A propósito do trabalho que iremos fazer (REFLEXÕES DO POETA - CAMÕES HOJE) e da discussão de ideias havida sobre a relação entre a leitura (e a escrita) e o conhecimento do mundo, a cultura de cada um, fica um texto do escritor peruano M. Vargas Llosa e informação científica sobre o assunto.
Registem tópicos para reflexão a ter em breve. Cada um disporá de 2 minutos para expor o que percebeu e o que pensa sobre este assunto.
Uma pessoa que não lê, ou que lê
pouco, ou que lê apenas porcarias, pode falar muito, mas dirá sempre poucas coisas,
porque para se exprimir dispõe de um repertório reduzido e inadequado de
vocábulos. Não se trata apenas de um limite verbal; é, a um só tempo, um limite
intelectual e de horizonte imaginário, uma indigência de pensamentos e de
conhecimentos, porque as ideias, os conceitos, mediante os quais nos
apropriamos da realidade e dos segredos da nossa condição, não existem
dissociados das palavras, por meio das quais as reconhece e define a
consciência.
Mario Vargas Llosa, escritor, Prémio Nobel da Literatura em 2010
De acordo com os estudos sobre a leitura e a cognição, “A
compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento
prévio: o leitor utiliza na leitura o que já sabe, o conhecimento adquirido ao
longo de sua vida”. *
Esse conhecimento prévio compreende
1 – o conhecimento linguístico;
2 – o conhecimento textual;
3 – o conhecimento de mundo.
- O conhecimento linguístico é o básico, é o falar uma língua, é o conhecimento de uso da língua que cada pessoa tem.
- O conhecimento textual respeita ao conhecimento dos tipos de textos existentes, das estruturas e domínios discursivos.
- O conhecimento enciclopédico ou conhecimento do mundo compreende as nossas bases culturais, os conhecimentos que vamos acumulando, as nossas experiências, vivências e aprendizagens.
“ler é (..) uma ponte para a tomada de
consciência, mas também um modo de existir no qual o indivíduo compreende e
interpreta(...) e passa a compreender o mundo.”
* In “Texto e leitor – aspectos
cognitivos da leitura”, de Angela B. KLEIMAN (2002)
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