O Exercício é constituído por três grupos:
I - Texto de Os Lusíadas - Questionário de análise de conteúdo e estilística/uso expressivo da língua
II - Gramática
III - Expressão escrita - texto expositivo-argumentativo
Conteúdos temáticos de Os Lusíadas a dominar:
Visão global
Ø O estatuto do herói - mitificação
Ø O estatuto do herói - mitificação
Ø
Deuses e homens
Ø
Nacionalismo e Universalismo
Ø
Simbologia:
Velho do Restelo – a «humana condição» do desafio, da desobediência
. Adamastor - «descobrir os segredos escondidos»
. Adamastor - «descobrir os segredos escondidos»
Ilha dos Amores – a recompensa: amor + sabedoria
Deve ser capaz de refletir sobre o valor pedagógico das Reflexões do Poeta, que se apresenta como:
Reflexões do Poeta: críticas e conselhos aos Portugueses
- Finais dos cantos I, V, VI, VII,
VIII, IX e X -
Deve ser capaz de refletir sobre o valor pedagógico das Reflexões do Poeta, que se apresenta como:
Ø
um homem experiente e sabedor - «honesto estudo com larga experiência
misturado»
Ø
um guerreiro e poeta – “Numa mão sempre a pena e noutra a
espada".
Gramática e Estilística
Entre outros, deverá revelar conhecimento e fazer uso
de:
-
noções de versificação (metro, rima, sílaba métrica…)
-
formas de tratamento
-
marcas de pessoa (1ª/3ª), associados a objetividade/ subjetividade
- tempos verbais - papel e uso
estilístico (ex. do imperativo, do condicional, do futuro; da diferença
perfeito/imperfeito...)
- formação de palavras + processos de renovação lexical; o caso dos latinismos
e cultismos
- articuladores frásicos próprios para dar opinião, persuadir, convencer,
exemplificar, etc.
- vocativo; diferentes tipologias de frase e seu uso, por ex. a interrogativa,
a exclamativa
- frase imperativa – relacionar com os atos elocutórios diretivos: «Olhai/vede/inclinai»
- com uma função apelativa, mobilizadora;
- recursos e figuras de estilo adequadas a persuadir, convencer, comover,
criticar, em especial: ironia, metáfora, interrogação retórica, enumeração, reiteração/anáfora,
comparação
- diferentes tipos de argumentos – por analogia, de autoridade, etc.
Informação suplementar sobre os
critérios:
* Resposta restrita
O afastamento integral dos aspetos de
conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.
**Resposta extensa (Grupo III)
Ø
Os critérios de classificação estão
organizados por níveis
Ø
A produção escrita integra os parâmetros:
- Tema e Tipologia
- Coerência e Pertinência da Informação
- Estrutura
- Coesão, Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular, Ortografia.
Conteúdo e estrutura
Nível
|
Desenvolvimento do
tema e estrutura do texto
|
5
Muito bom
|
Trata de forma criativa o tema proposto.
Produz um discurso coerente
Define com clareza uma ideia/um ponto de vista
Redige um texto estruturado, evidenciando um bom domínio dos mecanismos
de coesão textual:
Marca corretamente os parágrafos;
Utiliza, com adequação, conectores diversificados e outros mecanismos de
coesão textual.
Mobiliza com intencionalidade um repertório lexical variado e pertinente
|
4
Bom
|
Trata, sem desvios, o tema proposto.
Produz um discurso globalmente coerente, com algumas ambiguidades pouco
relevantes
Define com clareza uma ideia/um ponto de vista
Redige um texto bem estruturado, utilizando conectores e outros
mecanismos de coesão textual.
Marca os parágrafos corretamente, com alguns desvios que não afetam a
articulação lógica
Mobiliza um repertório lexical adequado e variado.
|
3
Suf.
|
Trata o tema proposto, embora apresente alguns desvios
Produz um discurso globalmente coerente, apesar de algumas ambiguidades
evidentes
Define uma ideia/ um ponto de vista, eventualmente com lacunas que não
afetam, porém, a inteligibilidade
Redige um texto pouco estruturado
Marca parágrafos, mas com falhas
Utiliza apenas os conectores e os mecanismos de coesão textual mais
comuns embora sem incorreções graves
Mobiliza um repertório lexical adequado, mas pouco variado.
|
2
Insuf.
|
Trata globalmente o tema, mas com desvios notórios.
Define uma ideia/um ponto de vista identificável, mas de forma confusa;
Redige um texto com deficiências de estrutura, evidenciando um domínio
insuficiente dos mecanismos de coesão textual
Marca parágrafos, mas com incorreções de alguma gravidade
Utiliza de forma escassa e/ou deficiente os conectores
Utiliza um vocabulário comum, com algumas impropriedades
|
1
Muito Fraco
|
Desvia-se do tema
Não define uma ideia/um ponto de vista identificável
Redige um texto de estrutura deficiente, evidenciando um domínio muito
insuficiente dos mecanismos de coesão textual
Utiliza vocabulário elementar e restrito e/ou inadequado.
|
Correção Linguística
Desvalorização de 1 ponto:
- Erro inequívoco de
pontuação.
- Erro de ortografia
(incluindo erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de letra
maiúscula inicial e erro de translineação).
- Erro de morfologia.
- Incumprimento das
regras de citação de texto ou de referência a título de uma obra.
Desvalorização de 2 pontos:
- Erro de sintaxe.
- Impropriedade lexical.
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