Total visualizações

16 abril 2015

Ciências da Língua

No seguimento do pedido de alguns de vós, republico cartaz, 
a que junto programa e sessões específicas - orador e título/tema da comunicação. 

Relembra-se que a presença de alunos é limitada aos lugares para eles reservados 
e mediante convite 



ENCONTRO AS CIÊNCIAS DA LÍNGUA
30 DE ABRIL - SESSÕES PLENÁRIAS 
AUDITÓRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE TORES VEDRAS
1ª SESSÃO
Hora: 10h00 – 11h30

Fernando Pinto do AmaralComissário Nacional do Plano Nacional de Leitura. Poeta, ensaísta, crítico literário e professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. |Leitura e Literatura

Ana Paula Paiva – Professora de Química e Bioquímica, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa. Investigadora e supervisora de mestrados e doutoramentos| A Química na Produção e Conservação de Obras Literárias

2ª SESSÃO
Hora: 11h45-13h00

Sara Gomes AndradeProfessora bibliotecária; formadora em Ciências Documentais - Bibliotecas e Documentação. Projeto “Biblioteca 2.0: Ciberinformação”|A Promoção da Leitura no Agrupamento de Escolas de Atouguia da Baleia.

Susana Tavares Pedro – Professora de Paleografia e Diplomática na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa|Português, língua escrita – documentos escritos mais marcantes da história da língua portuguesa.

3ª SESSÃO
Hora: 14h30-15h30
Joaquim Ferreira Neurologista. Professor de Neurologia e de Farmacologia Clínica, Diretor do Laboratório de Farmacologia Clínica/Fac. Medicina. Responsável pela Unidade de Farmacologia Clínica do Instituto de Medicina Molecular. Clínico no Centro Neurológico Sénior| Mecanismos neurológicos da linguagem.

Frederico Faria de FreitasEngenheiro Informático e mestre em Multimédia-Inteligência Artificial, pela Univ. de Lisboa, IST. Investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento|Dialogando com Computadores.

4ª SESSÃO
Hora: 16h00-17h30

Priscila Lopes NunesMestranda da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Formação no Hospital Universitário de  Hamburg-Eppendorf, Alemanha |O humor e a linguagem.

Sérgio Paulo Jorge RodriguesProfessor de Química Teórica da Universidade de Coimbra. Investigação em química teórica e computacional, e de natureza educacional. Autor de “Jardins de Cristais – Química e Literatura”*| Química na literatura para miúdos e graúdos

*Com apresentação do livro, prefácio de João Lobo Antunes, por Manuela Batista (Escola Superior Náutica), e sessão de autógrafos.

Sem comentários: