Total visualizações

09 junho 2010

Deveres e cidadania


Na sequência do encontro de revisões e esclarecimento de dúvidas, deixo um texto e uma ligação relacionados com a cidadania.

Lembram-se da questão levantada em aula acerca de temas muito falados, que parecem muito fáceis e  óbvios? Sobre a vastidão do tema...É preciso centrar num aspecto essencial. Como viram, a prova de exame normalmente ajuda, pois delimita não só o tema como a âmbito da reflexão. Dêem atenção ao texto que estiver na prova como ponto de partida!!! Não é para encher, é um guia!


Cidadania também implica deveres


No passado, os direitos opunham-se ao arbítrio monárquico ou ditatorial que impunha as suas obrigações à obediência do povo. Hoje, e após um longo período de paz e de bem-estar, a grande maioria dos cidadãos habituou-se a exigir sempre mais direitos esquecendo-se, por vezes, dos seus deveres para com a colectividade.


Regra geral, na lei os direitos são mais acentuados do que os deveres. Estes implicam o desenvolvimento do sentido das responsabilidades em relação a si mesmo e aos outros pressupondo um equilíbrio entre o individual e o colectivo e entre os direitos e os deveres.


Os deveres dos cidadãos consistem, no fundo, num conjunto de obrigações para com quem garante os seus direitos e para com os outros cidadãos. Estas obrigações são, por exemplo: o pagamento de impostos; o uso de serviços públicos; o pagamento da segurança social; o cumprimento da Lei; o respeito pela autoridade; a preservação do meio ambiente; o respeito pelas regras de tolerância e cortesia no relacionamento com outros cidadãos.


O pressuposto de que a obtenção e o exercício dos direitos só existem se os cidadãos cumprirem os seus deveres e de que a cada direito corresponde um dever, traduz o equilíbrio necessário para garantir uma cidadania plena.”

(207 palavras. Adaptado e com destaques)



Texto original em

Sem comentários: