cometerão convosco, e não duvido/ Que vencedor vos façam, não vencido."
A reflexão do poeta tem actualidade na medida em que a sociedade do presente continua materialista, desvalorizando a espiritualidade, os ideais e as artes em geral. O ser português procura o caminho mais fácil, mais cómodo, vivendo da memória de um passado glorioso, sem nada fazer na prática para melhorar. Continuamos à espera de um D.Sebastião para libertar a pátria da crise em que naufraga.

Cristiana, David, Rute 12ºH

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Noémia Santos disse...

Cristina, David e Rute

Vou publicar, juntando mais um ou outro exemplo.

Quanto à crítica oa nosso presente, creio que podem e devem especificar, juntar argumentos e exemplos...para não parecerem, apenas, Velhos do Restelo.