Ø A tese defendida deve ser claramente identificada
pelo destinatário.
Ø O texto deve usar um registo adequado à situação,
ao destinatário e ao tema
Ø Os argumentos utilizados devem ser diversificados
quanto ao tipo: Universais / Proverbiais / Experiência pessoal/ Históricos /
Exemplares / Científicos (consulta texto de apoio, no manual
Estrutura do texto argumentativo (escrito; a
oralidade supõe outros aspectos)
Ø O texto argumentativo deve começar por uma introdução, normalmente contida num só parágrafo; segue-se o desenvolvimento, em parágrafos, com os respetivos argumentos e contra-argumentos, seguidos de exemplos; finalmente, uma conclusão, de parágrafo único, que retoma a afirmação inicial provada ou contrariada.
Ø Os vários parágrafos devem estar encadeados uns nos outros
pelos articuladores do discurso ou conectores lógicos (Ex: tempo
passado-presente, causa-efeito-consequência, hipótese-solução, etc.).
Ø Tem de se escolher previamente, no plano, qual a lógica
interna a seguir: é essa escolha que determina os conectores a usar; quem
escreve tem de ter domínio sobre o texto e o seu encadeamento/ desenvolvimento.
Estrutura: TESE – PREMISSA – ARGUMENTOS - CONCLUSÃO
- Indicação do tema ou objecto de argumentação.
- Formulação da tese defendida
- Demonstração, por meios de argumentos, de que é
verdadeira.
- Conclusão (tenta-se convencer ou persuadir)
Ou
- Formulação da tese que se quer refutar.
- Consideração do ponto de vista contrário.
- Refutação por meio de contra-argumentos.
- Conclusão por ridicularização/diminuição da tese refutada
(por ex. através da ironia) ou por meio de reafirmação da razão da tese
defendida
Será a literatura um passatempo? Uma forma de ver o mundo?
De olhar as diferenças? Sim, a literatura é realmente todas esta coisas, mas é
também uma história, quer seja essa real ou imaginária, onde saímos de nós
próprios e nos tornamos a própria personagem com a sua personalidade mesmo que
essa seja totalmente diferente da nossa: nós podemos ser fortes e seguros e a
personagem ser frágil e insegura, ou até mesmo cruel e assim torna-se possivel
perceberque todas as personagens são diferentes e têm formas diferentes de
atuar perante as mesmas situações, tornando-as assim especias, tal como as
pessoas. Por existir este peralelismo é que a literatura é realmente importante
contra a rotina que afeta as relações. Vemos assim que as ideias nem sempre são
as mesmas mas que irá ser isso que nos desenvolverá a mente, a inteligência e a
relação com as pessoas devido à possibilidade de troca e discussão de opiniões.
Pelo contrário, muitos jovens levam este tema levianamente,
pois apenas leem por obrigação. No entanto, sendo todos eles a geração futura,
é necessário que tenham espírito crítico e não se conformem, pois a evolução
depende deles. Apenas pessoas cultas e seguras de si conseguem essa evolução,
este abrir de horizontes e de libertação.
Deste modo, se não não fosse a insatisfação e a rebeldia da
literarura provavelmente ainda hoje estaríamos na era primitiva, salientando-se
a sua extrema importância na renovação da mentalidade das gerações. Sobretudo é
promotora da imaginação e do desenvolvimento intelectual, afetivo e crítico.
Dá-nos a possibilidade de ser mais livres, pois a nossa imaginação não tem
limites.
(266 palavras)
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Inês Pereira nº11
Jéssica Gomes nº12
João Silva nº15
Mariana Freitas nº19
12ºB
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