Total visualizações

20 setembro 2017

Portugueses

Vamos ler dois exemplos de sínteses. Em qualquer uma delas, os autores dos textos ainda vão fazer acertos. A seguir...
 ***
Miguel Esteves Cardoso expõe neste texto a sua opinião em relação àquilo que pensa ser o português moderno: caracterizado pela saudade daquilo que a nação era, pela vergonha e inferioridade, contudo incapaz de querer ser outra coisa.

O autor reforça a ideia da angústia sentida pelos portugueses de poderem ter sido os melhores do mundo, mas admite que esse sentimento reflete a sua noção de patriotismo e não a perspetiva de quem acha estar acima de todos. 

Esteves Cardoso lamenta a existência do português: esforçando-se para estabelecer a sua singularidade e, no entanto, permanecendo irrelevante para o resto do mundo, afirmando até que a sua presença, ou a falta desta, é de influência nula para outros.


Apesar de, segundo o autor, os políticos dizerem continuamente que Portugal precisa de mudar e que não presta, este acredita que o necessário é continuar Portugal e simplesmente ser português.


André César, n°1; Beatriz Alvelos, n°2; Daniel Correia, n°4; Diana Santos, n°6
12°A





Os portugueses têm algum medo e vergonha de serem portugueses, mas também não querem ter outra nacionalidade, embora tenham o defeito de quererem pertencer ao maior e ao melhor país do mundo. Isto custa-lhes, e verificando vê-se que o verdadeiro patriotismo não é aquele que diz que Portugal é o melhor país do mundo, mas aquele que acredita que poderia ter sido e tem pena que não tenha acontecido. Para concretizar esse desejo de grandiosidade, Portugal precisa de evoluir, mas não muito drasticamente.

Afinal, ser português é uma constante busca (...) , já que o resto do mundo não sabe quem os portugueses são e no que contribuíram para a História mundial, ficando surpresos ao descobrirem. Ser português é algo que se vai aprendendo, e para o qual se precisa de ajuda.

A luta pela continuidade de Portugal não depende do esforço de todos os cidadãos. Continuar Portugal é acreditar que sem ele a vida seria pior. Ser português é confiar no próprio ser e na diferença que traz ao mundo sem nunca parar de acreditar em Portugal.

Escrito por: Diogo Fernandes, nº7, 12ºA
Fátima Santos, nº8, 12ºA
Filipa Tavares, nº9, 12ºA
Filipe Ferreira, nº10, 12ºA

4 comentários:

Unknown disse...

> Síntese do texto "Ser português é difícil"

Os portugueses admitem, com vergonha, que podiam ser um dos grandes países da atualidade, mas não o são e é este o grande problema de ser português, mas no fundo têm orgulho de o serem.
Ser português não é a melhor coisa do mundo, o que acontece com os outros países, mas também não é o pior que pode acontecer, simplesmente o é.
Os portugueses têm várias qualidades que o mundo desconhece como os seus feitos e o seu território, então desprezam Portugal.
Temos políticos que falam em mudança em Portugal, os poetas, interessam-se com sonhos e coisas passadas. O que é preciso e continuar.
Ser português é barafustar por o ser, e isso é continuar Portugal, é não o deixar cair em esquecimento a pensar que os portugueses estão melhor sendo portugueses e acreditar no impacto que têm no mundo.

Realizado por, 12ºB:
Diogo Cristo 9
Henrique Santos 10
Igor Lemos 11
João Antunes 12

Anónimo disse...

Síntese do texto "Ser português é difícil"

No texto “Ser português é difícil”, Miguel Esteves Cardoso reflete sobre o que é ser português, considerando difícil a vida de quem possuiu esta nacionalidade, como sugere o titulo.
Aos olhos do autor, o povo português tem medo, vergonha e até repudio de pertencer à sua nação. Não querem ser pobres, amargurados, um povo que vive na fome e na miséria, porém, não vão ao ponto de querer ser outra coisa.
Para o autor, o mais insuportável apesar de comovente, é que a dor dos portugueses provem da sua ambição de quererem pertencer ao melhor país do mundo. Contudo, existem verdadeiros patriotas e esses são os que inocentemente acreditam que Portugal podia ser ou ter sido o melhor do mundo.
Miguel Esteves Cardoso, assume que ser português é difícil, não é nem a sorte com que se sonha, nem o azar com que se vai azedando, apenas é ser um povo incompreendido pelo mundo considerado por todo este insignificante, e saber que todas as suas grandes qualidades e conquistas são esquecidas e consideradas uma parte da historia do universo que não vale a pena ser contada.
Ninguém está contente com o que Portugal se tornou, se por um lado os políticos pensam no futuro e falam em desenvolvimento e mudança, os poetas enaltecem o que éramos, remontando ao nosso espetacular passado, mas para Miguel Esteves Cardoso, o que Portugal precisa é continuar ou seja, continuar a ter medo, a ser uma fraqueza, mas acreditar na diferença que faz a nossa maneira de ser, simplesmente, acreditar que a vida seria pior sem Portugal.

Realizado por: (12ºB)
-Samuel Rodrigues nº24
-Sofia Ferreira nº25
-Sofia Ciríaco nº26
-Sofia Reis nº27

Anónimo disse...

Os portugueses têm vergonha de serem portugueses, querem ser do melhor país do mundo, mas quando lhes perguntam qual é ou se segue silêncio ou a ideia de que podia ser Portugal. A existência de Portugal é surpresa para muitos na Terra, por isso, acreditam que o mundo seria o mesmo sem Portugal, ate porque os feitos dos portugueses nem constam na história do universo. Apesar do infortúnio de nascer com a maldição de ser luso, mais vale português que outra nacionalidade, sendo que continuar a ser português é acreditar que Portugal é acreditar que a vida seria pior sem Portugal.

Feito por 12°B
João Lopes N°13
Leonardo Carolo N°14

Anónimo disse...

"Ser português é difícil"- Síntese
Os portugueses não escolhem ser portugueses, acham que a sua nacionalidade é um fardo e têm vergonha de admitir que o são. Querem ser sempre os melhores do mundo e não viver no meio da miséria e da pobreza, acabando por desejar ser outra coisa, mas ao mesmo tempo não querem deixar de ter nascido nesta nação, por aquilo que fomos no passado.
Na verdade/realidade, nunca estão contentes com nada e também nunca fazem nada para mudar o país, como os políticos e os poetas que têm a ideia de que é necessário desenvolver Portugal através de palavras mas nunca o fazem. Não é preciso mudar, o que importa é CONTINUAR.
Esta opinião pessimista não vem só do povo português, o resto do mundo não dá valor à população portuguesa acham-nos inúteis e insignificantes, o que não é o caso pois os portugueses têm muitas qualidades e não somos menos que os outros países.
É a acreditar que temos valor e que seria pior se o nosso país não existisse que podemos continuar com Portugal.


Luana Vicente nº16
Márcia Assunção nº17
Maria Correia nº18
Miguel Andrade nº19
12ºB