Total visualizações

30 outubro 2015

Portugal 2015

  «Para agir bem(...) é preciso saber a verdade»   
  Isabel Alçada (antiga comissária do Plano Nacional de Leitura)

Após conhecer, analisar e compreender o alcance das REFLEXÕES DO POETA em Os Lusíadas, vamos questionar o nosso presente. Na sequência do plano de trabalho estabelecido em aula, fica aqui um contributo para a fase de recolha e seleção de dados com vista à reflexão informada e crítica sobre Portugal, os portugueses, a Europa, o mundo...em 2015.


Agregadores de Dados 
 “As estatísticas (...) são um elemento vital para as sociedades modernas progredirem (...) um meio de contribuir para que os cidadãos acedam aos factos estatísticos e façam bom uso desta ferramenta crucial para as suas vidas, para a sua liberdade.” Mª João V. Rosa

PORDATA - Portugal

GLOBALSTAT DATABASE 

Retoma de temas abordados por Camões acerca das virtudes e defeitos de Portugal/dos portugueses

O Melhor (exemplos)
- projetos e iniciativas positivas de jovens portugueses - tecnologia, emprego, arte...
- reportagens com portugueses que vivem integrados noutras latitudes
- rede de emigrantes portugueses influentes no estrangeiro
- que têm os portugueses a ver com o assunto...
Projetos e ideias portuguesas para ajudar o Planeta

 A Ver: próximo Domingo, TVI, Jornal das 8 - "Missão Possível" (apoio humanitário)

O Pior


TESTA-TE! uma dúzia de perguntas...









 




Bom trabalho!

1 comentário:

Anónimo disse...

Grupo 3 do exercício escrito:

Ainda atualmente, tal como na época de Camões, a sociedade dá extrema importância ao alcance do sucesso e da fama.
Para conseguir alcançar os nossos objetivos é necessário lutar por aquilo em que acreditamos. Temos como o modelo a seguir Malala, a pessoa mais jovem de sempre a ser premiada com o prémio Nobel da paz, que lutou pelo direito das mulheres à educação, chegando inclusive a ter a sua vida por um fio, e agora, graças a ela, muitas jovens frequentam as escolas. Tal como ela muitos outros esforçaram-se para conseguir mudar o mundo e foram bem sucedidos.
Se queremos alcançar o sucesso, temos de contornar os obstáculos, ser persistentes e não desistir perante as impossibilidades. É necessário acreditarmos em nós e não nos deixarmos abater por outros. Temos como exemplo todos os cientistas famosos que lançam teorias brilhantes mas que são criticadas e muitas vezes até alvo de chacota. Apesar disso, Einstein, Copérnico e outros nunca desistiram de tentar provar as suas teorias e agora ainda fazemos ciência com base nas suas descobertas.
Em conclusão, para alcançar o sucesso e a fama tão desejados na nossa sociedade é necessário acreditar, lutar e ser persistente até atingir o nosso objetivo.

Daniela Felismino nº8 12ºA