Total visualizações

13 novembro 2008

Filmes para todos os gostos



Iniciamos hoje a publicação de textos de opinião sobre vários filmes, de diferentes géneros e temáticas.


O trabalho enquadra-se no Contrato de Leitura, neste caso de uma narrativa fílmica. Vimos que as histórias contadas em cinema têm características próprias, porque possuem a força das imagens a juntar à das palavras e vivem muito do trabalho dos actores que encarnam as personagens.

19 comentários:

Anónimo disse...

O fimle "Terapia do Amor" é uma comédia que, ao mesmo tempo, traduz uma história de amor.
Reflete-se uma diferença de 14 anos de idade entre o casal Rafi e David, que na realidade é assunto de comentários preconceituosos, pois não é aceite naturalmente na sociedade.
Há casos em que se chega a falar, por inutilidade, que se trata de pedofilia. O amor acontece e não escolhe idades, o que importa é que esse sentimento nos faça felizes.
Outra contradição que se verifica neste filme é a diferença de religião entre Rafi e David. Ele era judeu e ela não, o que para os pais os pais dele se tornou mais um problema. Na vida real este facto também é mal recebido, talvez devido à diferença de culturas e às maneiras que as pessoas pensam consoante a religião em que estão inseridas.
Apesar de não se constatar neste filme, a diferença de raças é também alvo de más recepções tal como a religião.
Contudo, nas relações há sempre coisas boas e más e é necessário lutar contra o que tenta impedir o bom relacionamento e a desfruta do que se sente por alguém.

Anónimo disse...

"Simone" realizado por Andrew Niccol é um filme crítico. Viktor Taransky uma das personagens principais é um realizador em que no inicio do filme perde a sua actriz e fica desesperado, ele é despedido por Elaine (ex-mulher) que é a presidente dos estúdios. Este conhece Hank, que lhe dá a ideia de criar uma actriz virtual, Viktor segue o conselho e cria Simone (actriz virtual). Ele começa a ter sucesso nos filmes com Simone, as pessoas estão espantadas com a beleza da actriz e Viktor decide fazer uma montagens para que ela aparece em entrevistas e espectáculos para ninguém desconfiar de nada. A sua ex-mulher começa a ficar com ciúmes e ele decide acabar com Simone, destruindo tudo o que tem no computador sobre a actriz, ele anúncia a morte de Simone, mas as pessoas culpam-no e é preso. Elaine encontra provas de como Simone era "falsa" e faz uma montagem para uma entrevista de como Simone está "viva" e Viktor é ilibado.
O filme reflecte sobre a realidade virtual e também sobre o que as pessoas fazem para atingirem os seus objectivos, mentindo a todos e a tudo.
Aconselho as pessoas a verem este filme, porque é um filme interessante e só conseguem de parar de o ver quando chegar mesmo ao fim.

Anónimo disse...

Em "Master and Commander - O lado Longínquo do Mundo", vemos uma grande união entre os tripulantes da embarcação Surprise. Estes têm uma missão, que é a de encontrar o navio Francês Acheron, e derrotá-lo. Para tal, ultrapassam vários osbstáculos dos quais uma grande emboscada, que deixa o navio muito danificado. Jack Aubrey, Capitão, leva a sua embarcação para as ilhas Galápagos a fim de encontrar Acheron. Nestas ilhas há vários espécies de animais e plantas que o Dr. Marutin sonha em estudar.
Este sonho é deixado para trás porque o famoso navio Acheron aparece e Jack tenta fazer-lhe uma emboscada, e consegue. A missão é rapidamente concluida, com a derrota de Acheron. Jack é enganado, pensando que o Capitão deste navio está morto mas no fundo estás bem vivo e dentro da embarcação Acheron que se dirigue para Valparaiso.
Este filme tem como género a Aventura e o Drama, é um filme de carácter sério, porque mostra muitas das vivências da antiguidade.
Para mim que o vizualizei, acho que é muito interessante, e para quem gosta da História do início do Séc. XIX, é muito incentivante.
Tem como personagem principal Russel Crowe e como secundárias Paul Bettany, Billy Boyd, entre outros.

Anónimo disse...

"O Mercador de Veneza", filme de Michael Radford, com Al Pacino como principal protagonista, permite-nos viajar até ao século XVI, em plena cidade de Veneza. Uma reflexão sobre as diferenças e instabilidade que se verificava entre cristãos e judeus. Assistimos não só a uma componente séria, mas também a um romance que se vai revelar essencial à conclusão da intriga. Um filme interessante!

Anónimo disse...

Olá

Assim que conseguir, corrijo e publico na página principal os vossos textos.

Aguardo a publicação dos contributos dos restantes colegas.

Até terça.

Anónimo disse...

"Golpe no Paraíso" é um filme de acção que, no seu desenrolar, mostra-nos momentos cómicos e de grande humor. Este filme inicia-se, onde muitos terminam, com uma parceria de ladrões (Max e Lola - uma relação de amor) que roubam dois dos três diamantes de Napoleão, simultaneamente decidem reformar-se e ir viver para a tranquilidade de uma ilha paradísiaca das Bahamas.
Daí que Stan, o agente do FBI, decide seguir Max não acreditando na sua reforma, visto que, por coincidência, chega as Bahamas num cruzeiro o terceiro diamante de Napoleão.
Por tudo isto, Max decide elaborar um plano para roubar o terceiro diamante (Napoleão III),determinando para si um álibi inquestionável.
No final do filme, Max consegue roubar o diamante sem ser incriminado, mas Stan que o persegue a sete anos rouba-lhe o diamante, ficando bem na vida.Assim, Max fica feliz na mesma por ter o amor de Lola.
Na minha opinião este filme está fantástico porque começa com muita acção e ao longo do filme acontecem promenores excelentes que determinam a acção seguinte do filme. A meu ver muitas pessoas devem gostar deste filme porque no seu desenrolar conciliam acção, comédia e romantismo, e por tudo isto o filme torna-se imprevisível.
De modo que recomendo a visualização deste filme, por todos os motivos já referidos e pelo facto de um dos actores principais ser o Pierce Brosnan, mais conhecido por "James Bond".

Anónimo disse...

"O Ilusionista" realizado por Neil Burger é um filme dramático. Edward conhece um mágico e nesse mesmo dia conhece Sophie, por quem mais tarde se apaixona. Edward e Sophie começam a encontrar-se às escondidas mas, devido às desigualdades sociais, os pais de Sophie acabam por separá-los. Desgostoso, Edward foge de casa e viaja por vários países.
Quinze anos mais tarde, Edward volta a Viena onde começa a dar espectáculos no teatro. O seu espectáculo tem grande aderência e no segundo dia o Conde Leopold e a sua noiva vão assistir, durante o espectáculo, Edward chama um voluntário, este era Sophie onde Edward a reconhece. Os dois começam a encontrar-se em segredo e como os dois ainda se amavam Sophie diz a Edward que vai deixar o Conde Leopold para fugir com Edward. Quando Sophie diz a Leopold que o quer deixar, este vai atrás dela até à cavalariça onde a assassina. Edward encontra o corpo de Sophie num pequeno lago. Depois disto, Edward, compra um teatro e inicia os seus espectáculos, neste faz aparecer pessoas, onde os espectadores pensam ser a alma dos mortos. No final o Conde Leopold suicida-se por estar a ser incriminado pela morte de Sophie e o inspector Walter consegue "juntar as peças do puzzle"e percebe que a morte de Sophie foi uma encenação e que tudo não passou de uma ilusão. Edward e Sophie vão viver juntos para o campo.
O filme reflete o amor entre duas pessoas de classes sociais diferentes e a magia.
Aconselho vivamente as pessoas a verem este filme, pois mistura o drama de um amor proibido com a magia.

Anónimo disse...

O que é um "herói" hoje?

Não há heróis como antigamente.

Herói é quem arrisca a sua própria vida pelo seu país.

Hoje em dia, bombeiros, policías e médicos. Os bombeiros todos os verões arriscam a sua vida a combater incêndios e a socorrer pessoas, fazem uso da sua coragem para enfrentar as altas temperaturas dos incêndios, os acidentes automóveis onde há feridos e por vezes mortes, o esforço para conseguirem socorrer todos os pedidos é enorme, pois tendo falta de viaturas e mesmo por vezes de mais bombeiros no quartel não conseguem socorrer toda a gente. Os polícias lidam com os criminosos mantendo as nossas ruas seguras e fazem operações para que a entrada de estupfacientes, o contrabando e o tráfico humano seja cada vez menor no nosso país. Os médicos todos os dias lidam com a vida e com a morte, lidam com o sofrimento dos outros e têm de se dedicar muito nesta profissão, pois no nosso país há poucos médicos e estes têm de cuidar de muitos doentes. Destes três heróis os que têm maior reconhecimento são os médicos, apesar dos bombeiros terem de ser bravos e corajosos para lidarem com várias situações ocorridas no deu dia-dia.
Estes três heróis são todos muito importantes para a nossa sociedade pois os bombeiros auxiliam-nos em situações críticas, os polícias mantêm-nos seguros os médicos cuidam da nossa saúde física e mental.

Anónimo disse...

O que é um "herói" hoje?
Os heróis de hoje já não são como antigamente.
O herói é aquele que arrisca a sua própria vida.
Hoje em dia os únicos heróis que vejo são os polícias, os bombeiros, os médicos e os socorristas (ajudantes das ambulâncias). Os policias fazem de tudo para que as pessoas vivam em segurança, arriscam a sua vida para salvar qualquer cidadão que esteje em perigo na rua, como por exemplo alguém que esteje a ser assaltado, estes tentam evitar acidentes, ou seja, os polícias tentam que as pessoas vivam em segurança. os bombeiros são heróis parecidos aos polícias, pois estes também arriscam a sua vida para salvar a das outras pessoas, eles têm coragem e fazem um grande esforço para que não haja incêndios nas habitações dos cidadãos e até mesmo na natureza,os bombeiros salvam muitas vezes as poucas coisas que restam às pessoas, o objectivo deles é mesmo este "salvação".
Inclui os médicos nos heróis, pois estes muitas vezes salvam as mulheres a trazer ao mundo outros seres vivos.
Os socorristas têm uma grande coragem, pois muitas das vezes não conseguem trazer as pessoas até ao hospital para serem assistidas e acabam por ajudá-las no próprio local para que não haja mortos, hoje em dia muitas grávidas já deram à luz dentro das ambulâncias, porque não aguentaram, estas conseguem graças ao esforço e dedicação dos socorristas, estes hoje representam um grande papel na sociedade.
No fundo os heróis que referi são os do nosso quotidiano, pois embora seja as suas próprias profissões eles entregam-se de "alma" e "coração" às pessoas, para o seu próprio bem estar.

Anónimo disse...

Cátia

Aqui vão alguns comentários e correcções sobre o teu texto:

Na globalidade referes as grandes questões abordadas no filme, em volta do tema central - diferenças culturais que interferem nos casamentos.
No entanto há melhorias a fazer:
ESCRITA:
- 1ª linha - filme
- Reflecte (3ª linha) tem falta de c;
- Na 1ª linha do 2º parág. a palavra "inutilidade" não tem sentido adequado ao contexto;também não admite aqui a preposição "por".Assim, escolhe outra: por "ignorância", "maldade", futilidade"
- 3º parágrafo - "maneira como as pessoas pensam" e não "maneiras que ..."
- 4º par. - "é mal recebido" é mais claro que "alvo de más recepções"
- Penúltima linha - substituir "a desfruta".

CONTEÚDO
- Seria importante esclarecer a idade dos protagonistas porque é indispensável para ajuizar as afirmações do 2º parágrafo
- Também seria pertinente referir em que sociedade se passa, porque ajuda a compreender - é na China? é no Egipto? é nos Estados Unidos? E passa-se numa grande cidade ou num meio rural?

Corrige assim que puderes, para depis se publicar.

Anónimo disse...

Rafaela

Deixo algumas correcções, referentes sobretudo a pontuação e uso dos pronomes pessoais.
Assim:
- Em "Simone, realizado por..., é um filme crítico" ou em Viktor Taransky, uma das personagens principais,é um realizador que" - tem de haver vírgulas a assinalar a oração intercalada entre o sujeito e o predicado. Também, como vês, há um "que" a mais no "realizador em que"
- Há vários "ele" que podem ser retirados ou substituídos por "o realizador" ou "Viktor" ou "o criador"

Como não são muitas correcções, vou publicá-lo entretanto.

Anónimo disse...

Rafaela

Esqueci-me de referir que considero que referir o nome do actor principal tem interesse, porque se trata de Al Pacino, actor muito galardoado em Hollywood e reconhecido em todo o mundo.

Anónimo disse...

Rafaela

Esqueci-me de referir que considero que referir o nome do actor principal tem interesse, porque se trata de Al Pacino, actor muito galardoado em Hollywood e reconhecido em todo o mundo.

Anónimo disse...

Fernando

O teu texto vai ser publicado, com poucas correcções. Assim
- as espécies ou os espécimes
- em "vivências da antiguidade" deverás substituir "antiguidade" porque tem um significado histórico concreto (mais de 2.000 anos anterior ao período a que te referes); usa, por ex. "doutras épocas" ou "de outros séculos" ou "antigas".

Como tem poucas emendas, vou publicá-lo. Emenda nos teus registos.

Noémia Santos disse...

Joana Serveriano

O teu texto está muito abaixo do que és capaz. É, praticamente, o que podemos encontrar na contracapa do DVD. Até falta a forma verbal em "Uma reflexão..." e tudo.

Como se desenrola a narrativa? Que características têm as personagens centrais? Por que lutam? O que querem da vida? Que questões da natureza humana e da vida em sociedade estão reflectidas?
Podes também abordar questões relacionadas com a natureza do filme - cenários (reais ou de estúdio?), guarda-roupa? ambientes criados, etc.

Fico à espera.

Noémia Santos disse...

Liliana

Houve um esforço de criação de um texto adequado ao pedido. Deixo as correcções:
- 1º parág. - a seguir a Napoleão tem de ter ponto e vírgula ou a copulativa "e"
- 2º parág. "Daí que Stand...decida" - é obrigatório o uso do modo conjuntivo, presente, neste caso; o "Daí" como o "Embora" "Ainda que"... exigem o conjuntivo em vez do indicativo.

Vai ser publicado. Anota as emendas.

Anónimo disse...

"Toda a verdade sobre a verdade"

Resumo da Crónica

Esta crónica de Ricardo Araújo Pereira tem como título "Toda a verdade sobre a verdade". Aborda o novo programa da SIC o Momento da Verdade.
O autor de forma irónica constata que este programa é ultrajante quer do ponto de vista ético quer do ponto de vista filosófico.
Hoje em dia vivemos em tempos difícies,onde a crise é cada vez maior, o que leva o autor a associar o facto de algumas pessoas exporem a sua vida num programa televisivo e revelarem aquilo que só a elas deveria pertencer.

Texto de Opinião

Na minha opinião o autor da crónica Ricardo Araújo Pereira aborda de uma formaa directa, crítica e irónica como é seu hábito este novo programa da SIC "O Momento da Verdade".
Partilho da opinião do autor quando este diz que este programa mostra tudo o que não se deve fazer e o que não se deve dizer, pois por algum dinheiro os concorrentes que nele participam expoêm toda a suva vida inclusive a sua intimidade em praça pública, a nossa verdade é um bem precioso, demasiado precioso para ser "partilhado" com toda a gente.
Também penso que nos tempos que correm devido ás dificuldades que algumas pessoas sentem, ficam mais fragilizadas e sujeitam-se a este tipo de exposições que nos deixam apreensivos e nos fazem reflectir sobre o porquê de dizer aos outros o que só a nós pertence.

Anónimo disse...

Joana Dias

Recebi o teu trabalho suplementar sobre a Crónica de R.A.Pereira.

Compreendeste a natureza da Crónica, embora no ponto 1. se tenha pedido um resumo e não uma síntese pessoal (depois revemos as diferenças).


Nas férias, escolhe um programa televisivo para fazer uma CRÒNICA (pode ser a elogiar ou a criticar negativamente).

Podes mandar logo para o "blog" ou trazes em Janeiro.

Anónimo disse...

O auto-de-fé era uam procissão que era feita para o povo e a nobreza verem ser castigados os que eram acusados de bruxaria, cubiça de mulheres, heresia, entre outros. As pessoas reuniam-se numa praça onde viam os acusados serem castigados ou mortos na fogueira. Depois de todo o sofrimento passado pelos castigados havia uma festa na mesma praça onde pessoas tinham sido queimadas.
Na minha opinião esta fase da igreja é uma coisa horrorosa, pessoas juntarem-se para ver o sofrimento de outras, quando muitas pessoas eram inocentes do que estavam a ser acusadas. Ainda bem que a sociedade e a igreja evoluiram neste aspecto pois ninguém tem o direito de retirar a vida a outra pesssoa devido a boatos. Ser queimado vivo deve ser muito doloroso, nem acredito que o Homem tenha sido tão maléfico ao ponto de cometer estes actos horriveis.