MATRIZ do
EXERCÍCIO ESCRITO DE PORTUGUÊS, dia 28.
EXERCÍCIO ESCRITO DE PORTUGUÊS, dia 28.
Para mais pormenores sobre a prova – objetivos, estrutura, distribuição das cotações – consulta a informação completa nos painéis informativos do átrio ou aqui!
Todos os 11ºs ficam no edifício A, piso 5
(porque há provas
orais de inglês no 2).
A vossa sala é a A
5 03.
MATRIZ CONJUNTA DO
EXERCÍCIO ESCRITO DE PORTUGUÊS
AVALIAÇÃO SUMATIVA
(3º PERÍODO)
11º Ano
de Escolaridade
dos Cursos Científico-Humanísticos
Estrutura da
Prova
A prova apresenta
três grupos de itens.
- No Grupo I,
avalia-se a aprendizagem nos domínios da Leitura e da Escrita.
- No Grupo II,
avalia-se a aprendizagem no domínio do Funcionamento da Língua, através de
itens de seleção e/ou de itens de construção (pelo menos 2).
- O Grupo III, que
permite avaliar a aprendizagem no domínio da Escrita, é constituído por um item
de resposta extensa. Este item é orientado no que respeita à tipologia textual,
ao tema e à extensão: 200-300 palavras.
Critérios Gerais de Classificação
-
A
classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios
apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro.
-
A
classificação das provas nas quais se apresente, pelo menos, uma resposta
escrita integralmente em maiúsculas é sujeita a uma desvalorização de três
pontos.
-
As respostas
ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com
zero pontos.
-
Até ao ano
letivo de 2013/2014, na classificação das provas finais, continuarão a ser
consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer
no Acordo de 1945, quer no Acordo atualmente em vigor.
Itens de
seleção
Escolha
Múltipla
-
A cotação
total do item é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a
única opção correta.
-
São
classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada:
o uma opção incorreta;
o mais do que uma opção.
-
Não há lugar
a classificações intermédias.
Associação /
Correspondência
-
A
classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho. Considera-se incorreta
qualquer associação/correspondência que relacione um elemento de um dado
conjunto com mais do que um elemento do outro conjunto.
Itens de
construção
Resposta
curta
-
A
classificação é atribuída de acordo com os elementos de resposta solicitados e apresentados.
-
O
afastamento integral dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja
classificada com zero pontos.
Resposta
restrita
O afastamento integral dos aspetos de
conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.
Resposta extensa
(Grupo III)
Os critérios de classificação estão organizados
por níveis de desempenho. A produção escrita integra os parâmetros:
-
Tema e
Tipologia
-
Coerência e
Pertinência da Informação
-
Estrutura
-
Coesão,
Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular, Ortografia.
A cotação total de 30 pontos será atribuída
de acordo com três níveis de proficiência:
Nível
|
Descrição da estruturação temática e
discursiva
|
Cotação
|
3
|
Respeita o tema; aborda-o expressando
claramente uma tomada de posição, suportada em argumentos e exemplos
adequados.
|
24 a 30
pontos
|
2
|
Respeita o
tema; aborda-o expressando uma tomada de posição, suportada em argumentos e
exemplos nem sempre totalmente adequados, mas sem afetar a inteligibilidade.
Ou
Respeita o
tema; aborda-o expressando uma tomada de posição, suportada em argumentos que
não exemplifica adequadamente ou suportada apenas num exemplo e num argumento
adequados.
|
15 a 21
pontos
|
1
|
Trata globalmente o tema, mas com desvios
significativos.
Defende um ponto de vista identificável,
mas fá-lo de forma confusa e/ou mobilizando informação escassa ou pouco
eficaz.
|
6 a 9
pontos
|
Nota: o
afastamento integral dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja
classificada com zero pontos.
Fatores de desvalorização - domínio da
correção linguística – aplicáveis
em toda a prova:
A repetição de um erro de
ortografia na mesma resposta (incluindo erro de acentuação, uso indevido de
letra minúscula ou de letra maiúscula inicial e erro de translineação) deve ser
contabilizada como uma única ocorrência.
Desvalorização de 1 ponto:
-
Erro
inequívoco de pontuação.
-
Erro de
ortografia (incluindo erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de
letra maiúscula inicial e erro de translineação).
-
Erro de
morfologia.
-
Incumprimento
das regras de citação de texto ou de referência a título de uma obra.
Desvalorização de 2 pontos:
-
Erro de
sintaxe.
-
Impropriedade
lexical.
Desvalorização - limites de
extensão
Sempre que o aluno não respeite
os limites relativos ao número de palavras indicados na instrução do item –
casos da questão 5 do grupo I e do Grupo III – deve ser descontado um ponto por
cada palavra a mais ou a menos, até cinco (1 × 5) pontos, depois de aplicados
todos os critérios definidos para o item. Se da aplicação deste fator de
desvalorização resultar uma classificação inferior a zero pontos, é atribuída à
resposta a classificação de zero pontos.
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