Total visualizações

13 junho 2010

Currículo (informação adicional)



Para além das informações e exemplo incluídos no Manual 12º (pp. 318-320), aqui ficam:

10 dicas de conteúdo para criar um modelo de curriculum
Quando alguém for analisar o seu currículo, não vai querer que nele falte nenhum dado essencial, nem que tenha informações desnecessárias que possam prejudicar a análise. Assim:

1 - Nada de pressa.
Prepare-se para dedicar algum tempo à tarefa de criar o seu currículo - ele não vai ficar pronto em 10 minutos, e certamente será um tempo bem empregado.
2 - Faça um diagnóstico.
Procure informações (no site da instituição, por ex.) sobre o que fazem as empresas/as escolas/as instuições para as quais vai entregar o currículo, e que tipo de profissionais/estudantes/investigadores elas procuram. Escreva o currículo dando destaque às características que você tem e que se adequem ao perfil que tal instituição deseja.
3 - Seja original. Para se inspirar, não há problema em ver modelos de currículos divulgados na imprensa ou em sites especializados, mas não os copie. Lembre-se que o seu avaliador provavelmente vai receber vários outros iguais a aquele modelo, e tudo o que você NÃO quer é ser apenas “mais um”.
4 - Seja localizável. As informações de contacto são essenciais. Elas devem vir no alto, em destaque, na primeira folha. Não procure ser mais extensivo do que o necessário: basta ter o nome completo, telefone fixo, telefone celular e e-mail (todos devem estar actualizados e correctos). Informar múltiplos telefones fixos ou múltiplos e-mails deve ser evitado.

5 - Tenha um foco. Faça um currículo separado para cada uma das vagas a que concorre, sem misturar neles aptidões diferentes entre si. Mas não tenha medo de mencionar (mas como nota adicional, sem destaque) no currículo as suas aptidões humanas, bolsas de mérito académico, actividades extra-curriculares, trabalhos voluntários e outros “extras”.

6 - Seja claro, directo e verdadeiro. Um ponto essencial é incluir a informação correta e completa, de forma directa e concisa. Tentar mascarar informações é um risco desnecessário, e pode levar a uma posterior avaliação negativa simplesmente pelo facto de você ter tentado. Se não lhe interessa dizer que concluiu certa cadeira ou especialiazação com 10 valores (em 20), não refira a nota; mas não diga que teve 15! Ou que fala fluentemente filandês, só porque quer um lugar em Helsínquia.
7 - Escreva de maneira informal, mas corretamente. Leia e releia, remova os erros de ortografia e gramática. Pontue, acentue. Entregue para alguém competente rever, e verifique inclusive os dados e números. A última coisa que você quer é que a presença de erros de digitação levem o seu avaliador a acreditar que você não é zeloso, ou que escreve mal.
8 - Seja selectivo. É provável que o seu avaliadorqueira saber se você fez cursos de informática ou de formação em alguma área. Dificilmente ele desejará saber onde fez o pré-escolar ou as disciplinas do ensino básico. Incluir este tipo de detalhe no currículo é praticamente uma confissão de que o candidato não tem nada de mais relevante para informar, ou que não tem discernimento do que é importante. Duas boas razões para sair da pilha dos currículos que serão chamados para a entrevista…
9 - Inclua o essencial. Num bom currículo, não podem faltar as informações de contacto actualizadas, uma caracterização sua (nome completo, data de nascimento, cidade onde mora, estado civil) dados sobre as experiências recentes (empregos, estágios - incluindo período e actividade desempenhada em cada um deles, no mínimo), a formação académica (com detalhes apenas sobre as mais relevantes), e outras actividades e factos que possam ajudar a definir o seu perfil: participação em cursos e eventos, actividades comunitárias, domínio de idiomas, aptidões adicionais (exemplo: dirigir, ter carro próprio…) e outros itens, desde que sejam relevantes para a vaga pretendida!
10 - Invista no visual. Claro que a parte mais importante do seu currículo é o conteúdo, mas você definitivamente não deseja causar má impressão. Imprima com capricho, e entregue originais (e não fotocópias) do seu currículo. Se tiver que corrigir alguma coisa, simplesmente edite e imprima de novo, nada de alterar escrevendo com esferográfica sobre o seu original desactualizado.


E lembre-se sempre: nada de excessos. A sabedoria está no equilíbrio!


Consultar Fac. Engenharia Univ. Porto (Exemplos já adaptados ao EUROPASS - EXPLICA, DEFINE E EXEMPLIFICA. Muito actual e prático para bolseiros, estudantes universitários, candidatos a estudar, estagiar ou trabalhar em qualquer país da Europa).


Saber mais sobre Europass em:
http://europass.cedefop.europa.eu

Saber mais sobre ENSINO SUPERIOR (sítio recomendado):instituições, oferta formativa, reconhecimento e mobilidade internacional, equivalências...
Processo de Bolonha - Links:
www.bologna-bergen2005.no





1 comentário:

Noémia Santos disse...

ATENÇÃO

Se tiverem problemas com os links - podem entretanto ter modado de locaização - aproveitem o nome da instituição e procurem o novo endereço.