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19 maio 2014

Português|28 maio

 


De acordo com a informação antes prestada, segue uma síntese da 
MATRIZ do 
EXERCÍCIO ESCRITO DE PORTUGUÊS, dia 28.





Para mais pormenores sobre a prova – objetivos, estrutura, distribuição das cotações – consulta a informação completa nos painéis informativos do átrio ou aqui!
Todos os 11ºs ficam no edifício A, piso 5 
(porque há provas orais de inglês no 2). 
A vossa sala é a A 5 03




MATRIZ CONJUNTA DO EXERCÍCIO ESCRITO DE PORTUGUÊS 
AVALIAÇÃO SUMATIVA 
(3º PERÍODO)

11º Ano de Escolaridade 
dos Cursos Científico-Humanísticos

Estrutura da Prova

A prova apresenta três grupos de itens.
-       No Grupo I, avalia-se a aprendizagem nos domínios da Leitura e da Escrita.
-       No Grupo II, avalia-se a aprendizagem no domínio do Funcionamento da Língua, através de itens de seleção e/ou de itens de construção (pelo menos 2).
-       O Grupo III, que permite avaliar a aprendizagem no domínio da Escrita, é constituído por um item de resposta extensa. Este item é orientado no que respeita à tipologia textual, ao tema e à extensão: 200-300 palavras.

Critérios Gerais de Classificação
-       A classificação a atribuir a cada resposta resulta da aplicação dos critérios apresentados para cada item e é expressa por um número inteiro.
-       A classificação das provas nas quais se apresente, pelo menos, uma resposta escrita integralmente em maiúsculas é sujeita a uma desvalorização de três pontos.
-       As respostas ilegíveis ou que não possam ser claramente identificadas são classificadas com zero pontos.
-       Até ao ano letivo de 2013/2014, na classificação das provas finais, continuarão a ser consideradas corretas as grafias que seguirem o que se encontra previsto quer no Acordo de 1945, quer no Acordo atualmente em vigor.

Itens de seleção
Escolha Múltipla
-       A cotação total do item é atribuída às respostas que apresentem de forma inequívoca a única opção correta.
-       São classificadas com zero pontos as respostas em que seja assinalada:
o  uma opção incorreta;
o  mais do que uma opção.
-       Não há lugar a classificações intermédias.

Associação / Correspondência
-       A classificação é atribuída de acordo com o nível de desempenho. Considera-se incorreta qualquer associação/correspondência que relacione um elemento de um dado conjunto com mais do que um elemento do outro conjunto.

Itens de construção
Resposta curta
-       A classificação é atribuída de acordo com os elementos de resposta solicitados e apresentados.
-       O afastamento integral dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.

Resposta restrita
O afastamento integral dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.

Resposta extensa (Grupo III)
Os critérios de classificação estão organizados por níveis de desempenho. A produção escrita integra os parâmetros:
-       Tema e Tipologia
-       Coerência e Pertinência da Informação
-       Estrutura
-       Coesão, Morfologia e Sintaxe, Repertório Vocabular, Ortografia.

A cotação total de 30 pontos será atribuída de acordo com três níveis de proficiência:

Nível
Descrição da estruturação temática e discursiva
Cotação

3
Respeita o tema; aborda-o expressando claramente uma tomada de posição, suportada em argumentos e exemplos adequados.

24 a 30 pontos
2
Respeita o tema; aborda-o expressando uma tomada de posição, suportada em argumentos e exemplos nem sempre totalmente adequados, mas sem afetar a inteligibilidade.
Ou
Respeita o tema; aborda-o expressando uma tomada de posição, suportada em argumentos que não exemplifica adequadamente ou suportada apenas num exemplo e num argumento adequados.

15 a 21 pontos
1
Trata globalmente o tema, mas com desvios significativos.
Defende um ponto de vista identificável, mas fá-lo de forma confusa e/ou mobilizando informação escassa ou pouco eficaz.

6 a 9 pontos
Nota: o afastamento integral dos aspetos de conteúdo implica que a resposta seja classificada com zero pontos.


Fatores de desvalorização - domínio da correção linguística – aplicáveis em toda a prova:

A repetição de um erro de ortografia na mesma resposta (incluindo erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula inicial e erro de translineação) deve ser contabilizada como uma única ocorrência.

Desvalorização de 1 ponto:
-     Erro inequívoco de pontuação.
-     Erro de ortografia (incluindo erro de acentuação, uso indevido de letra minúscula ou de letra maiúscula inicial e erro de translineação).
-     Erro de morfologia.
-     Incumprimento das regras de citação de texto ou de referência a título de uma obra.

Desvalorização de 2 pontos:
-     Erro de sintaxe.
-     Impropriedade lexical.


Desvalorização - limites de extensão
Sempre que o aluno não respeite os limites relativos ao número de palavras indicados na instrução do item – casos da questão 5 do grupo I e do Grupo III – deve ser descontado um ponto por cada palavra a mais ou a menos, até cinco (1 × 5) pontos, depois de aplicados todos os critérios definidos para o item. Se da aplicação deste fator de desvalorização resultar uma classificação inferior a zero pontos, é atribuída à resposta a classificação de zero pontos.
 

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