Total visualizações

28 maio 2012

Memorial - adaptação teatral



Para quem não foi à visita a Mafra - oportunidade para ver um pouco da peça.

Para quem foi - para recordar.

Tem:
2 filmes
música original
síntese do espetáculo e comentários

1 comentário:

Anónimo disse...

TEMA: A imagem social e cultural do séx. XVIII, tal como é apresentada na obra

Enquanto Pessoa apela à construção de um mundo espiritual, Saramago invoca a construção de um mundo social e culturalmente diferente – onde a injustiça e a violência não reinam.
Os espaços sociais que são retratados dão lugar a uma intriga de profundidade humana trágica. É nos apresentada a oposição entre os jogos políticos, o poder, a vaidade, a corrupção, o luxo e a riqueza da corte e da família real e o sofrimento, a miséria, a ignorância, o medo do povo. O desequilíbrio reina na sociedade, havendo quem morra por comer demais e quem morra por comer demasiado pouco.
Por outro lado, o autor dá-nos a conhecer diversas actividades culturais da época, tais como a Procissão da Quaresma, os Autos de Fé e as Touradas. Estas actividades são apresentadas como sendo espectáculos e comportamentos violentos e sanguinários (Touradas e Autos de Fé); mesmo momentos religiosos como as procissões são vividos não como reflexão espiritual, mas antes como acto de exibição, de forma excessiva e carnal.

José Freitas e Inês Vieira
12º B

TEMA: O homem – o verdadeiro criador do mundo

O homem é capaz de feitos gloriosos quando está motivado. Como podemos constatar na obra de José Saramago, para a construção da passarola, um objecto com capacidade de pôr o homem a voar, apenas foram precisas três pessoas – o padre Bartolomeu de Gusmão, Baltazar e Blimunda.
Bartolomeu representa a origem e criatividade da ideia assim como o conhecimento científico. Baltasar, representa a realização prática, o trabalho, o esforço e o engenho apesar da sua condição física de maneta, que à partida seria condição suficiente para invalidez. Blimunda, representa a vontade, o inexplicável, o mistério, o sagrado, a persistência; é Blimunda que garante a união desta trindade e recolhe as vontades necessárias para o voo da passarola.
A amizade, o amor, a vontade e o sonho são autênticos motores para a acção e responsáveis por obras revolucionárias, e são essas obras revolucionárias que, ao longo dos tempos, dão forma ao mundo que hoje conhecemos.

José Freitas e Inês Vieira
12º B

TEMA: O papel de Blimunda nesta obra

Blimunda simboliza a mulher do povo e simultaneamente o mundo do oculto, da magia. Nesta obra, tem um papel essencial na construção do sonho – da passarola, pois é ela que dá a força, a vontade e permite que os construtores da passarola preservem a convicção em momentos de dúvida. Por outro lado, simboliza com Baltasar um amor puro e uma mulher que faz tudo pelo seu amor (esteve 9 anos à procura do seu Homem).
A mesma, apresenta-se também como sendo uma mulher de força por ter passado pela morte bárbara e pública da mãe de forma louvável, mantendo a sua sanidade psíquica.

José Freitas e Inês Vieira
12º B