Total visualizações

28 outubro 2015

Leitura e/do mundo

A propósito do trabalho que iremos fazer (REFLEXÕES DO POETA - CAMÕES HOJE) e da discussão de ideias havida sobre a relação entre a leitura (e a escrita) e o conhecimento do mundo, a cultura de cada um, fica um texto do escritor peruano M. Vargas Llosa e informação científica sobre o assunto. 
Registem tópicos para reflexão a ter em breve. Cada um disporá de 2 minutos para expor o que percebeu e o que pensa sobre este assunto.

Uma pessoa que não lê, ou que lê pouco, ou que lê apenas porcarias, pode falar muito, mas dirá sempre poucas coisas, porque para se exprimir dispõe de um repertório reduzido e inadequado de vocábulos. Não se trata apenas de um limite verbal; é, a um só tempo, um limite intelectual e de horizonte imaginário, uma indigência de pensamentos e de conhecimentos, porque as ideias, os conceitos, mediante os quais nos apropriamos da realidade e dos segredos da nossa condição, não existem dissociados das palavras, por meio das quais as reconhece e define a consciência.
Mario Vargas Llosa, escritor, Prémio Nobel da Literatura em 2010


 De acordo com os estudos sobre a leitura e a cognição, A compreensão de um texto é um processo que se caracteriza pela utilização de conhecimento prévio: o leitor utiliza na leitura o que  já sabe, o conhecimento adquirido ao longo de sua vida”. *

 Esse conhecimento prévio compreende
1 – o conhecimento linguístico;
2 – o conhecimento textual;
3 – o conhecimento de mundo.
  1. O conhecimento linguístico é o básico, é o falar uma língua, é o conhecimento de uso da língua que cada pessoa tem. 
  2. O conhecimento textual respeita ao conhecimento dos tipos de textos existentes, das estruturas e domínios discursivos.  
  3. O conhecimento enciclopédico ou conhecimento do mundo compreende as nossas bases culturais, os conhecimentos que vamos acumulando, as nossas experiências, vivências e aprendizagens.
 “ler é (..) uma ponte para a tomada de consciência, mas também um modo de existir no qual  o indivíduo compreende e interpreta(...) e passa a compreender o mundo.”




* In “Texto e leitor – aspectos cognitivos da leitura”, de Angela B. KLEIMAN (2002


Sem comentários: