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12 junho 2024

EXAME Português 12º - Revisões

 Já estão disponíveis os materiais de apoio às revisões para o EXAME. 

Consulta o nosso blogue asas-da-fantasia 

  1. Revisões de: Fernão Lopes, Crónica de D. João I (cap. XI) - síntese, características; exercício
  2. Revisões de Gl Vicente, Farsa de Inês Pereira - visão global.


CONTEXTO da CRÓNICA DE D: JOÃO I - A crise de 1383-1385 

Em 1383, D. Fernando, rei de Portugal aproxima-se da morte Como descendente, deixava a infanta D. Beatriz, a qual havia sido prometida a dois príncipes castelhanos. No tratado de Salvaterra de Magos, o qual assinalava a paz com Castela, o seu casamento havia sido decidido por este último castelhano e o filho varão que nascesse herdaria o reino de Portugal.O povo português temia este acordo, pois se D. Beatriz falecesse antes de dar à luz um filho varão, Portugal poderia perder a sua independência. Quando o rei morre, a regência é entregue a D. Leonor Teles, a rainha viúva, e os conflitos agudizam-se.

Com a vitória do partido do Mestre de Avis na guerra civil e contra Castela, D. João tornou-se regente - «regedor e defensor do reino» - e depois rei de Portugal - o 1º da II Dinastia, a Dinastia de Avis.

APOIOS

blogue asas-da-fantasia - exercício de exposição

blogue asas-da-fantasia - síntese, características, marcas linguísticas...

Gil Vicente, FARSA DE INÊS PEREIRA

"Toda a peça gira à volta desta personagem principal, presente em todos os momentos da intriga, determinada em fazer um casamento que a salve de «ficar encerrada em casa, como panela sem asa». Apesar de desobedecer à vontade da mãe e de desafiar as regras da sociedade, Inês renega o papel de fada do lar e toma a iniciativa de escolher o príncipe perfeito para uma vida que deseja feliz e «folgada». Quer marido com «virtudes palacianas», culto e educado, a saber «tanger viola».

Entra em cena a alcoviteira Lianor Vaz, figura típica da época, com a proposta de Pêro Marques, um camponês sem elegância nem cultura. Apesar de honesto e abastado o suficiente para lhe garantir o sustento, é recusado sem demora por não preencher as fantasias da adolescente.

Segue-se o pretendente Brás da Mata, levado por dois judeus casamenteiros a quem tinha Inês encomendado a tarefa de lhe encontrarem homem inteligente e discreto. O elegante escudeiro, um nobre falido, finge ser quem não é para caçar o dote da burguesa. Conquistada pelas aparências, aceita o fanfarrão.

Tarde demais descobre Inês no marido, um impostor, que a tem em «casa tão fechada como freira d’ Odivelas». Três meses fica em cativeiro até o cobarde ser morto ao fugir de uma batalha em África. Liberta do pesadelo e das ingénuas ilusões, a viúva vê em Pêro Marques o par que lhe convém a nova experiência matrimonial, que possa ela dominar em vez de ser a dominada.

Prova-se escolha acertada quando, no último ato da farsa, a heroína vicentina aparece às cavalitas do tosco marido que, sem suspeitar de nada, a leva ao encontro do novo amante, um velho ermitão. «Pois assi se fazem as cousas», canta ele alegre o último refrão da história de Inês Pereira, inspirada no ditado «mais quero asno que me carregue, que cavalo que me derrube»." - ENSINA RTP

 APOIO

Inês Pereira e a mãe
 
 

3 comentários:

Anónimo disse...

Encontro com o autor Mário de Carvalho

Gostei particularmente do "Tombo da Lua", mas acho que o que me fascinou mais foi o próprio fascínio do autor pelo absurdo, achei muito interessante a aparente facilidade com que normaliza situações absolutamente ridículas que são tão impossíveis como são cómicas; também o facto de tudo isto se passar em ambiente de bairro social Lisboeta e da normalidade que cada personagem tem.
Adorei conhecer, falar e ter uma pergunta respondida por Mário de Carvalho, conseguiu ser uma figura calma, descontraída e ao mesmo tempo inspiradora, desde a sua história de vida à sua escrita achei cada momento do seu discurso fascinante e sendo isto algo que o escritor muito raramente faz foi um verdadeiro privilégio tê-lo cá.

Pedro Pinto, 12ºB

Noémia Santos disse...

Obrigada,Pedro.

Vou encaminhar para a Biblioteca, cpmo combinado.

Noémia Santos disse...

como