Total visualizações

11 setembro 2010

Cidades imaginárias




O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros   Alvin Tofller
Diogo Valério,  Maio 2010
Beatriz Carreira, Maio 2010


Há séculos que os desertos e as grandes florestas e os densos bosques pintalgados de sol tinham desaparecido da face de um pequeno mundo superpovoado, porque a terra era pouca para edificar e para cultivar. Por isso se cultivavam também os oceanos. Nas antigas florestas da Amazónia havia deslumbrantes cidades de vidro, aeroportos imensos, belas auto-estradas. O mesmo nas de África e da Ásia, o mesmo nas do resto do mundo. E os animais, os poucos que tinham sobrevivido ao arrancar das raízes, encontravam-se em três ou quatro pequenos jardins de aclimatação.

Aquelas estranhas florestas eram, no entanto, as que ele imaginava. Velhas, luxuriantes florestas de há séculos, com uma vida que vinha do princípio das coisas. Florestas com túrgidas flores que nasciam, cresciam e morriam em poucas horas, que, por assim dizer, renasciam e onde o perigo espreitava por detrás de cada folha.

Mª Judite de Carvalho, “A Floresta em sua casa” in Os Idolatras, 1969
 
 
 
11º A e B
 
Este é o vosso novo espaço!
Podem sempre voltar ao asas-da-fantasia, se a nostalgia atacar.


 
Começamos com dois trabalhos  dos colegas Beatriz e Diogo, que desenharam a sua visão do futuro, a partir do conto de Mª Judite de Carvalho, incluído no livro Os Idólatras.







Bom Ano!

Sem comentários: